Calor também representa riscos à saúde de pets. Saiba sobre os cuidados com os bichinhos neste período

Veterinária dá dicas de como cuidar de gatos e cães durante altas temperaturas que invadiram o país

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
16c99609a7282c40b8ebb031e6ca3c17

Vivemos em um país de clima tropical e com temperaturas que oscilam bastante dependendo da região. No Centro-Oeste brasileiro é comum – conforme o período do ano – dias de temperaturas amenas e outros de calor intenso acompanhados de baixa umidade.  Nessas condições, todos são afetados, até os peludinhos de quatro patas!

O Guia Curta Mais preparou uma série de dicas para cuidar dos seus pets nessa época de calor tão intenso que estamos passando. Convidamos a médica veterinária Dra. Flávia Buys para dar algumas dicas!

26456026f5f90916ecccb44747042008.jpg

Foto: Divulgação/Dra. Flávia Buys com a paciente Lola

1. EVITAR PASSEIOS DURANTE AS HORAS MAIS QUENTES DO DIA 

5030a42e80d5a2f3f51c3c7bec5e6ae3.png

Foto: Banco de Imagens/Canva

Durante temporadas de calor, o sol quente pode fazer mal aos animais, principalmente com risco de danos as patinhas. Então é recomendável sempre passear durante as horas mais amenas do dia. Antes das 7h e depois das 19h. “Se não for possível, tentar sempre proteger as patinhas com sapatinhos ou meias”, afirma a veterinária. 

2. ESPALHAR POTES DE ÁGUA PELA CASA

Quem não ama um bom copo de água gelado, não é mesmo? Com nossos pets funciona da mesma forma! O ideal é disponibilizar alguns potes de água pela casa. Lembrando que a água precisa estar sempre bem fresquinha. Colocar algumas pedrinhas de gelo pode ajudar também. ”Já é constatado que o cachorro sente preguiça de andar (principalmente no calor), então é importante espalhar vários pela casa para facilitar”, diz a profissional.

Para os papais de gatos: essa dica vale muito! 

“Gatos tendem a ter muitos problemas geniturinários, então nessa época precisamos estimular ainda mais a ingestão de água deles”

3. CUIDADO COM AS PULGAS E CARRAPATOS!

90de024716ab9b9e4026932548e1dae9.png

Foto: Banco de Imagens/Canva

Nessa época de temperaturas altas é muito comum o aumento de carrapatos e pulgas nos ambientes. Esses vilõezinhos adoram o calor, e principalmente, os pets. Então é muito importante reforçar a prevenção contra os parasitas. “Use comprimidos palatáveis, ou repelentes para ajudar a combater”, afirmou.

4. TOSAR E/OU ABAIXAR O PELO

Raças muito peludas podem sofrer com o calor, seja gatos ou cães, então uma forma de ajudar nossos pets a se aliviarem, é sempre manter os pelos tosados, ou pelo menos baixos. Fazendo com que a pele do animal fique menos quente sem muitos pelos.

5. RECEITINHA PARA SEU PET! 

51b48aad4041d17d5301372095c612a9.png

Foto: Banco de Imagens/Canva

Uma técnica muito usada por petshops e clínicas veterinárias durante o calor, é a de congelar frutinhas e dar aos pets. Na busca pelo alimento congelado, o animal é ‘forçado’ a consumir o gelo (água), garantindo também a hidratação do bichinho.

É super simples! Tudo que você precisa é retirar cascas e sementes, e dependendo da fruta, cortar em cubos pequenos para facilitar a ingestão do pet. Agora é só congelar e se refrescar!

É ideal que sejam frutas que soltem muita água, como melancia, maçã, kiwi ou banana. Lembrando que não faz bem para os pets frutas cítricas ou ácidas, então, tire essas do cardápio.

DICA BÔNUS:

Dra. Flávia Buys recomenda comprar um produto chamado tapete gelado. Eles servem como uma espécie de caminha para o pet deitar em cima e se refrescar! Os preços variam de R$ 40,00 a R$ 150,00, dependendo da marca.

46672dd7201e2bafe58dd5c5a13cb4c2.png

 Foto: Divulgação

Agora que você já sabe como cuidar do seu pet, é só aproveitar e dar muuuito amor para seu pequeno (ou grandão) nesse inverno quente que só Goiás sabe como é!

 

Veja também: 

> Prepare o guarda-sol e um copo d’água bem gelado, a onda de calor promete 40° em Goiás

> Essas dicas vão salvar sua saúde durante essa temporada de calor

> 6 cachoeiras espetaculares perto de Brasília para se refrescar

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.