Aprenda 9 jogos de baralho para passar o tempo se divertindo com seu pai

Dia dos pais chegando e, após aquele almoço de domingo, que tal uma partida de cartas?

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
cde4bcd6efff258d288070aebd9dc156

Não se sabe ao certo, nem quando, nem onde, os jogos de cartas apareceram pela primeira vez. Há indícios de que eles tenham surgido na China, derivados do papel-moeda, no século X. Mas foi na França, no século XVI, que introduziram o baralho moderno, com 52 cartas. E ele foi, por muito tempo, um companheiro inseparável nos encontros de amigos de muitas gerações. Sem celulares ou passatempos mais complexos, os jogos de baralho faziam sucesso e uma infinidade de variações foi criada, alguns exclusivamente brasileiros. Para a geração ‘’cringe’’ anterior aos anos 2000, muitos cresceram jogando canastra com a vó, truco com os vizinhos e pôquer com os primos. Bons tempos!

 

Com o Dia dos Pais chegando, que tal reviver essas boas memórias e passar o tempo se divertindo com seu pai e família? Vale até jogar apostado também. 

 

Confira 9 jogos de cartas que o Curta Mais separou para você aprender a jogar bastante no fim de semana:

Cartas

 

 

Cacheta ou Pife

O pife é um jogo que pode entreter de duas a oito pessoas. Jogado com dois baralhos, tem como objetivo a formação de trincas, que podem ser de cartas de mesmo valor ou uma sequência de cartas de mesmo naipe (2, 3 e 4, por exemplo).

Cada jogador recebe nove cartas e, durante uma rodada, um deles compra uma carta do bolo e descarta outra. O jogador seguinte pode comprar uma carta do bolo ou pegar a descartada pelo jogador anterior, caso essa carta o ajude a formar uma trinca.

O objetivo é formar três trincas. O primeiro jogador que conseguir atingir essa meta, “bate” e ganha o jogo.

 

Truco
O truco mineiro, que é a variação mais jogada aqui em Goiás, pode ser disputado entre 2 a 4 pessoas, individual ou duplas / pares. No caso de duplas, os jogadores devem alternar suas posições na mesa entre os parceiros e adversários. É composto por pontos, e quem faz doze primeiro vence. 

No decorrer das rodadas, os jogadores, na sua vez de jogar, podem pedir truco, aumentando o valor da mão para 3 pontos. Seus adversários podem aceitar, rejeitar, ou pedir 6, ou 9, ou o limite 12.

O ‘’zap’’, 4 de paus, é a carta mais forte do truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap); 7 de copas; a de espadas (Espadilha); e 7 de ouros.

 

Buraco
Tem como objetivo somar o maior número possível de pontos, levando em consideração a quantidade de cartas “baixadas” pelas duplas (ou jogadores individuais) e das canastras (que são as sequências de sete ou mais cartas formadas pelos jogadores — por exemplo, do A ao 7, do 2 ao 8, e assim por diante).

O curinga pode ser usado para ajudar na formação de canastras (por exemplo, do 2 ao 4, curinga, e nova sequência do 6 ao 8). Porém, o jogo só chega ao final quando se livrar de todas as cartas.

 

Canastra
Bastante similar ao buraco, a canastra tem como objetivo formar uma sequência de sete cartas do mesmo número — e não uma sequência numérica, como no outro jogo. A contagem da pontuação também é feita de forma diferente, descontando pontos quando o jogador termina uma rodada sem nenhuma canastra formada.

 

Mau-Mau ou Can-Can
Para quem é das antigas, esse jogo é o ‘’Uno Raíz’’. É melhor quando jogado com várias pessoas, de 5 a 12, e cada um recebe sete cartas, e uma carta é virada do monte.

Em seguida, cada jogador é obrigado a descartar uma carta, sempre com o mesmo número ou mesmo naipe da última carta no monte. Se alguém não tiver uma carta, perde 50 pontos.

Cada carta provoca uma ação no jogo:

  • 8: o próximo jogador compra três cartas ou não descarta;

  • 7: o jogador anterior compra duas cartas;

  • Ás: o próximo perde a vez;

  • Dama: inverte o sentido do jogo;

  • Valete: o dono da carta escolhe o próximo naipe que tem que ser jogado;

Quem estiver com uma carta só, deve lembrar de dizer “mau-mau” na jogada em que ficou com apenas ela, e se esquecer deve comprar 5 cartas do monte.

 

21 ou BlackJack
O objetivo é somar uma pontuação mais próxima de 21 pontos, sem ultrapassar esse valor, de acordo com a seguinte distribuição:

  • 2 a 10: valor facial;

  • Figuras: 10 pontos;

  • Ás: 1 ou 11 pontos.

O jogador aposta contra a casa. O croupier dá duas cartas viradas para cima para cada jogador e pega uma para si virada para baixo e outra virada para cima.

Os jogadores avaliam seus pontos e decidem se querem mais uma carta. Se a pontuação estourar 21 pontos, o jogador perde.

 

Burro
O objetivo é ficar sem cartas na mão, e o último jogador que permanecer com cartas na mão é o burro. Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta do mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.

 

Paciência
Se estiver sozinho, pode optar por jogar paciência. O jogo é super simples e requer apenas um baralho completo. Faça um monte de sete cartas viradas para baixo, depois uma de seis, outra de cinco e assim por diante, até o monte com apenas uma carta. Vire a primeira carta de cada monte para cima, totalizando sete, e o resto das cartas forma o monte de compra. O objetivo do jogo é formar a sequência do mesmo naipe de Ás a K, só que para movimentar as cartas, você só pode colocar na sequência de cores diferentes, por exemplo, o cinco vermelho só pode ser colocado em cima de um 6 preto. Quando uma coluna for esvaziada, você pode virar uma carta, e se ela ficar vazia, você consegue começar uma sequência a partir do Rei.

 

Pôquer

poquer


É um jogo de cartas jogado por duas ou mais pessoas muito comum em casinos. É considerado o jogo de cartas mais popular do mundo. Por ser um pouco complexo, veja o vídeo abaixo com a explicação do jogo:

 

 

Foto de Capa: Leo Caldas