Apple anuncia mudanças voltadas para acessibilidade

Atualizações irão facilitar o uso dos dispositivos

Giovana Andrade De Almeida
Por Giovana Andrade De Almeida
9d6bb2be55d7f69c63d676227149f710

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, a Apple anunciou algumas atualizações que facilitarão o uso de seus aparelhos por pessoas com deficiências motoras, visuais, auditivas e cognitivas. 

 

As melhorias vão permitir que os usuários controlem seu iPad com os olhos, e seu AppleWatch, o relógio da companhia, com pequenos gestos dos dedos e movimentos de abrir e fechar o punho, por exemplo. Apesar do foco das mudanças serem os portadores de necessidades especiais, uma vez lançadas, qualquer usuário poderá aderir às atualizações.

 

A empresa planeja ainda lançar uma função que permitirá aos usuários que escutem “barulhos de fundo” enquanto fazem uso do dispositivo, a fim de melhorar a concentração, o que visa melhorar a experiência de pessoas neuro divergentes, como portadores de autismo e dislexia. 

 

Outro novo serviço, disponível inicialmente nos Estados Unidos, Inglaterra e França, oferece intérpretes de linguagem de sinais, para pessoas surdas ou com audição limitada. 

 

Outra companhia que anunciou mudanças no mesmo sentido foi o Spotify, que atualizou alguns botões para facilitar o uso do aplicativo por pessoas com dificuldade de visão, e passou a oferecer a opção de aumentar a fonte no mesmo.