Avenida histórica é retrato vivo do crescimento e das mudanças de Goiânia

Conhecida como 'a barra do manto de Nossa Senhora', a importante avenida divide a cidade em regiões Sul e Norte

Julia Macedo
Por Julia Macedo
a5a19a90d4ae50b11e87f3391f88d19c

Para os Católicos, a barra do manto de Nossa Senhora Aparecida mostram que ela é a Rainha do Céu e da Terra com seus traços dourados. Já para os goianos, o significado da barra vai além. Larga e com andarilhos amplos, a Avenida Paranaíba é parte integrante do traçado original de Goiânia, pelas mãos de Atílio Côrrea Lima. E a importante via é considerada a barra do ‘manto da santa’.

Acontece que, apenas no imaginário da população goiana isso é verdade. A cidade foi planejada seguindo o modelo das cidades-jardins francesas. Para os urbanistas da França, os munícipios deveriam ser projetados de forma a abrigar as atividades ligadas à produção, circulação e consumo de bens. O sistema de vias deveria ser desenvolvido a fim de permitir uma circulação facilitada da produção industrial.

As vias deveriam obedecer uma hierarquia segundo a intensidade do tráfego e a importância na comunicação entre os bairros. Isso formaria uma rede caracterizada pelas rotatórias, vias curvas e em forma de grelha, vias em diagonal que se encontrariam em uma praça, um monumento, ou um palácio. Neste caso, as vias desenvolvidas sobre esse método de planejamento em Goiânia se encontram na Praça Cívica.

Em diagonal, as vias Araguaia e Tocantins compõem ‘o comprimento do vestido da Santa’. Já a Avenida Paranaíba, em curva, ocupa a posição de ‘barra do manto’. A função desta via é desviar do Setor Central o tráfego de veículos pesados, dividindo a cidade em regiões Sul e Norte. Como uma zona de escape, ela guia esses transportes, de maneira direta, para a zona industrial, funcionando como parte do processo de alívio do trânsito em núcleo urbano.

avenida

Ainda como parte do projeto original de Atílio, a avenida foi idealizada para ser mais larga. Para o canteiro central era previsto um boulevard, composto por alamedas arborizadas, espaços verdes, e a proposta de funcionar como uma grande praça para passeios. Porém, o lugar passou a funcionar como um centro comercial. Após passar por um processo de revitalização, há cerca de vinte anos recebeu a implantação do Mercado Aberto.

Como um marco de Goiânia, a Paranaíba funciona fazendo a ligação da Praça Botafogo até a Avenida Anhanguera no Setor Oeste. Seu formato em anel, auxilia no acesso ao importante centro esportivo da cidade, o Centro de Excelência e Estádio Olímpico. Além de fornecer acesso ao Parque Mutirama e conexão com o Setor Aeroporto.

avenida

Imagem: Letícia Coqueiro

A via assume sua importância ao servir de palco para eventos organizados pela Prefeitura. No último domingo, a Avenida recebeu mais uma edição do projeto Tenda Cultural. Em dezembro de 2022, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), concluiu as obras de reparo em galerias de águas pluviais na Paranaíba.

Imagem de capa: Trânsito da Avenida Paranaíba. Foto: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Clube Curta Mais seleciona o que há de melhor na cidade e negocia benefícios exclusivos para você não perder tempo e ter uma experiência incrível. Faça sua assinatura por apenas 9,90 por mês e tenha acesso aos melhores lugares e programas de Goiânia!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.