6 construções sustentáveis em Goiânia que ajudam a tornar o mundo melhor

Em homenagem à Semana do Meio Ambiente, inovações que fazem toda a diferença

Giovana Andrade De Almeida
Por Giovana Andrade De Almeida
b24b0555fb63dbd1708db3f057d1b664

Celebrado no dia 05 de maio, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído há quase 50 anos na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que ficou popularmente conhecida como Conferência de Estocolmo. 

 

A partir de então, a primeira semana do mês de junho é chamada Semana do Meio Ambiente, e tem o objetivo de conscientizar a população a respeito de problemas ambientais e da importância da preservação dos recursos naturais. 

 

Desde a Conferência, o modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo vem passando por cada vez mais mudanças, transformando também os princípios que orientam a política ambiental em todo o planeta. 

 

Apesar de o caminho a ser percorrido para solucionar os problemas ambientais ainda ser longo, o debate a respeito dessas questões já gerou bons frutos. No mundo todo, projetos e soluções sustentáveis passaram a ganhar força, e em Goiânia não foi diferente.

 

Por isso, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, reunimos aqui seis construções sustentáveis que tornam Goiânia e o mundo melhores. Confira!

 

Centro de Diagnóstico Unimed Goiânia

12bc55979e69a175fde1600a692c4c11.jpg

 

Localizado no Setor Bueno, o Complexo Administrativo e Centro de Diagnósticos da Unimed Goiânia foi o primeiro da região Centro-Oeste a conquistar o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), uma certificação internacional que avalia e premia construções sustentáveis. O selo LEED classificou o prédio da Unimed como ambientalmente responsável, economicamente sustentável e com espaços saudáveis para se trabalhar. A construção utiliza energia solar e reaproveita a água das chuvas, além de ter lâmpadas de LED. 

 

Sede Administrativa da Piracanjuba

f8910f58d96ecbe543ddb7438201125b.jpg

 

Em 2020, outra construção goiana conquistou a certificação LEED. No prédio verde da Piracanjuba, 24% do consumo energético é atendido por energia solar; com isso, a construção economiza 50% de energia em relação a edifícios similares. Além disso, o prédio conta com uma fachada com vidros de alta performance, que permitem conservação da temperatura interna e iluminação natural, proporcionando ainda mais redução do consumo de energia. Para a economia de água, adotou-se um sistema de reuso de água pluvial, instalação de bacias sanitárias, aproveitamento da água da chuva e metais sanitários eficientes. Outro diferencial se deu na edificação do empreendimento, que reciclou mais de 94% dos resíduos gerados na construção, e superou o índice de uso de madeira certificada, com selo Forest Stewardship Council (FSC), atingindo 59% do total empregado no edifício.

 

Supermercado Assaí

f5840f47aebb62510389566ba9598c87.jpg

 

A unidade da rede de supermercados localizada na Avenida Independência, no Centro de Goiânia, foi a segunda loja do Assaí a instalar uma usina de energia solar. A construção goiana, inaugurada em 2017, recebeu a maior usina de energia solar urbana do Brasil, com 3.000 painéis solares instalados em 8.000 metros quadrados, no telhado da loja. A tecnologia fotovoltaica é responsável pela geração de 40% do consumo de energia elétrica da loja, o equivalente ao que é consumido pelo sistema de ar-condicionado e iluminação de toda a unidade.

 

Órion Complex 

f7e4d4406f23d133508dfc761a16be8f.jpg

 

O Órion, imponente complexo de 44 andares, aposta na sustentabilidade com tecnologias que reduzem o consumo de água. O empreendimento promove o reuso das gotas de água dispensadas no processo de condensação do sistema de ar condicionado, direcionando a água que goteja nos drenos dos aparelhos da central de ar-condicionado para um reservatório. A captação diminui a utilização da água da concessionária local. Além disso, a chuva que cai sobre as lajes impermeabilizadas do Órion também é reaproveitada e, no período chuvoso, 100% da irrigação dos jardins do empreendimento é feito com a reserva. Já para diminuir o consumo de energia, o sistema de ar-condicionado do complexo é dotado de inteligência artificial e mecanismos de última geração, os quais conseguem medir a demanda dentro do edifício para atender à necessidade exata do momento.

 

Kingdom Park Residence 

61efef43ba6feaef9dbf2e4750718ee0.jpg

 

O condomínio residencial de luxo conta com uma série de inovações sustentáveis, como aproveitamento da água da chuva e vaga verde na garagem com tomada destinada a recarga de veículos elétricos, mas o grande diferencial da construção é a usina eólica no topo do edifício, responsável pela energia das áreas comuns da torre. 

 

Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci Goiás)

3e8ab582bd47690ba4ab0ea328bba931.jpeg

 

A sede do Seconci Goiás, no Jardim América, conta com uma micro-usina fotovoltaica, instalada em dezembro de 2018, responsável por gerar a energia elétrica utilizada no prédio. Segundo o site da instituição, nos primeiros seis meses após a instalação da usina houve uma redução de 41% no consumo total de energia elétrica, o que resultou na economia de 74% das contas de energia.