Butantan prevê 45 milhões de doses da vacina da covid ao SUS até dezembro

A vacina CoronaVac, produzida em parceria com a China, mostrou eficácia de 97% na produção de anticorpos contra a covid

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
fedff4f091a5b4c095175c06d05f7c41

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, disse nesta sexta (28) que 45 milhões da vacina contra a covid devem chegar ao SUS até dezembro de 2020. O Instituto está desenvolvendo a CoronaVac em parceria com um laboratório Chinês.

“Asseguramos ao ministro [da Saúde] que em dezembro teremos 45 milhões de doses de vacina disponíveis para o nosso SUS, que portanto ele pode iniciar a sua preparação para uma campanha nacional de vacinação”, afirmou Dimas Covas, diretor do Butantan.

Mais 15 milhões devem chegar até fevereiro e outras 40 milhões devem chegar em maio, totalizando 100 milhões de doses.

Ainda segundo o diretor, a vacina CoronaVac, produzida em parceria com a China, mostrou eficácia de 97% na produção de anticorpos contra a covid.

A CoronaVac está na fase três (e última) de desenvolvimento e os testes indicam que ela é segura e eficaz. Os testes mais recentes foram feitos com 24 mil voluntários no país asiático. Desses, apenas 5,2% dos vacinados apresentaram efeitos colaterais leves, dos quais 3,3% relataram dor no local de aplicação e 0,18% tiveram febre.

Butantan vai exportar vacinas contra a gripe para países asiáticos

O Instituto Butantan vai exportar 500 mil doses da vacina contra a gripe (influenza) para países asiáticos, a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi dada hoje (28) pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

O acordo comercial é inédito, já que o Instituto Butantan não exportava as vacinas que produz. “São Paulo exporta, pela primeira vez na história, 550 mil doses da vacina contra a gripe para países asiáticos. É a primeira vez que isso acontece nos 119 anos do Instituto Butantan. A Organização Mundial da Saúde solicitou vacinas para a Mongólia e para as Filipinas”, disse o governador de São Paulo, João Doria.

Fonte: Agência Brasil

Receba notícias do Curta Mais diretamente no seu WhatsApp (clique aqui)

SIGA O CURTA MAIS NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | Twitter