Baseado em história real, Turma da Mônica terá personagem com nanismo

Livro será lançado no próximo dia 25 de outubro e personagem foi inspirado em criança real 

Mariane Faz
Por Mariane Faz
df1abb2d237ee56677e63c12a0e69e68

A Turma da Mônica ganhou um personagem com nanismo, inspirado numa história real. Bernardo foi a inspiração, hoje com 8 anos, tem acondroplasia, o tipo mais comum da displasia e mora em Caxias do Sul (RS). A doença, que é genética, afeta o crescimento normal dos ossos e é um dos mais de 700 tipos de nanismo já identificados no mundo. O livro “Nosso amigo com nanismo”, será lançado no dia 25 de outubro, em São Paulo. A data foi escolhida de forma estratégica: é o Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra a Pessoa com Nanismo. 

33aa9df4ad4ea578ceb2ec4aba02d66d.jpg

Bernardo, 8 anos, foi a inspiração para o personagem. (Foto: Divulgação)

 

O livro, da editora Culturama, conta a história de Bernardo no seu primeiro dia de aula na Escola Limoeiro, onde estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros personagens da turminha. Assim que chegam à sala de aula e encontram Bernardo, todos começam a questionar sua baixa estatura. A partir daí, ele conta sua história, fala sobre as dificuldades das pessoas com nanismo e mostra que somente o conhecimento e a informação podem tornar a nossa sociedade mais inclusiva. 

Mãe do Bernardo, Flávia Berti Hoffmann afirma que a inserção do personagem na turma mais famosa do país fará diferença não apenas para as crianças, mas para todas as pessoas que têm nanismo. “Temos que nos esforçar para mostrar para a sociedade que as pessoas com nanismo têm o direito de viver uma vida normal, e que o papel de todos é contribuir para que isso ocorra de uma maneira natural, sem preconceito. Sabemos que é importante conversar sobre esses assuntos com as crianças, para que elas cresçam entendendo e respeitando as diferenças, e a Turma da Mônica tem uma ótima aceitação com esse público, então, com certeza, esse personagem vai ter um papel extremamente importante para a causa do nanismo. Ver este livro pronto é a realização de um sonho”, acrescenta. 

Presidente do Instituto Nacional de Nanismo (INN), Juliana Yamin conta que na comunidade, as famílias estão muito entusiasmadas. “É como se o personagem fosse o filho de cada um retratado na Turma da Mônica. É muito bacana a gente ver essas iniciativas, especialmente com relação às crianças. E digo isso porque temos feito um esforço muito grande para construir uma nova geração com uma nova mentalidade, para um novo momento do nanismo no Brasil. Tudo isso que é muito lúdico, contribui muito com o que temos feito de trabalho no movimento Somos Todos Gigantes e acaba reforçando tudo aquilo que a gente diz para as famílias quando precisamos fazer o acolhimento de uma família que chega neste novo universo. A gente deixa de aparecer como personagem da piada e passamos a aparecer como personagem comum, que interage com as outras crianças, apenas como alguém da idade delas”, completa. 

Yamin pontua que quando se fala em nanismo, trata-se de uma condição rara que é mais difícil de encontrar no dia a dia. E é por esse mesmo motivo que a informação e a inclusão são tão importantes. “No momento em que uma criança encontrar outra com nanismo, é importante que elas não se surpreendam. Olha que benção pensar que dentro da história que as crianças estão acostumadas a ler, vão ter um personagem com nanismo e no dia em que encontrarem uma criança com nanismo, não haverá surpresa. Será apenas: ‘ah, que bacana, ele é igual ao Bernardo’”, finaliza. 

Para a Mauricio de Sousa Produções, criar esse personagem foi um processo muito interessante e prazeroso. “É com muito orgulho que damos as boas-vindas ao Bernardo! A inclusão e a representatividade fazem parte do dia a dia da Turma da Mônica e é muito bom saber que conseguimos, cada vez mais, retratar tantas crianças ao redor do mundo. Temos certeza de que essa história e esse personagem vão contribuir para melhorar a vida das pessoas com nanismo”, pontua o desenhista Mauricio de Sousa. 

 

Sobre o livro 

O livro ‘Nosso amigo com nanismo’ será lançado pela editora Culturama, licenciada da Turma da Mônica desde 2017. A publicação, no formato 20×27 cm, terá 32 páginas ilustradas, capa em papel cartão e miolo em couchê. 

55e14f66e67228d9d1bc1da4e68d0645.jpg

Prévia do Gibi. (Foto: divulgação)

 

Segundo o diretor-presidente da Culturama, Fabio Hoffmann, esse projeto é fundamental para que cada vez mais pessoas saibam o que é o nanismo. “Esse livro é muito especial para a Culturama porque certamente vai ajudar muitas pessoas. Não há nada mais gratificante do que publicar um livro em prol de uma causa tão importante e saber que isso vai fazer a diferença na vida de muita gente”, explica Fabio. 

Lançamento do livro 

O evento de lançamento do livro ‘Nosso amigo com nanismo’ está marcado para o dia 25 de outubro, às 19h, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional, localizada na Avenida Paulista, 2073, na cidade de São Paulo. 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

Foto de Capa: Divulgação