Câmara aprovou pedido de criança para mudar símbolo de placas de idosos em Goiânia

Mateus tem 10 anos e se inspirou na bisavó para propor o projeto.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
046522c8180489d63a3cf0f5ffc8409a

Os vereadores de Goiânia aprovaram, em segunda votação, um projeto que altera o símbolo representativo de pessoas com mais de 60 anos nas placas da capital goiana. A mudança vale para sinais instalados em locais públicos e privados. A proposta sugere substituir a atual imagem, de um idoso curvado e com bengala, para a de uma pessoa mais ativa, ao lado da inscrição “60+”.

b9af32df8e60e95c2ce4783bfb4ef3da.jpeg

Sugestão do projeto de lei. (Foto: Reprodução/Site da Câmara dos Vereadores de Goiânia)

 

A ideia foi de Mateus Frata Naciff, de apenas 10 anos. Ele já tinha sugerido a ideia há mais de um ano atrás e os vereadores resolveram votar a proposta. O projeto foi de autoria do presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), mas ele garantiu que o projeto é do jovem “Na verdade eu só assinei o projeto de lei. O projeto não é meu, o projeto é do Mateus, que tem um grande futuro”. O vereador ainda garantiu que o objetivo da gestão é levar os jovens até a Casa de Leis, para que eles participem ativamente de todas as decisões de Goiânia.

Mateus acompanhou a votação ao lado dos seus pais e avô e disse que quem o inspirou foi sua bisavó, que tem 84 anos. “Ela mora em uma chácara, cuida de tudo, não é corcunda nem usa bendala”, afirmou o menino, em vídeo publicado pela Câmara dos Vereadores de Goiânia.

Assista o vídeo na íntegra:

A partir do Estatuto do Idoso, de 2003, foi determinada a reserva de 5% de vagas em estacionamentos e o atendimento preferencial a pessoas com mais de 60 anos. O argumento para propor a lei, ressaltou ser importante que os idosos “se sintam representados pelas placas, que devem simbolizar um de seus direitos, e não se sentirem constrangidos pela forma como foram retratados”.

6e460b8c507363760d0e36726b2960ef.jpg

Foto: Reprodução/Site da Câmara dos Vereadores de Goiânia

O projeto, que segue para sanção da Prefeitura de Goiânia, prevê ainda que um decreto do Executivo regulamente a forma de substituição das placas e da fiscalização do cumprimento da lei.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

*com informações da Câmara dos Vereadores de Goiânia

Foto de capa: Reprodução/Site da Câmara dos Vereadores de Goiânia