Autódromo de Goiânia: um ícone modernista do esporte a motor na capital

Conheça a história e a importância do Circuito para o automobilismo

Julia Macedo
Por Julia Macedo
e380d3089915373b0f2825aa28d6a5b4

Adrenalina, velocidade e emoção. Os autódromos são palco de disputas acirradas, torcidas emocionadas, muita alegria e realizações. E para te contar a história do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, precisamos voltar alguns bons anos no passado.

Autódromo

Imagem: Rúben Daniel

 

História do Automobilismo

Com grande influência midiática, o automobilismo é um dos esportes mais comercializados do mundo.

As corridas de automóveis começaram quase que instantaneamente após a construção dos primeiros carros movidos a gasolina. A revista parisiense Le Petit Journal, em 1984, organizou a primeira competição na França. Partindo de Paris a Ruão.

Na época, a corrida foi chamada de Competição de Carros sem Cavalos. Aproximadamente 69 carros participaram da corrida de 50 km. Ela determinaria quem poderia participar da corrida de 127 km.

Apenas 25 competidores se classificaram. O conde Jules-Albert de Dion ficou em primeiro lugar. A 19 km/h, com um tempo final de 6 horas e 48 minutos. Mais tarde, a comissão organizadora encontrou um acessório proibido em seu carro. Seu tempo foi cancelado. O título da corrida foi passado a George Lemaître.

Automobilismo

George Lemaître em seu carro após vencer a corrida Paris – Rouen com seu carro Peugeot de 3HP

As competições se tornaram populares na Europa. O clube automóvel francês (ACF) passou a promover corridas internacionais dentro do continente Europeu. Mas o aumento do número de corridas, trouxe também o aumento de acidentes que terminavam em tragédias.

Oito mortes levaram o governo francês a interromper a corrida de Bordéus, e banir corridas de estradas em 1900. Em 1903, um acidente fatal, durante uma dessas corridas, causou a morte de Marcel Renault.

 

Primeiros Circuitos

Diante do número agravante de mortos e feridos, os organizadores perceberam que as corridas eram mais seguras dentro de espaços delimitados. Muitas delas aconteciam dentro de hipódromos, como o de Knoxville Raceway.

Foi 1907, na Inglaterra, que surgiu o primeiro circuito destinado a corridas de carros. O Autódromo de Brooklands foi inspirado no formato oval dos hipódromos. Para adaptação dos carros, as curvas receberam algumas leves inclinações.

Três anos mais tarde, foi construído nos Estados Unidos um dos circuitos mais famosos do mundo: o Indianápolis Motor Speedway.

Automobilismo

500 Milhas de Indianápolis de 1913

Em 1922, o Circuit de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Em 1923, o Circuit de la Sarthe, França. Em 1927, o circuito de Nurburgring, Alemanha. Em 1929, o Autódromo Nacional de Monza, na Itália.

 

Automobilismo Pós-Segunda Guerra

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o automobilismo se espalhou pelo mundo todo. Na ocasião, nasceram diferentes categorias de corridas de carros em circuitos próprios.

 

Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna

Autódromo

Imagem: Cecília Epifânio

Durante a década de 60, os goianos adotaram essa paixão pelo automobilismo. Era até doloroso, para os amantes da velocidade, que Goiânia recebesse as competições apenas uma vez ao ano, nos aniversários da cidade (24 de outubro).

Em busca de alimentar esse sonho, esportistas e autoridades políticas se uniram para estudar o melhor espaço e a forma de começar a estruturação do circuito. A gestão de Leonino Di Ramos Caiado escolheu uma área da Fazenda Gameleira, doada por Lourival Louza, por sua localização privilegiada, com facilidade de acesso.

O projeto mordenista foi assinado pelo arquiteto Silas Varizo, com curadoria do automobilista Marcos Veiga Jardim, e conselhos técnicos do bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.

Arquiteto

Arquiteto Silas Varizo

O piloto foi fundamental para o desenvolvimento de extensas áreas de escape, e para a instalação de cercas de aço para dividir a pista do público.

Autódromo

Imagem: Cecília Epifânio

A construção do Autódromo de Goiânia começou em 1972, com inauguração em 28 de julho de 1974. Considerado um traçado de extrema segurança com 3,82 km de extensão, o espaço recebe várias competições de motos e carros.

“12 Horas de Goiânia” foi o nome dado a primeira grande competição que aconteceu no circuito. Este foi o primeiro de muitos eventos esportivos que transformaria a praça esportiva em um dos berços do automobilismo no Brasil, e palco de importantes campeonatos do cenário mundial.

Ao longo da década de 80, o Autódromo de Goiânia ganhou visibilidade internacional ao sediar os Grandes Prêmios de Motociclismo em 1987, 1988 e 1989. As corridas foram transmitidas para mais de 80 países, e a praça esportiva foi bem avaliada do ponto de vista técnico pela Federação Internacional de Motociclismo.

Hoje, o Autódromo recebe eventos como Stock Car Brasil Pro Series, Copa Truck. Em 2014, cogitou-se a possibilidade de receber uma etapa do Campeonato de 2015 do MotoGP, mas o circuito não atendeu as necessidades da competição. Em 2019, o Governo de Goiás comentou sobre eventos automobilísticos no autódromo e revelou sonho com Fórmula 1.

Autódromo

Imagem: Cecília Epifânio

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.