As 12 profissões mais valorizadas no pós pandemia

Iniciativa de âmbito nacional, Mundo Senai apresenta aos jovens as ocupações tecnológicas em destaque em meio ao crescimento do trabalho remoto

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
823ad3176a2781bab623ed4e5aac48cd

A pandemia do novo coronavírus afetou a vida de pessoas do mundo inteiro. A saúde teve que acelerar seus processos, os hábitos de consumo se transformaram, e o ser humano precisou se reinventar. Por trás de tudo isso a tecnologia se configurou como um suporte para as novas demandas. No entanto, o mercado está carente de profissionais em áreas que serão imprescindíveis para a nova revolução industrial, a Indústria 4.0, que tem como base tudo que envolve a conectividade.  

O trabalho remoto, por exemplo, impulsionou as plataformas de comunicação virtual. Os e-commerces alcançaram clientes novos, que até então não tinham tanta confiança nas compras onlines. O entretenimento pelos streamings se tornou utilidade básica assim como a internet de uma maneira geral. 

Outro exemplo muito palpável foi o estudo à distância, o EAD, que acelerou ao ponto de se igualar ao estudo presencial, antecipando uma tendência prevista para 2023. “A pandemia trouxe essa convergência de recursos e de investimentos que é reflexo da mudança forçada de hábitos, que fez as pessoas perderem o medo no mundo digital”, explica Weysller Matuzinhos de Moura, Gerente de Educação Profissional do SENAI Goiás, e um dos responsáveis pelo programa Mundo Senai, que este ano, será dedicado ao tema Senai+Digital. 

De acordo com Matuzinhos, o objetivo do Mundo Senai em 2021, é  alertar as pessoas que estão ativas no mercado de trabalho, a se preparem para essa transformação e formar novos profissionais para a Indústria 4.0.  Ele ressalta, que a mão de obra especializada ainda é um gargalo para o desenvolvimento econômico, pois, por trás de cada máquina, de cada computador, existe um ser humano que precisa entender como esse mecanismo funciona.  

Além de formador de profissionais, o Senai é também um especialista no acompanhamento do mercado de trabalho. Um estudo recente mostrou que as mudanças provocadas pela pandemia vão levar ao surgimento de novas ocupações e acelerar a tendência de transformação em diversas profissões. 

Na lista, estão o analista de soluções de alta conectividade, o orientador de trabalho remoto, especialista em logística 4.0, especialistas em gestão de tecnologia da informação, programadores, o big data, o data size, internet das coisas (IOT),  entre outras. Algumas de nível superior e outras de nível médio e técnico. 

 

Veja a lista dos 12 profissionais mais valorizados no pós pandemia: 

1- Analista de soluções de alta conectividade (nível médio);

2 – Administrador de conectividade (nível médio);

3 – Especialista em logística 4.0 (nível médio ou superior);

4 – Desenvolvedor de softwares para simulação de processos industriais (nível médio ou superior);

5 – Especialista em realidade virtual e aumentada (nível médio);

6 – Desenvolvedor de aulas para educação a distância e online (nível médio);

7 – Orientador para trabalho remoto (nível médio);

8 – Profissional com especialização em normas e legislações nacionais e internacionais (nível médio)

9 – Especialista em gestão da informação (nível médio ou superior);

10  – Especialista em análise de grandes volumes de informações (nível médio ou superior);

Especialista em internet das coisas (nível médio ou superior);

11 – Especialista em impressão 3D (nível médio);

12 –  Especialista em cibersegurança (nível médio ou superior).

 

Todas essas profissões entram no escopo do Mundo Senai em 2021, que acontece em  unidades da instituição em todo País, em diversas ações que serão realizadas no formato híbrido – presencial e on-line. O Gerente de Educação Profissional alerta que o primeiro passo para ingressar nessas promissoras áreas de trabalho, é procurar o Senai, pois a instituição oferece todos os cursos que vão prepará-lo para o mercado. “Um setor que está super aquecido é o de  tecnologia da informação e comunicação, que envolve áreas, para o trabalho com internet sem fio”, dá a dica ao lembrar também, que também é preciso encontrar uma área que goste, antes de tudo.  

Em Goiás, as atividades abrangem palestras, apresentações de projetos inovadores, oficinas de gamificação, talk show, painéis de debates e visitas guiadas aos ambientes de ensino das unidades, obedecendo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, além da oferta de cursos de tecnologia gratuitos, sorteios de bolsas de estudos e brindes.

A programação completa está disponível no site: www.senaigoias.com.br/mundosenai