Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros voltam a receber visitantes

A reabertura de pontos turísticos conhecidos como a cachoeira Santa Bárbara está associada ao avanço da vacinação na região

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
3cca49000bb0a0fe435cd3b84e22da54

Com o avanço significativo da vacinação na região do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, no nordeste de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, a comunidade kalunga decidiu reabrir suas atrações turísticas para visitação externa. As atrações locais, que estão fechadas para o turismo desde 17 de março do ano passado, voltam a funcionar no dia 21 deste mês e os ingressos já podem ser adquiridos de forma on-line desde ontem (13). 

Os pontos mais conhecidos e procurados da região são as cachoeiras Santa Bárbara, Candaru e Capivara, e a partir de agora os turistas terão que seguir novas regras e protocolos. As três cachoeiras serão os primeiros atrativos do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (SHPCK) a serem reabertos para o turismo. Outras comunidades do território Kalunga já iniciaram as discussões para a abertura de outros roteiros.

A partir de agora os passeios serão comercializados exclusivamente pela internet. Além disso, também haverá uma barreira sanitária antes da entrada na comunidade Kalunga do Engenho II, em Cavalcante, de onde os condutores e turistas partem para os passeios. Para acessar o território da comunidade, os visitantes devem comparecer ao local no horário agendado, portando o voucher comprado pela internet, e devem realizar a medição de temperatura e oxigenação.

De acordo com a  Associação do Quilombo Kalunga (AQK), para garantir a segurança de todos, foram adotadas todas as precauções que a situação demanda. Tendo sido elaborado protocolos rígidos para a reabertura do turismo na região, por área de atuação, incluindo a participação de especialistas, da comunidade e da Prefeitura de Cavalcante. As vendas serão disponibilizadas sempre para os 21 dias subsequentes, e em caso de agravamento da pandemia no país, a visitação poderá ser interrompida a qualquer momento. Neste caso, o visitante terá reembolso de 100% do valor pago. 

As populações remanescentes de quilombos estão entre os grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19. Desta maneira, praticamente toda a população adulta kalunga dos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás (onde fica o território ancestral) já está imunizada. A AQK destacou que, ainda assim, a reabertura será feita com bastante cautela, devido aos registros de casos de Covid-19 na comunidade. As atrações serão abertas com 25% da capacidade de visitação e o monitoramento será constante.

Se antes a Santa Bárbara recebia até 300 pessoas por dia, agora comporta, no máximo, 75 pessoas. As cachoeiras Candaru e Capivara podem receber até 100 pessoas diariamente.