‘Aparecidas’ vão circular por 7 feiras livres de Goiânia

Projeto cultural será apresentado de 29 de junho a 13 de julho

src

por

27/06/2016 às 10:15 - Atualizado em 27/06/2016 às 10:16

Faça uma avaliação

A estreia do projeto: “Atenção! Aparecidas - circulando livremente pela cidade”, do grupo de dança ¿por quá? acontece nessa quarta-feira, 29, às 10h, na Feira do Setor Vila Nova. O projeto contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura segue até o dia 13 de julho repleto de Divas, que só querem provocar, acolher e experimentar.

Quem pensou que entre as tradicionais feiras da capital de Goiás não seria possível encontrar Divas da década de 1950? Pois é, além das verduras, grãos, roupas, gente apressada e reunida, a dança vai aparecer ao lado de abacaxis, abobrinhas e guarirobas... ou em meio ao sabor do pastel e da garapa. Grata surpresa para a população e um fortalecimento para os artistas de rua que exercitam ali e com as pessoas, outra forma de realizar espetáculos para além dos espaços constituídos, como os teatros. O grande barato desse projeto é que o "palco" é flutuante; por isso ele passeará pelas feiras: da Vila Nova, da Praça do Trabalhador, do Setor Fama, da Vila São Paulo, do Bairro Feliz, da Praça Universitária e do Cepal do Setor Sul.

O espetáculo de dança Aparecidas é uma ação executada no espaço urbano movimentado. Contemplação e implicação do inusitado surgindo no ambiente não necessariamente concebido para ele. A ideia é fazer uma releitura da fotografia da promoção, com referência à estética glamorosa do cinema e da Pop Art, através de uma reinvenção criativa da vida. Então, você tem um primeiro estranhamento surgido do cruzamento desse outro jeito de posar, de aparecer com o urbano, com as feiras, com o cotidiano e com o lixo. A proposta é promover e envolver as pessoas nos lugares que são delas.

Durante o processo de pesquisa, a artista Lu Celestino visitou a feira da Vila São Paulo. Andou pelo espaço. Conversou com as pessoas. Fez compras. Só que ao voltar para casa não conseguiu conter as lágrimas. “Fiquei muito emocionada de saber que ia dançar para aquelas pessoas, pois é tanto o lugar delas, é tanto o cotidiano e saber que um dia irei fazer o extra cotidiano e interagir no cotidiano ali delas, dos feirantes, de pessoas que estão ali há muitos anos. Não sei explicar, exatamente, o que me emociona tanto. Acho que é pela possibilidade de troca com o público, que talvez não fosse me ver em um teatro”.  

O ¿por quá?  

É um grupo independente com um imaginário de pesquisa lúdica e mundana. Surgiu em 2000 e optou por seguir um caminho próprio gerando uma dança simples e, ao mesmo tempo, instigante. Prima pela dança-acontecimento, pela dança curiosa e insurgente. Identifica-se com uma estética contemporânea popular, se é que isso exista.

Formado por artistas de dança vinculados diretamente ao contexto educacional e de produção em artes, apontando para uma direção militante, investigativa, profissional e autônoma. Seu foco é na democratização e convocação à experimentação artística para o alcance e conquista de certa autonomia celebrativa da dança.

O ¿por quá? sempre apostou na arte em que a composição seja feita a partir da interação. “Mesmo quando íamos para o palco também fazíamos muito esse processo de interagir com o público. A gente prima por interagir com gente que também esteja a fim de trocar”, explica a artista e pesquisadora Luciana Ribeiro.

O grupo atua com mais vigor na cena sócio-politico-cultural ampliada do que na cena dita artística assim instituída. Pesquisa atualmente ações artísticas abertas e intervenções urbanas com forte teor na cultura pop.

 4662b5c3ff5543a1ee68080d09241451.jpg

Apresentações:

Dia 29/06/16 – 10h - Feira da Vila Nova

Dia 02/07/16 – 18h - Feira Praça Trabalhador

Dia 04/07/16 – 10h - Feira Setor Fama

Dia 06/07/16 – 10h - Feira Vila São Paulo

Dia 08/07/16 – 10h - Feira Bairro Feliz

Dia 10/07/16 – 18h - Feira Praça Universitária

Dia 13/07/16 – 10h - Feira Cepal do Setor Sul

 

Estreia do: “Atenção! APARECIDAS circulando livremente pela cidade”

Quando: 29 de junho

Onde: Feira da Vila Nova

Que horas: 10h

Mais informações: (62) 3609-8386

Você também pode gostar

Clube Curta Mais
Clube de vantagens e descontos exclusivos
Acesse