Bela cidade goiana às margens do Araguaia já foi chamada de ‘Troca-Tapa’ 

A cidade é um destino turístico incrível na temporada de praias. Já sabe qual é?

Mariane Faz
Por Mariane Faz
074fc12b5a8a30f83ab69a57f561e0ff

Você já ouviu falar de São Miguel do Araguaia? Essa cidade goiana, localizada às margens do Rio Araguaia, reserva uma história fascinante. Antigamente conhecida como ‘Troca-Tapa’, o município passou por um longo processo de desenvolvimento até se tornar o que é hoje. Vamos explorar um pouco mais sobre a história e as características dessa bela cidade goiana?

Localizada a 483 quilômetros de Goiânia, a capital do estado, e a 50 km de Luiz Alves do Araguaia (Rio Araguaia), a cidade é cortada pelas rodovias BR 080 , GO-164 e GO-244.

a5de295d8ccd5491e0c97321af3b05b3.png

Foto: Visite o Brasil

A história de São Miguel do Araguaia começa em 1952, quando José Pereira do Nascimento, Lonzorick Belém e Ovídio Martins de Souza chegaram à região com o objetivo de desenvolver projetos agropecuários. Naquela época, o povoado era chamado pelos viajantes de “Povoado da Ponta da Linha”, pois ali era o fim da estrada até então. No entanto, foi José Pereira do Nascimento quem recebeu o mérito de fundador do município.

Além de suas atividades agropecuárias, José Pereira também se tornou conhecido por práticas de curandeirismo e rituais espíritas. As primeiras casas foram construídas às margens do Córrego São Miguel (Córrego da Balança), onde as pessoas buscavam cura para seus males físicos e espirituais.

Com terras férteis banhadas pelo Rio Araguaia, a região atraiu colonos de diversas partes do país, principalmente de Minas Gerais. O estado decidiu lotear as terras ainda sem donos, o que resultou no aumento da produção agrícola e no rápido desenvolvimento da região.

Em 14 de novembro de 1958, o povoado foi reconhecido como município através da lei estadual nº 2137, recebendo o nome oficial de São Miguel do Araguaia em louvor a São Miguel Arcanjo e incorporando o nome do rio. O maior crescimento da cidade ocorreu entre 1960 e 1963, quando milhares de colonos chegaram à região, desbravando matas e formando lavouras e pastagens. Por um curto período, São Miguel do Araguaia foi conhecida como a capital do arroz no estado.

8a0bf8de9513c0e4c58dbf71d60e49dd.png

Foto: Diário de Goiás

Hoje em dia, São Miguel do Araguaia é uma cidade que vive principalmente da agricultura, pecuária, turismo e comércio. A cidade é um destino turístico bastante procurado na época de julho, já que tem o distrito de Luiz Alves. O porto de Luiz Alves é um distrito de São Miguel do Araguaia, a 40 km da mesma.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto: Visite o Brasil