Bariani Ortencio ganha documentário aos 97 anos

O filme é uma grande homenagem ao homem que dedicou a vida à valorização da cultura popular goiana e brasileira

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
d2f12aac1656f9d27e168b0bc733d22a

Está disponível no canal oficial de vídeos do You Tube o documentário O Paulistinha e a Alma da Terra que mostra a trajetória do escritor e folclorista Bariani Ortencio. O curta, de 14 minutos, tem roteiro e direção de Edson Luiz de Almeida. O filme é uma grande homenagem ao homem que completou 97 anos em 2020 e que há 70 se dedica à valorização da cultura popular goiana e brasileira. Bariani Ortencio é autor de 44 livros e dono da maior biblioteca de Goiás, com 3.500 livros. Este mês ele recebeu o troféu Seriema, do Instituto Cultural Bernardo Élis.

Natural do interior de São Paulo, Bariani vive em Goiânia desde os primórdios da capital e na cidade imprimiu a marca do Paulistinha, seja como goleiro do Atlético Clube Goianiense, seja como empresário à frente da loja de discos homônima que revelou diversos cantores ao Brasil, seja por sua incansável busca dos diferentes aspectos da cultura goiana – folclore, música, culinária, literatura – o que o tornou um “naturalizado” por opção.

O documentário, financiado pelo Fundo de Arte e Cultura do Governo de Goiás, está disponível também nas versões Inglês, Espanhol, Libras e Áudio descrição.

Assista ao trailer: