Agora é oficial: EUA proíbem entrada de viajantes vindos do Brasil por conta do coronavírus

Donald Trump assinou decreto neste domingo (24) devido ao aumento do número de casos no Brasil

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
de291efad209066b0168163c83a6d97b

A Casa Branca “tomou ação decisiva para proteger o país”, neste domingo(24), segunda o governo. Donald Trump assinou decreto que proíbe a entrada de brasileiros nos EUA e também de estrangeiros que estiveram no Brasil.

“A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”, diz a nota, que explica que estrangeiros que passaram pelo Brasil nos últimos 14 dias não poderão ingressar no país.

A restrição não será aplicada a pessoas que residam nos Estados Unidos, tenham cônjugue com um americano ou que tenha residência permanente.

“Os Estados Unidos apreciam a estreita coordenação do Governo do Brasil no combate à pandemia e reconhecem seus esforços para fazê-lo dentro de seu país”, dizia o comunicado.

Trump já havia cogitado tomar a medida há alguns dias, devido ao aumento do número de casos no Brasil, que ocupa o segundo lugar entre os países com mais pessoas contaminadas, atrás somente dos EUA.

“Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo”, afirmou o presidente em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

A entrada passa a ser proibida a partir do dia 29 de maio.