Bonito e apaixonante, parque de Goiânia é considerado primeiro patrimônio paisagístico da cidade

Bosque dos Buritis, localizado no Setor Oeste, é um dos principais pontos turísticos da capital

Julia Macedo
Por Julia Macedo
4a2b1d81a93558992ce23adfcb28f5f5

O Bosque dos Buritis é parte integral do projeto original da capital de Goiânia. Localizado há poucos metros da antiga casa rosa de Pedro Ludovico Teixeira e da Praça Cívica, foi construído como um ponto de descanso aos moradores do centro urbano. Suas áreas verdes foram delimitadas para funcionar como os pulmões de uma cidade em pleno serviço de desenvolvimento.

 

Para o arquiteto Attílio, era importante definir o local como um espaço livre e alienável. Sua área verde, dedicada à reserva ambiental, não poderia jamais sofrer qualquer tipo de interferência. Projetado como uma cidade jardim, foi denominado Parque dos Buritis em homenagem ao fruto típico do cerrado.

Bosque

Cerca de vinte anos após sua inauguração, o Bosque sofreu modificações em seu território ao ter uma parte doada pelo Governo para construção do Abrigo de Idosos, atual Fórum. Ao longo dos anos, o Parque acabou perdendo mais uma parte considerável de sua área verde com outras doações do Governo aos Colégios Atheneu Dom Bosco e Externato São José.

 

Atualmente, o parque cercado por árvores, lagos e outras plantas rasteiras, possui cerca de 141 mil metros quadrados. Localizado no Setor Oeste, é bastante frequentado pelos moradores da região e visitantes. Suas dependências fornecem pista de caminhada com equipamentos de ginástica, parquinhos, lanchonetes, quiosques e trilhas internas.

Bosque

Imagem: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Bosque

Fugindo do posto de um parque comum, o Bosque dos Buritis possui atrações como:

 

Museu de Arte de Goiânia (MAG), inaugurado no dia 20 de outubro de 1970. O espaço é considerado o primeiro museu público de artes plásticas do centro-oeste. No Bosque, o MAG conta com a sala de exposições Amaury Menezes e Reinaldo Barbalho.

museu

 

Centro Livre de Artes (CLA), inaugurado há cerca de 42 anos, trata-se de uma escola de artes da Prefeitura de Goiânia, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).

centro

Orquidário Orlando Arruda, construído em 2009 é regido pela Associação Goiana de Orquidófilos (AGO).

orquidário

Imagem: Reprodução

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.