Bizarrice: Aluguel de galinhas vira moda nos Estados Unidos

Norte-Americanos descobriram que as aves proporcionam muito mais que ovos frescos

Anna Júlia Steckelberg
Por Anna Júlia Steckelberg
932449b9eb5fd06b624ffe8111ec0075

Por incrível que pareça, muitos norte-americanos deixaram de lado a adoção de cachorros ou gatos para buscarem conforto na companhia de galinhas, enquanto lidam com as restrições de isolamento impostas pela pandemia de covid-19.

E tem até empresa especializada para viabilizar as adoções: a CT Rent a Hen, criação dos empresários John Farrugia e Marisa Fabrizi. Eles trabalham com o aluguel das aves, com o argumento de que cuidar de aves domésticas pode suscitar uma sensação de autossuficiência e domesticidade. Além disso, os clientes podem usufruir de companheirismo semelhante ao dos mamíferos e ainda “levam” ovos frescos inclusos no pacote.

Mas vários fãs de galinhas afirmam que há muito mais nas aves do que apenas a postura de ovos, como o controle de pragas: uma ave come até 80 carrapatos por hora. Além disso, há o prazer de ver suas personalidades em ação.

Como funciona

A empresa fornece de duas a quatro galinhas poedeiras por um período de quatro semanas a seis meses, os galos geralmente são muito agressivos.

Os animais são entregues com sua própria gaiola, que é à prova de predadores, comida, cama e materiais educativos. Os locatários também devem confirmar que têm espaço ao ar livre adequado para o desenvolvimento das aves.

Por fim, para realizar esse aluguel as pessoas devem ser comprometidas e sérias em relação à propriedade de animais de estimação. É uma responsabilidade diária e, como outros animais, as galinhas podem ficar doentes e se machucar. Elas também atraem predadores, portanto, é fundamental garantir a segurança delas quando estiverem fora do galinheiro

Antes de cadastrar os locatários, verifica-se se eles têm condições de cuidar das galinhas, como espaço e tempo adequados. As galinhas precisam sair da gaiola para perambular livremente todos os dias, por exemplo.

Os locatários também podem ser questionados sobre outros animais da casa e do bairro, às vezes, os cães podem estressar as galinhas, o uso de agrotóxicos e muito mais. Além disso, essas aves podem transmitir doenças infecciosas como a salmonella, portanto, lavar as mãos com frequência é essencial, assim como ficar atento ao contato com crianças menores de 5 anos e qualquer pessoa com sistema imunológico comprometido.

Mas e aí, o que você achou dessa tendência? Será que chega ao Brasil?

Fotos: Reproduzidas da Internet