7 filmes emocionantes que incentivam a inclusão

Tratar sobre assuntos mais delicados pode ser muito importante, e esses filmes com certeza vão mudar seu jeito de pensar e lidar com a vida

Marcos Paulo Carbone
Por Marcos Paulo Carbone
604325057d972d55a7a646a9399c79e5

Um mundo onde a inclusão não é apenas um termo bonito, mas uma realidade tangível, onde todas as crianças têm a oportunidade de aprender, crescer e se desenvolver juntas. Esse é o mundo que devemos buscar, especialmente quando se trata da inclusão de crianças com deficiência.

Essa inclusão é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Essas crianças têm o direito de serem tratadas com respeito e dignidade, e a inclusão é um passo fundamental para garantir que esses direitos sejam cumpridos.

O Curta Mais separou uma lista com 7 filmes incríveis que tratam com muita delicadeza e emoção o tema, confira:

 

1. Soul Surfer – Coragem de Viver (2011)

 

O filme conta a história real da surfista campeã Betany Hamilton. Quando tinha 13 anos de idade, foi atacada por um tubarão e perdeu seu braço esquerdo. O filme mostra todas as dificuldades que Bethany teve que passar, desde o momento do acidente, até voltar a surfar, fazendo um dos retornos mais incríveis dos esportes!

Classificação: 10 anos

Onde assistir: Netflix, Star+, Amazon Prime, Apple TV, Youtube.

 

2. Hoje eu quero voltar sozinho (2014)

 

O filme brasileiro de Daniel Ribeiro, conta a história de Leonardo, um menino cego, estudante do ensino médio, que tenta fugir de sua condição e ser independente, mas além da mãe superprotetora, o garoto se vê contra a parede quando questiona sua sexualidade. A obra trata de temas muito importantes como Homossexualidade, Bullying e preconceito.

Classificação: 12 anos

Onde assistir: Netflix, Telecine, Amazon Prime, Youtube, Apple TV.

 

3. Extraordinário (2017)

 

Extraordinário é um filme que faz jús ao próprio nome. Contando a história de August Pulmann, o filme trata de um jeito muito impactante as situações vividas pelo garoto no cotidiano. Auggie, como o menino é chamado, nasceu com uma deformidade facial, e teve que passar por 27 cirurgias antes de começar a estudar, com 10 anos de idade

Classificação: 10 anos

Onde assistir:Netflix, Amazon Prime, Youtube, Apple TV.

 

4. O Filho Eterno (2016)

 

Falando sobre síndrome de Down, o filme conta a história de um casal que vai ter um filho, mas ainda no hospital descobrem que ele sofrerá com a condição. A trama se desenvolve a partir da confusão de emoções sob o casal, dando fortes lições sobre amor e paternidade.

Classificação: 12 anos

Onde assistir: Netflix, Globoplay.

 

5. Cordas (2014)

 

O curta animado conta a história de Maria e Nicolás, seu colega de classe recém chegado na escola, que sofre de paralisia cerebral. Durante a obra, Maria não mede esforços para tentar fazer o amigo se divertir e brincar. O filme por mais rápido e bobo que possa parecer, emociona por sua sinceridade e simplicidade, que fica clara no comportamento solidário das crianças.

Classificação: Livre

Onde assistir: Youtube

 

6. Uma lição de amor (2001)

 

O fime fala sobre um homem que tem uma deficiência mental que atrapalha seu intelecto. Sam Dawson, portador da condição, se envolveu em uma briga judicial ao tentarem tirar sua filha de 7 anos de sua guarda, sob alegação de que ela teria ultrapassado a idade mental do próprio pai.

Classificação: Livre

Onde assistir: Amazon Prime, Youtube, Apple TV.

 

7. O Primeiro da Classe (2008)

 

O filme fala sobre um garoto que sofre com a síndrome de Tourette. Brad Cohen passa dificuldades na escola por conta de sua condição, e promete se tornar um professor, passando por cime de tudo para alcançar seu sonho!

Classificação: 10 anos

Onde assistir: Youtube

 

Quando falamos do assunto, não estamos apenas nos referindo à presença física dessas crianças nas escolas e em outros espaços sociais. A verdadeira inclusão vai além disso. Ela envolve a criação de um ambiente acolhedor e receptivo, onde todas as crianças se sintam valorizadas e respeitadas.

A inclusão de crianças com deficiência traz benefícios não apenas para elas, mas também para as outras crianças ao seu redor. Quando crianças com deficiência são incluídas, as demais têm a oportunidade de aprender sobre a diversidade e a importância da empatia. Elas aprendem a valorizar as diferenças e a trabalhar juntas para superar desafios!

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

Foto de Capa: Portal Acesse