Campanha na internet ‘Todos pela Aninha’ busca doadores de medula óssea

Aninha tem 12 anos e precisa de um transplante com urgência. Cadastro deve ser feito no Hemocentro de Goiânia

Adelina Lima
Por Adelina Lima
38246804e0d98aba79a647973090021f

A Aninha, ou Ana Cristina, é filha da Cristiane Cunha, e com 1 ano e meio de idade foi diagnosticada com Mielodisplasia, que é um quadro clínico que em geral precede a Leucemia. Hoje, com 12 anos, o número de blastos na corrente sanguínea da Aninha aumentou, caracterizando um quadro de Leucemia. “Mesmo passando por tratamentos quimioterápicos e transfusões de sangue quase que diárias, o quadro dela está se agravando e ela precisa de um transplante de medula óssea, mas até o momento não encontramos nenhum doador”, relatou Cristine ao Curta Mais.

doe-sangue-

A família lançou uma campanha na internet #todospelaaninha em busca de encontrar um doador compatível e você também pode ajudar. Caso já seja doador, fale com um amigo, indique para família e vamos juntos fazer uma corrente do bem. Só é preciso ir ao Hemocentro e se cadastrar doando 5ml de sangue. Se for compatível, eles entrarão em contato para a possível doação. É bastante rápido e qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode doar.

 

  1. Quem pode doar?

Cadastro – Você precisa ter entre 18 a 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde, apresentar-se com documento ofical com foto e informar endereço completo. Para o cadastro, será colhida uma amostra de sangue (5ml) para realização do teste de compatibilidade (HLA).

Doação – Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros testes sanguíneos serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será convocada para decidir a doação, em seguida será avaliada por um clínico e receberá mais informações.

  1. Como é a compatibilidade de doadores?

Pacientes tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. A maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família. Assim sendo, procura-se um doador compatível inscrito no registro nacional de doadores.

  1. Quais procedimentos com o doador compatível?

Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado e avaliado clinicamente para certificar seu bom estado de saúde.

  1. Posso doar mais de uma vez?

Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com o doador, no entanto se for necessário, pode haver mais de uma doação. A medula se regenera rapidamente, como acontece na doação de sangue.

  1. Como a medula é removida?

Existem duas formas de doar medula:

– Punção direta da medula óssea: Realizada na região do quadril. O procedimento dura em torno de 40 minutos e é feito com anestesia. O doador fica em observação por uma dia e pode retornar para casa no dia seguinte.

– Punção da veia: Realizada com máquina de aférese.

  1. Eu posso ficar paralítico?

Não. Medula óssea e medula espinhal são duas coisas diferentes. A medula espinhal fica no interior da coluna vertebral e não tem nenhuma ligação com a medula óssea.

Você sabia?

Tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em um milhão. Em razão disso existe o REDOME, um banco de doadores de medula óssea. Quando um paciente necessita de transplante, esse banco é consultado e se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Caso decida se cadastrar como doador, você precisa:

  1. Ter entre 18 e 55 anos de idade. Estar em bom estado de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).
  2. Comparecer ao Hemocentro de Goiás de 2ª a 6ª feira das 7h30min às 18h, preencher o cadastro com suas informações pessoais e coletar a amostra de sangue (5ml);

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes, que precisam de transplante de medula óssea. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado novamente para confirmar se deseja realizar a doação.

Importante

Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME (21) 3970-4100, [email protected], ou com o HEMOGO (62) 3201-4574, [email protected]