5 dicas infalíveis para cultivar rosas em ambientes fechados

Se você é um apaixonado por rosas, essa matéria é para você

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
eb024c6550792bdf2ff79e01b925fcc8

Ao contrário do que muitos pensam e difundem , é sim possível cultivar rosas em vasos dentro de casas ou apartamentos. A rosa é um arbusto de clima mais ameno que é muito exigente em fertilidade do solo, luz e permeabilidade do solo. Normalmente floresce da primavera ao outono. 

 

Elas são flores, como qualquer outra, podem ser cultivadas por qualquer pessoa com boa vontade e um pouco de conhecimento sobre flores e plantio. Confira as dicas para ter uma roseira para chamar de sua dentro da casa ou do apartamento.

 

O vaso correto

 

As rosas são flores de raízes longas, por isso, os vasos indicados para o cultivo das plantas precisam ter em torno de 30 centímetros de profundidade, para que consigam absorver a água e os nutrientes necessários para que cresçam e floresçam. A grande dica  é usar suporte com rodinhas sob o vaso, assim quando a planta entrar em dormência no outono será realocada para um recanto menos visado do espaço.

 

A iluminação

A pouca luminosidade é uma das causas frequentes da morte das rosas quando cultivadas dentro de casa ou de apartamentos.  Se você pretende ter uma roseira, a varanda, sacada ou outro local em que o sol entre é o adequado para colocar sua roseira

 

Solo e Adubação

 

As rosas são ótimas em se adptar a vários topos do solo.  A única exigência é que ele seja rico em matéria orgânica e possua drenagem adequada. Sendo assim, uma mistura de 40% de terra, 40% de húmus e 20% de areia é perfeita para o cultivo das rosas. 

 

É preciso saber regar

A roseira deve ser regada diariamente até aparecer a primeira folhagem. No verão, as regas podem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana. No inverno, 1 vez por semana. A rega deve ser feita sempre no caule e nunca se deve molhar as flores, pois favorece o aparecimento de doenças.

 

Podar é preciso

 

Sempre que notar o surgimento de folhas secas, é preciso podar cortando o galho imediatamente abaixo das pétalas. Fazendo isso, você colabora para o nascimento de um novo botão.