3 cidades goianas serão sedes do Festival Paralímpico 2021

O festival proporciona a experimentação de esportes paralímpicos a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência físico-motora, visual ou intelectual.

Beatriz Mendes
Por Beatriz Mendes
4b2944492687c55838748d51de6255d2

Nesta quarta-feira (22), no Dia Nacional do Atleta Paralímpico, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou que a edição 2021 do Festival Paralímpico vai acontecer no dia 4 de dezembro. O evento, que foi realizado pela primeira vez em 2018, proporciona a experimentação de esportes paralímpicos a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência físico-motora, visual ou intelectual.

 

O Festival será promovido simultaneamente em 70 cidades de 25 estados do país e do Distrito Federal. Aqui no estado de Goiás, as cidades de Goiânia, Anápolis e Valparaíso de Goiás foram escolhidas para sediar o projeto.

 

A relação dos municípios pode ser conferida AQUI.

 

Cada sede oferecerá a experimentação de três modalidades, e para esse ano, a expectativa do CPB é reunir sete mil crianças com deficiência nas atividades. O evento terá protocolos sanitários por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

 

“A ideia é mostrar à criança, de forma lúdica, que ela pode e deve fazer [exercícios], com materiais esportivos que são adaptados, servindo como exemplo para professores de escolas regulares, que muitas vezes imaginam ser necessário um aparato especializado”, explicou Ramon Pereira, coordenador de Desporto Escolar do CPB.

 

Nas edições anteriores, o Festival acompanhou justamente a data celebrada nesta quarta-feira, ocorrendo sempre aos sábados. Devido à pandemia, o evento foi adiado para o fim do ano e será realizado na sequência do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, uma sexta-feira.

 

 

Fonte: Agência Brasil