6 museus de Goiás com tour virtual para celebrar o Dia Nacional das Artes

Visitar museus de forma online também pode ser um estímulo para pessoas que não possuem o hábito desta atividade

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
d5cbdcda531f91ce2f261007c461ffee

12 de Agosto é comemorado o Dia Nacional das Artes! A data celebra as atividades artísticas, que podem abranger diversas áreas, como a pintura, o teatro, o cinema, a literatura, dentre outras. Além disso, a arte, história e literatura exercem grande peso em nossa construção social. São bens de grande valor da humanidade que merecem cuidado e atenção especial. Elas representam a evolução, a liberdade, e o conhecimento, trazendo o passado para o presente.

E Goiânia é uma cidade repleta de cultura e que trabalha para preservação da arte e história da arte goiana. Assim, a capital dispõe de um grande acervo histórico em museus espalhados pela cidade.

Mas enquanto estamos em meio a um período de restrições e isolamento, por conta da pandemia do coronavírus, o hábito de visitar museus e exposições também teve de ser interrompido. Por isso, alguns locais disponibilizam a oportunidade de conhecer mostras de arte em museus de forma online, o chamado ‘’Tour Virtual’’, que possibilita o acesso à cultura de forma mais ampla e facilitada, e que, podem ser um estímulo àqueles que não têm por hábito esse tipo de atividade.

O Curta Mais separou 6 museus em Goiás que aderiram ao ‘’Tour Virtual’’. Confira:

Museu de Arte Contemporânea de Goiás – Oscar Niemeyer 

 

Um dos espaços mais significativos das artes visuais em Goiás. Foi criado em 1988 com a missão de preservar, pesquisar e expor obras dos acervos dos órgãos estaduais; além de estimular a produção artística através de mostras individuais e coletivas de artistas locais, nacionais e internacionais. 
oscar

 

Palácio Conde dos Arcos

O Palácio Conde dos Arcos na cidade de Goiás foi a primeira sede dos governadores da Província de Goiás. Foi construído em 1751, na praça principal da cidade, antiga capital do Estado, pelo primeiro governador, Dom Marcos de Noronha, conhecido como “Conde dos Arcos”.
conde

 

Museu Pedro Ludovico

O Museu Pedro Ludovico foi criado em 1987, em homenagem ao fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. Trata-se da antiga casa da família de Pedro Ludovico Teixeira construída em 1934, em estilo art déco, com dois pavimentos.
pedro

 

Museu Ferroviário de Pires do Rio

 

O Museu Ferroviário foi criado em 1989 no espaço onde funcionava a antiga oficina mecânica das locomotivas a vapor da Rede Ferroviária Federal. A oficina foi construída em 1940, ao lado da Estação Ferroviária da cidade e servia de apoio e manutenção das locomotivas que faziam o percurso no Estado de Goiás.
pires

 

Museu Goiano Zoroastro Artiaga

 

O Museu Goiano Zoroastro Artiaga foi inaugurado em 05 de julho de 1946 com o nome de seu fundador, Zoroastro Artiaga, como Museu de referência histórica do Estado de Goiás, com a missão de colecionar, conservar e transmitir a memória cultural do Estado.
zoroastro

 

Museu da Imagem e do Som

 

Foi criado em 1988 e possui um acervo constituído de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, películas, fotografias, documentos textuais e bibliográficos.
mis

 

Todo o acervo pode ser acessado de graça na plataforma da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que permite o tour virtual com imagens em 360º por esses museus goianos.


Informações e Imagens: Secult GO