A ‘Caldas Novas’ do Tocantins fica pertinho da Chapada dos Veadeiros entre a Bahia e Goiás

Local possui o terceiro menor rio do mundo e 200 cavernas como atração

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
9d57ac0400c28dc987864bc971c26c00

Aurora do Tocantins é uma das cidades que fazem parte do circuito das Serras Gerais, no estado do Tocantins, localizada a 483 km de Palmas e 470 km de Brasília. Tem como vizinha a cidade de Lavandeira, onde encontra-se grande parte dos atrativos naturais que estão espalhados por uma região conhecida por Mosquito.

A região das Serras Gerais é a maior cadeia de serras do Brasil, abrangendo muitos municípios e cidades. Aurora do Tocantins fica na parte sul das Serras Gerais e ainda é um local pouquíssimo explorado.

No território, são mais de 200 cavernas catalogadas, e os rios Sobrado e Palma são percorridos em boia por quem gosta de corredeiras. Há serviço de guia disponível, já que alguns dos passeios são dentro de propriedades particulares. Bares e restaurantes oferecem frango caipira com pequi, baião de dois, carne de sol e costela com mandioca – pratos que estão ligados à gastronomia do Tocantins.

O sinal de telefone pode ficar fraco ou sumir em alguns passeios. Não existem bancos na cidade e poucos estabelecimentos aceitam cartão. Então, é preciso se programar para levar dinheiro em espécie.

Atrações de Aurora do Tocantins

Entre as atrações locais há montanhas, cânions, mirantes, grutas e cavernas. No entanto, um dos locais mais procurados e um dos pontos turísticos mais frequentados do Tocantins é o rio Azuis, o menor do Brasil e da América Latina e o terceiro menor do mundo.

Além dos 147 metros, o Azuis derrama 0,5 metros cúbicos de água por segundo. Com águas transparentes e pedras em seu leito de cor azul-esverdeado, ele está situado às margens da TO-110. E assim como Caldas Novas, em Goiás, Aurora vive literalmente da água que brota do chão e encanta os visitantes.

Onde ficar em Aurora do Tocantins

Por ser uma região ainda pouco desenvolvida, não existe uma demanda de visitantes para o destino oferecer várias opções de hospedagem. As poucas hospedagens limitam-se a poucos hotéis e pousadas que incluem a Agenda 21 e a Pousada Recanto Esplendor. Esta última foi construída para ser uma casa de férias e depois virou pousada. A pousada é bem espaçosa, tem aérea externa com piscina e a diária inclui café da manhã. Uma das vantagens de ficar hospedado nela é que dispõe de uma cozinha para uso coletivo. 

Como chegar a Aurora do Tocantins?

De avião: os aeroportos mais próximos da região estão nas cidades de Brasília ou Palmas, sendo necessário seguir via terrestre com carro próprio/alugado ou ônibus. A estrada dentro do estado do Tocantins é bem precária, com muitos buracos e apesar da pequena diferença de distância é melhor chegar por Brasília. Tem também a opção do aeroporto de Barreiras/BA, que inclusive é mais perto que os outros, mas apenas a Passaredo opera esse trecho, 1 vez por semana.

De ônibus: 
De Palmas para Aurora do Tocantins
Real Expresso – O ônibus faz baldeação em Campos Belos, Goiás. Não tem a opção de comprar pelo site. A passagem deve ser comprada no guichê da rodoviária ou por telefone.
De Goiânia ou Brasília para  Aurora do Tocantins
Real Expresso – saídas diárias em horários diversos.
Real Maia – saídas diárias 22h30. A vantagem do Real Maia é que tem a opção de leito, que deixa a viagem bem mais confortável.

Com informações de Raízes do Mundo e G1

Foto: Divulgação/Secretaria do Turismo TO