4 artesãos goianos que estão ganhando o mundo e você precisa conhecer

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Retomada, está produzindo uma série de documentários sobre o que eles chamam de “Os Guardiões do Artesanato de nosso Estado”

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
e2e06ac678bac00b0fb5b3c8e4226e38

O trabalho de um artesão é transformar matérias como barro, madeira ou folhas,  em obras com características marcantes. Em Goiás, esses profissionais ganharam um projeto especial que tem como objetivo, divulgar o trabalho desenvolvido e incentivar novos talentos. 

 

Para isso, a Secretaria Estadual de Cultura (Seduc), em parceria com a Secretaria de Retomada, está produzindo uma série de documentários sobre o que eles chamam de “Os Guardiões do Artesanato de nosso Estado”. 

 

Quatro episódios já estão disponíveis nos canais do YouTube dessas secretarias, e o Curta Mais lista aqui um pouco da história e trabalho desenvolvido por cada um deles. 

 

Listamos aqui os quatro artesãos que já foram entrevistados e que você precisa conhecer:

 

Juão de Fibra

ea7c7e6dee6dd8e6eac57a26e7e29833.jpeg

Nascido no Ceará e radicado em Goiás, mestre Juão de Fibra é reconhecido nacional e internacionalmente pelo artesanato com capim colonião. Entre as peças estão objetos de decoração e biojoias, todas marcadas pela autenticidade. Suas obras já foram divulgadas em importantes publicações como a Revista Vogue. O mais legal é que ele compartilha seu conhecimento e repassa suas técnicas para outras pessoas interessadas em aprender. 

 

Instagram: @juaodefibra 

 

Fátima Bastos

 

ff0869510a9afae12144ef2c9116a9d8.jpeg

Fátima Bastos é uma artesã goiana de Olhos D’Água, distrito de Alexânia. Ela é internacionalmente conhecida por seu trabalho com imagens sacras feitas com palha de milho e fibra de bananeira.

Suas obras, marcadas pela simplicidade e expressividade, atraem milhares de turistas ao pequeno vilarejo goiano.

A trajetória da artista traz um acontecimento muito especial: Ela foi escolhida para produzir uma imagem da Virgem Maria para o Papa Francisco.

Fatinha desenvolve seu trabalho com amor e gratidão às artesãs pioneiras em Olhos D’Água. Ela é uma fiel defensora da identidade do artesanato goiano.

 

Instagram: @fatinhafibrasefios

 

Hilda Freire

0334267e0090a42e3dc3d09525d516fc.jpeg

 

Hilda Freire tabmém é uma artesã de Olhos D’Água de Goiás, bucólico distrito de Alexânia, Goiás. Ela é nacionalmente reconhecida por seu trabalho com barro bruto. Suas mãos transformam a matéria prima retirada do Cerrado em peças repletas de personalidade.

Hilda já participou de importantes salões de artesanato no Brasil e no exterior. Talentosa e extremamente determinada, a artesã espera trabalhar cada vez mais e também transmitir seus conhecimentos para as novas gerações de artistas.

 

Instagram: @hyldafreire 

 

José Cambotta

bdd77853506c619459c7f8a9c42e5288.jpeg

José Alves Cambota, mais conhecido como Mestre Cambota, nasceu em Guapó, município de Goiás, em 11 de junho de 1941. Incentivado por Frei Confaloni e Antônio Poteiro, começou suas criações artísticas no ano 2000. Em 2003, fez sua estreia no circuito das artes plásticas com a mostra A Paixão de Zé Cambota, no Museu de Arte de Goiânia (MAG). Aclamado como uma revelação, o mestre produz suas obras praticamente sem a intervenção de ferramentas. Atualmente, as obras de Cambota, ocupam lugar de destaque em diversos lugares na América do Sul, Europa e Ásia.

 

Instagram: @mestrecambota41

 

Conheça mais sobre o trabalho dos artistas na série de vídeos artesãos goianos disponíveis no canal do YouTube da Secult Goiás:

 

https://youtube.com/c/SecultGoi%C3%A1sCultura