Caminho Cora Coralina passa a integrar à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso

Com 300 quilômetros de extensão, a trilha atravessa mais de oito municípios do Estado de Goiás

Rafael Campos
Por Rafael Campos
5a16bbc43852c1f7293666c424f2d067

Nesta terça-feira (23), o Ministério do Meio Ambiente anunciou a inclusão do Caminho de Cora Coralina na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas). O percurso atravessa as cidades como, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Cidade de Goiás, abrangendo os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí.

O trecho que tem uma extensão de 300 quilômetros foi o segundo do país a integrar o Programa Parque+ do Ministério. Ao longo da estrada, há locais para caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, tudo isso, com a oportunidade de presenciar e apreciar as belezas do Cerrado.

Para o presidente do Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a inclusão à Rede Nacional faz do Caminho de Cora Coralina uma das principais trilhas do Brasil. “Isso possibilita ajuda do Governo Federal e uma conexão com uma rede mundial de trilhas, que é o nosso objetivo maior”, afirmou

Devido ao agravamento da pandemia e as orientações dos decretos estaduais e municipais, o atrativo se encontra temporariamente fechado para visitação.

Rede Trilhas

Regulamentada em 2020, a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade é uma iniciativa do Governo Federal destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país. 

Com objetivo em articular as instâncias de governança das trilhas de longo curso, conferindo ainda maior densidade e significado aos parques nacionais a partir da instituição de roteiros integrados que fortalecem a conservação da biodiversidade e a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.

 

Foto: Divulgação