Artistas levam apoio a Dilma em ato contra impeachment

Letícia Sabatella, Anna Muylaert, Beth Carvalho foram alguns dos famosos que participaram do ato “Pela Legalidade e em Defesa da Democracia”

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
c6d645474a092f5461cab2b6b77d2975

A presidente Dilma Roussef chegou ao Salão Leste do Palácio do Planalto acompanhada da atriz Letícia Sabatella, da cineasta Anna Muylaert, da cantora Beth Carvalho e do escritor Raduan Nassar, entre outros artistas.

Batizado de ato “Pela Legalidade e em Defesa da Democracia”, o encontro aconteceu nesta quinta-feira (31) e reuniu na plateia, artistas, intelectuais, lideranças políticas e militantes ligaodos ao Partido dos Trabalhadores.

Em sua fala, Dilma alertou que, apesar de diferenças políticas e partidárias entre os presentes, todos estavam ali pela defesa da democracia e em respeito ao voto. A mandatária voltou a frisar também que o processo de impeachment sem crime de responsabilidade é golpe. “O nome golpe dói demais em alguns, por isso as propostas feitas sistematicamente para que eu renuncie, porque sabem que é constrangedor esse processo”, frisou.

Na ocasião, a presidente agradeceu aos muitos manifestos recebidos em defesa da democracia. “Todos aqui têm distintas filiações partidárias, outros não têm, outros posições contrárias ao governo, muitos nem mesmo votaram em mim, não integram os 54 milhões de votos que recebi. Isto não tem a menor importância, o que tem importância é que todos votaram nas eleições, todos participaram do processo democrático”, destacou a presidente.

Dilma

Dilma em momento de descontração com a atriz Letícia Sabatela.

Entre os participantes também estão o escritor Fernando Morais, os atores Antônio Pitanga, Osmar Prado e Sérgio Mamberti, o produtor cultural Pablo Capilé, idealizador do coletivo Fora do Eixo, e Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô do Ilê Ayê. 

A cineasta Anna Muylaert, diretora do filme “Que Horas Ela Volta”, destacou que, mesmo sob ataques, a presidente Dilma não cogitou uma atitude arbitrária. Para ela, o que está se tentando com o impeachment é atacar um governo que busca formar cidadãos. “Dizem que vão manter os projetos sociais, mas a impressão que tenho é que eles querem manter os privilégios.”

A atriz Letícia Sabatella disse que estão tentando tomar o poder na marra. “Criaram um clima de ódio, de irmão contra o irmão”, disse durante seu discurso. Letícia fez questão de dizer que não tem partido, e classificou as manobras pelo impeachment como um plano “maquiavélico”. Para ela, o tentam tirar Dilma do poder por seus acertos, e não pelos erros.  “Conheci o Congresso, o Senado, e sei  o quanto há de boicote contra a transformação social do Brasil. A gente tem que andar para a frente, não para trás“.

Alguns dos artistas que participaram da reunião, também gravaram um vídeo com o mesmo tema. Famosos como Monica Iozzi, Letícia Sabatella, Laerte e Chico César, pedem a “defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e contra o golpe”. Assista:

Em vídeo, divulgado recentemente, o ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a figura do impeachment esta prevista na constituição e não pode ser considerado golpe. Assista na íntegra: