Alistamento militar em Goiás pode ser feito pela internet

O jovem que não se alistar ficará impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino

Paloma M. Carvalho
Por Paloma M. Carvalho
31b713e80976860dcd86abb2568e347f

O alistamento militar para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 está aberto e vai até 30 de junho de 2017. Em Goiânia, o alistamento já pode ser feito pela internet, através do endereço www.alistamento.eb.mil.br. Quem mora no exterior deve procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil. 

O alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento. Durante a seleção geral, o brasileiro poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido caso venha a se enquadrar nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Documentos

Os documentos necessários são certidão de nascimento ou outro documento de identificação com foto, como carteiras de identidade ou de trabalho, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

O alistamento é obrigatório e, caso o jovem não o faça, ficará impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.

 

Foto de capa: Reprodução
Informações: Portal Brasil