Brasil ganha primeiro ônibus sustentável movido a cocô

O veículo começa a circular nesta segunda-feira (18) em fase de testes

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
6a9cbf21680655df2d139c011fdadb5f

O seu lixo e a sua ida ao banheiro vão fazer um ônibus rodar por aí. Não, não é piada, mas um tipo de tecnologia sustentável que deve começar a rodar em breve em Curitiba, no Paraná.

Essa tecnologia utiliza como combustível o biometano, um gás obtido da decomposição de matéria orgânica — incluindo restos sanitários.

A cidade já é conhecida por utilizar alternativas ao diesel, agora ganha mais uma novidade no transporte coletivo. O destaque desse ônibus,  é que ele é capaz de rodar tanto com biometano quanto com gás natural veicular (GNV) — em uma espécie de “flex gasoso”.

O veículo é pioneiro no Brasil e uma exclusividade da Scania no país. Não existe nenhum modelo com estas características rodando pelo Brasil.

“Em comparação com um veículo similar a diesel, o ônibus a gás emite 85% menos gases se abastecido com biometano, 70% menos se estiver com GNV, diminui a poluição sonora e reduz em torno de 28% o custo operacional por quilômetro rodado”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

O ônibus “movido a cocô” começa com uma fase de testes nesta segunda-feira (18). E quem se preocupa com o cheiro, pode ficar tranquilo. “O odor é zero”.

Foto: Scania | Divulgação