4 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Adelina Lima
Por Adelina Lima
a49da202186c6e2d44b097c391fa6da4

Vai chegando as férias e, com ela, aquela vontade imensa de viajar, seja para um lugar que nunca foi ou para reencontrar amigos e familiares que estão mais distantes. E é justamente nessa época, principalmente no período de férias escolares, que o preço das passagens aéreas inflaciona e é necessário muita busca para encontrar as melhores tarifas. Foi pensando nisso que preparamos este post recheado de dicas muito úteis para você organizar suas viagens com os melhores preços.
 907526891f7f7d1d54545beecd2ca6a8.jpg

Dica 1 – Limpe os cookies ou troque o navegador

Quando estiver no processo de compra das passagens e já tiver acessado muitos sites para fazer a pesquisa de preço, fique atento. Algumas companhias aéreas utilizam tecnologias que, por meio dos cookies instalados no seu navegador, alteram o valor das passagens de acordo com a quantidade de buscas que você realiza. Seguindo a lógica que, quanto mais você busca por determinada data, mais interesse você tem nela, maior será a tarifa para aquele período. Por isso, na hora de pesquisar preços e realizar a compra da passagem, limpe o cache do navegador ou utilize uma aba anônima; você provavelmente perceberá a diferença.

 

Dica 2 – Como saber se uma passagem aérea é barata?

Muitas vezes vemos anúncios de promoções de passagens, mas não temos certeza se os preços estão realmente em promoção. Então como sabemos se a passagem está realmente barata? Realizamos muitas buscas enquanto escrevemos esse guia e, a partir delas, conseguimos estabelecer uma média de qual preço, sem taxas, é considerado barato para os principais destinos do mundo. Os preços abaixo são médias estimadas, saindo das principais capitais brasileiras (Rio de Janeiro e São Paulo) e não incluem saídas em alta temporada (pois o preço das passagens inflaciona nessa época).

2617158178c4311403b2b9ebc560e66b.jpg 

 

Dica 3 – Inscreva-se em programas de milhagem

Quando viajamos com bastante frequência, podemos aproveitar as recompensas de optar por uma única companhia aérea aderindo ao seu programa de milhagens. Em geral, esses programas são vantajosos, pois não cobram uma taxa para assinatura de novos clientes. Para quem viaja muito, os programas de milhas são ótimas formas de acumular pontos e resgatar passagens. Façamos uma simulação: digamos que, a cada compra de passagens ida e volta, você ganhe mil pontos. Ao completar cinco ou seis viagens completas, é muito provável que você tenha pontos suficientes para resgatar bilhetes ida e volta para uma nova viagem.

Existem outras modalidades de clubes de pontos, alguns são vinculados com cartões de crédito, transformando suas compras em milhas. Antes de escolher um cartão que possua esse serviço, cuidado: é comum que estes cartões tenham anuidades salgadas. Por isso, antes de qualquer coisa, analise bem os prós e contras, e defina se vale a pena usar seu cartão para acumular pontos. Um ponto positivo de acumular milhas pelo cartão de crédito é a possibilidade de, na maioria das vezes, poder resgatar passagens de qualquer companhia.

46cb8a2ea8cfd70a52d82df79f90b9f6.jpg

 

Dica 4 – Procure passagens para aeroportos alternativos

Quando um aeroporto é muito concorrido, é comum que as tarifas de voos até ele sejam mais caras. Por isso, na hora da busca, vá além do obvio e busque também os aeroportos mais próximos. Por exemplo, se você precisa viajar até São Paulo e as passagens até Congonhas estão muito caras, verifique Guarulhos. Caso Guarulhos também esteja acima do orçamento que você tem disponível, tente Viracopos, em Campinas. O mesmo vale para o Rio de Janeiro. Se as tarifas estiverem altas para o Aeroporto Santos Dumont, tente o Galeão. Talvez você precise mudar um pouco o seu itinerário, por isso avalie se a economia valerá a pena.

Participando de algum programa fidelidade, é só ficar de olho: os grandes feirões de passagens aéreas costumam trazer promoções também em milhagem, onde você paga o trecho com as milhas acumuladas. Mas fique atento, pois as milhas não cobrem as taxas de embarque.

0998d7c241339dcb3c196938eedf63f3.jpg