8 obras literárias de Júlio Verne para conhecer o trabalho do autor

No dia 8 de fevereiro, se comemora o aniversário do escritor francês, precursor da moderna literatura de ficção científica

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
32a7ee247868da2c2b63791bfc6ef57a

No dia 8 de fevereiro, se comemora o aniversário do autor francês Júlio Verne. Segundo dados da UNESCO, o autor tem mais de 100 livros publicados, os quais foram traduzidos para 148 línguas, sendo assim considerado o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história. Precursor da literatura de ficção científica, despertou o interesse de muitos ao escrever sobre lugares exóticos e aventuras incríveis. Algumas de suas obras, tiveram adaptações no cinema, como; Viagem ao Centro da Terra, Vinte Mil Léguas Submarinas e A Ilha Misteriosa.

O autor, que trabalhava na bolsa de valores francesa, iniciou sua vida como escritor ao lançar a obra “Cinco semanas em um balão”, em 1863, a qual lhe rendeu fama e fez com que começasse a lançar vários livros seguindo o mesmo viés. O último livro publicado foi “O Senhor do Mundo” em 1904. Umas das citações mais marcantes de Verne é; “Tudo o que um homem pode imaginar, outros homens poderão fazer”. Além disso, Júlio em suas obras pôde “prever” muitos dos avanços tecnológicos que conhecemos atualmente. Considerado por críticos literários, o precursor do gênero de ficção científica, em seus livros falou sobre a criação de novos avanços científicos, como os submarinos, as máquinas voadoras e a viagem à Lua.

Com isso, o Curta Mais separou 8 obras para conhecer o trabalho de Júlio Verne, confira:

1- Volta ao Mundo em 80 dias

Ao sentir-se desafiado por seus companheiros de clube, o gentleman inglês PhileasFogg aposta que é capaz de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias, arriscando todo o seu dinheiro. Homem misterioso, de poucas palavras e rotina inabalável, Fogg inicia a viagem no mesmo dia, levando consigo apenas seu empregado recém-contratado, o francês Jean Passepartout, e uma bolsa.

2- Viagem ao Centro da Terra

Em 1863 o renomado professor Otto Lidenbrock, geólogo e mineralogista, descobre uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra. É o quanto basta para o impetuoso cientista se lançar na mesma aventura – levando consigo o sobrinho Axel, colega de profissão, mas defensor de diferentes teorias científicas, e o impassível Hans, guia que se mostrará indispensável para a empreitada e seu espantoso desfecho!

3- Da Terra à Lua

Da Terra à Lua é a primeira história da exploração espacial escrita. Foi publicada em 1865 e apresenta, de maneira surpreendente, conjectura científica precisa. Quando os membros do Baltimore Gun Club veteranos de guerra entediados decidem embarcar em um projeto para atirar na lua, começa a corrida para arrecadar dinheiro, superar desafios de engenharia e convencer os detratores de que eles não são Lunáticos.

4- Vinte Mil Léguas Submarinas

O aparecimento de uma criatura desconhecida nos mares provoca preocupação e curiosidade. Uma expedição parte em busca de respostas mas é atacada pela criatura e três homens são lançados ao mar. Aronnax, Conselho e Ned Land são resgatados pelo suposto monstro, que descobrem se tratar de um submarino, comandado pelo capitão Nemo. Ele os salva da morte, mas pede um preço alto: serão prisioneiros para sempre.

5- Dois Anos de Férias

Um grupo de garotos neozelandeses prepara-se para uma expedição náutica organizada pelo internato em que estudam. Um acidente durante a noite, porém, coloca a nau à deriva no imenso mar do Pacífico. Lutando para controlar a embarcação, os bravos garotos acabam por encalhar em uma ilha deserta, na qual erguerão sua pequena comunidade.

6- Cinco Semana em um Balão

Samuel Fergusson parte de Zanzibar com seu criado e um caçador escocês em uma ousada viagem de balão. No caminho, eles pretendem encontrar a nascente do rio Nilo. Essa aventura dá um vislumbre da exploração da África, território ainda não conhecido por completo pelos europeus da época. Uma visão que somente a prodigiosa mente de Júlio Verne é capaz de nos enredar.

7- A Jangada

A família de João Garral, um próspero e digno fazendeiro de Iquitos, no Peru – próximo à foz do Amazonas –, precisa empreender uma viagem rio abaixo, com o intuito de levar sua filha até Belém do Pará, onde deve se casar com o homem que ela ama. Para tal, é construída uma jangada que é uma verdadeira aldeia flutuante: autossuficiente, reproduz a socie­dade da região e da época, com a família branca de origens europeias acompanhada dos escravos negros e trabalhadores índios. Mas não só festejos e celebrações ocupam a mente do fazendeiro. Um segredo do passado o assombra, e vai colocá­-lo no caminho de Torres, um odiento capitão do mato que pode pôr tudo a perder.

8- A Ilha Misteriosa

Depois de sequestrar um balão de um campo confederado, um grupo de cinco abolicionistas americanos cai das nuvens em uma ilha vulcânica desconhecida no oceano Pacífico. Agora, precisam lutar pela própria sobrevivência. Juntos eles se empenham em construir uma colônia do zero, mas a ilha de recursos abundantes tem segredos inimagináveis que somente a mente criativa de Júlio Verne é capaz de descrever.

*Fotos e sinopses retiradas da Amazon / Biografia do autor Wikipédia

Foto capa: Viagem ao Centro da Terra / Clássicos Zahar