5 dicas de ouro para os pais ajudarem os filhos a se prepararem para o Enem

O apoio da família é fundamental para o estudante que está prestes a fazer a prova

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
c5b8eb290d38d8fe17f2c9b80779773a

Este é um conteúdo patrocinado pela PUC Goiás

Está chegando o Enem, a época mais tensa do ano para milhões de estudantes em todo o país. E se tem alguém que consegue ficar ainda mais ansioso do que o aluno são os pais, que estão ali do lado acompanhando a trajetória dos filhos e aquela contagem regressiva para decidir suas vidas profissionais. No entanto, algumas vezes, ao invés de ajudar, isso contribui para gerar ainda mais estresse num momento em que tudo que o estudante precisa é de tranquilidade e foco. É claro que pai ou mãe nenhum(a) age assim de forma intencional.

Por isso, preparamos algumas dicas pra você saber como agir nessa etapa tão delicada. Atitudes simples, mas que fazem muita diferença para que os filhos se sintam mais confiantes na hora da prova.

1. Não ponha (ainda) mais pressão

Será que eu tô cobrando demais? Ou tô cobrando de menos? Todos os pais já se depararam com essa dúvida. O que você deve ter em mente é que eles e elas já estão expostos a pressões que vêm de todos os lados. Pressão por parte da escola, dos professores, dos colegas, de si próprios. Simulados aos sábados e domingos, 10 aulas por dia, matéria acumulada. Não é mole aguentar tudo isso. O que você pode fazer é participar na medida certa, sem stress.

2. Dê apoio e incentive

A palavra mágica é apoio. Eles já estão cheios de dúvidas e dilemas emocionais e, por isso, saber que contam com o apoio da família, seja qual for o resultado, ajuda a diminuir a tensão que estão enfrentando. Esteja aberto, mostre que você está ali para ouvir seus desabafos, ofereça carinho e abraço na hora do nervosismo, e ao mesmo tempo, incentive-os e deixe claro que você acredita no potencial deles. É isso que passa confiança.

3. Respeite as escolhas

Antes de mais nada, a vida é deles. É muito importante que os pais respeitem as decisões dos filhos. São eles que devem decidir sobre a carreira que querem seguir. Você, como pai ou mãe, pode e deve orientar, auxiliar, trazer outras visões, mas não pode passar por cima da vontade deles. Além de deixar o aluno inseguro, uma imposição como essa pode prejudicá-lo a vida toda, pois seguir uma profissão que não gosta é meio caminho andado para a frustração. Diálogo sim, mas a última palavra é do jovem.

3. Deixe que eles controlem o tempo e a rotina

Ajude seu filho a criar um planejamento de estudos, mas não imponha horários. Cada um tem o seu método de estudo e captura o conhecimento de forma diferente, por isso, não adianta querer que eles estejam com um livro na mão 16 horas por dia. Você pode até dar uma fiscalizada, mas respeite o ritmo e o jeito de cada um estudar. Ah, e não se esqueça: reservar momentos de lazer e descanso na agenda também é fundamental para um bom desempenho.

4. Mais confiança, menos controle

É muito importante você controlar a sua própria ansiedade e passar confiança para o seu filho ou sua filha. Lembre-se que o desempenho deles será fruto de todo o processo de anos de aprendizado, e não do velho ‘rezar na hora da morte’. Experimente fazer uma pergunta a eles: “O que você espera dos seus pais neste momento?”. Essa abertura pode ser a chave para que se sintam mais confiantes. Pode crer que eles valorizam o seu estímulo e contam com seu apoio incondicional.

5. Pesquise sobre a universidade

É a universidade que vai fazer a travessia do seu filho rumo ao futuro. Sua filha quer cursar Biomedicina e você não sabe nada sobre o curso? Seu filho está de olho numa vaga numa universidade distante e que você não conhece? Essa é a hora de ir atrás dessas informações e a internet é a sua grande aliada. Todas as boas universidades do país têm seus sites oficiais, com dados sobre os campus, grade curricular e outras noções importantes.

Quer conhecer a ementa do curso, o mercado de trabalho daquela área e as possibilidades de salário? Pesquise e converse com seu filho. O site da PUC Goiás, por exemplo, tem todas essas informações para você, inclusive o vestibular já está com as inscrições abertas e a nota do ENEM pode ser usada para garantir uma vaga.

Acesse vestibular.novopuc.com e veja como é simples!