21 filmes de superação de pessoas reais como você que deram a volta por cima

Uma seleção de histórias emocionantes para inspirar você em momentos difíceis.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
363d85836f2cf909bef8f6ccca308951

Uma seleção de histórias reais transformadas em belas produções cinematográficas para servir de estímulo nos momentos de desafios ou quando tudo parece perdido.

 

1. A vida é Bela

Vencedor de três estatuetas do Oscar, é um filme de superação emocionante e inspirador.

A produção se passa durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, quando o judeu Guido e seu filho, o pequeno Giosué, são enviados para um campo de concentração na Alemanha.

Em busca de proteger o filho da violência do campo, Guido utiliza sua imaginação e bom humor para fazer com que o filho acredite que eles estão participando de um jogo, do qual devem ser campeões.

O filme mostra a superação do pai, que busca modificar a realidade do filho por meio da visão que ele tem sobre as coisas que acontecem no cotidiano.

 

2. À Procura da Felicidade

Também inspirado em uma história real, À Procura da Felicidade narra a trajetória de Chris Gardner, um pai de família que passa por problemas financeiros e é abandonado pela esposa.

Interpretado por Will Smith, Chris se vê na posição de pai solteiro e precisa cuidar de seu filho, Christopher, de cinco anos.

Ele consegue um estágio em uma corretora de ações devido à sua habilidade como vendedor, mas o trabalho não é remunerado.

Com tantos problemas financeiros, Chris e o filho são despejados e passam a viver em abrigos, banheiros públicos e estações de metrô.

Chris, no entanto, nunca abandonou a motivação para mudar a sua realidade até se tornar um milionário, atuando como corretor da bolsa de valores.

 

3. Invencível

Durante uma missão militar na Segunda Guerra Mundial, o atleta olímpico Louis Zamperini sofre um acidente de avião e cai no Oceano Pacífico, onde fica à deriva com outros dois companheiros. Após 47 dias de sobrevivência em um bote salva-vidas, eles são capturados por um navio de guerra japonês. A partir de então, são mantidos como prisioneiros de guerra em um campo onde sofriam constantes torturas durante dois anos. Ao longo desse período, o protagonista precisa colocar à prova sua força mental e resistência física para sobreviver à violência, atuando como um verdadeiro exemplo de superação.

 

4. Coach Carter

Baseado em fatos, o filme conta a história do dono de uma loja de artigos esportivos na Califórnia, Ken Carter, que é convidado para ser técnico da equipe de basquete do Colégio Richmond, escola onde estudou. Quando jovem, Carter jogava basquete na escola, onde obteve vários títulos.Agora, como técnico, ele cria um método rígido de treinamento.

O objetivo não era apenas melhorar o desempenho do time, mas ajudar os alunos a melhorarem suas vidas.

O método de Carter incluía controle de frequência nas aulas, boas notas na escola e comportamento respeitoso por parte dos jogadores.

Durante sua atuação, o treinador tem uma grande influência sobre a vida de seus alunos.

 

5. A teoria de tudo

A história real de Stephen Hawking, o físico britânico Stephen Hawking que superou todas as adversidades para ser um dos grandes gênios da ciência. Aos 21 anos, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que não possui cura. Mesmo com uma perspectiva de vida ruim e se tornando cada vez mais dependente dos outros, o jovem nunca desistiu de seguir seu sonho na carreira de astrofísico.

Trata-se de um relato de sua jornada até se tornar um dos físicos mais consagrados da história.

 

6. O lado bom da vida

No filme, estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, Pat Solitano é um homem que perdeu sua casa, emprego e casamento devido a um transtorno bipolar, que dificulta suas relações com a família. Depois de oito meses internado, ele volta a morar com os pais em busca de reconstruir sua vida. É então que ele conhece Tiffany, uma mulher que também tem suas dificuldades, mas que é capaz de trazer mudanças para a sua vida. A produção demonstra como é possível recomeçar e perseguir objetivos de vida, mesmo frente a tantos problemas, desde que exista a motivação para isso.

 

7. Intocáveis

Um dos mais aclamados filmes do cinema francês, Intocáveis retrata a trajetória de Philippe, um multimilionário que sofre um grave acidente e fica tetraplégico. Por precisar de um assistente ao seu lado, ele contrata Driss, um jovem ex-presidiário que não possui nenhuma experiência em cuidar de pessoas. Driss é capaz de lidar com Philippe de forma natural, sem tratá-lo como um coitado. Com o tempo, ele aprende a cuidar de Philippe, mesmo cometendo erros cômicos como assistente. Os dois constroem uma amizade sólida durante a história, e veem suas vidas completamente alteradas a partir da parceria entre eles. 

 

8. Extraordinário

Lançado em 2017, Extraordinário retrata a história de Auggie Pullman, um menino que nasceu com a síndrome de Treacher Collins, doença que causa deformação facial.

Aos 10 anos, após 27 cirurgias plásticas, os pais de Auggie decidem que é hora de ele frequentar, pela primeira vez, a escola regular, em vez de ter aulas particulares em casa, como acontecia até então.

É lá que ele precisa lidar com novos desafios e com os olhares de outras crianças à sua volta.

O filme é baseado no livro homônimo de Raquel Jaramillo Palacio, que virou best-seller, e mostra a importância da autoaceitação e da superação das dificuldades da vida. Além disso, a produção evidencia o papel da família no apoio ao garoto na busca pela motivação para sair de casa e enfrentar a escola. Uma história inspiradora para quem está lidando com dificuldades.

 

9. Até o Último Homem

Se você é fã de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, essa produção não vai decepcionar.

Também uma história real, Até o último homem conta a trajetória de Desmond T. Doss, soldado e socorrista do exército norte-americano que, devido a princípios pessoais, se recusava a tocar em armas durante as missões.

Mesmo assim, em uma batalha, ele conseguiu salvar a vida de mais de 75 homens, enfrentando com bravura todas as adversidades da guerra  — e sem portar nenhuma arma para isso.

Doss recebeu, em 1945, uma Medalha de Honra do presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman, em uma cerimônia na Casa Branca, devido aos seus esforços na guerra.

Trata-se de uma história de um homem corajoso, fiel à sua moral e determinado em relação ao seu objetivo, mesmo em tempos difíceis.

 

10. O discurso do Rei

Premiado com quatro prêmios Oscar, O discurso do rei conta a história de George, um príncipe britânico gago desde pequeno. 

Ele vai se tornar rei, mas seu problema com a fala é um desafio a ser enfrentado para que possa dar discursos eloquentes e manter a moral do povo elevada durante a Segunda Guerra Mundial. 

Após consultar com vários médicos que não resolvem o problema, sua esposa, Elizabeth, leva George até o terapeuta de fala Lionel Logue.

O médico realiza exercícios e coloca em prática métodos para que George tenha autoconfiança para falar em público.

 

11. Gênio Indomável

Will é um jovem com passagens pela polícia que atua como servente de uma universidade. Lá ele demonstra ser um gênio da matemática, mas, devido a uma exigência legal, precisa fazer terapia. 

O jovem não se identifica com nenhum profissional, até conhecer Sean, terapeuta que o ajuda a lidar com suas emoções e potencializar a sua inteligência.

O filme tem, como foco, a relação entre Will e Sean, mostrando aos telespectadores como a terapia e um mentor podem nos auxiliar a otimizar nossas qualidades e lidar melhor com nossos sentimentos.

 

12. Somos Marshall

Universidade Marshall, na Virgínia, 1970. Um acidente de avião mata 45 membros do time de futebol americano da universidade.

Baseado em uma tragédia real   - o voo Southern Airways 932  - o filme conta a trajetória de Jack Lengyel, jovem treinador que é contratado para liderar a equipe após o ocorrido.

Jack remonta o time com integrantes que não estavam no voo e atletas de outras modalidades, decidido a reestruturar o programa de futebol americano da universidade.

A história, apesar de ter como ponto de partida uma tragédia, demonstra a força da superação, da liderança e do trabalho em equipe para enfrentar os desafios da vida.

 

13. Invictus

Com o intuito de reduzir a segregação racial no país, engaja a população para torcer pela seleção nacional de rúgbi durante a Copa do Mundo, que ocorreria no país em 1995.

A produção retrata a época em que Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freeman, foi presidente da África do Sul.

Mandela auxiliou François Pienaar, capitão da equipe, a ser um líder bem-sucedido, contribuindo para que a seleção se tornasse a campeã da Copa.

Com isso, somos apresentados não apenas à capacidade de liderança de Mandela, mas também à sua habilidade de ser um mentor para outras pessoas.

 

14. O Menino que Descobriu o Vento

O filme conta a história de um garoto de Malawi que, diante da falta de mantimentos em sua vila, inventou um sistema de captação de energia eólica, possibilitando bombear água para o cultivo de alimentos na seca. Além de dirigir, Ejiofor dá vida ao pai do menino, Trywell. O garoto, William, é interpretado pelo queniano Maxwell Simba, em seu primeiro trabalho de atuação. O filme narra a história verídica de William Kamkwamba, que ficou conhecido mundialmente por sua invenção e se formou engenheiro na Universidade de Dartmouth, uma ivy league americana.

Emocionante, rico em detalhes e extremamente importante, O Menino Que Descobriu O Vento promete te conquistar profundamente.

 

15. Mãos Talentosas: A História de Ben Carson

O filme conta a história real do lendário Jesse Owens, atleta negro que brilhou nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, e acabou no que era para ser uma festa dos ideais de supremacia ariana de Hitler.

O personagem é incrível, a história é fascinante e serve de inspiração para todos que estejam passando por momentos de desafio.

 

16. Raça

Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

 

17. Walt, antes do Mickey

Walt, antes do Mickey – filmes de superacao

Se você está em busca de algo que ainda não conquistou, inspire-se em Walt Disney.

Quantas vezes falhamos em nossas tentativas até alcançar o sucesso?

Se você está em busca de algo que ainda não conquistou, inspire-se em Walt Disney, criador da Disney, uma das maiores multinacionais do mundo e um dos empreendimentos mais bem-sucedidos da história.

O filme mostra a trajetória de Walt Disney antes do sucesso, que faliu duas vezes antes de criar seu império.

A produção mostra a paixão de Walt Disney por desenhar e por fazer as pessoas felizes  — objetivo que deu origem a um dos personagens mais queridos da história, o Mickey Mouse.

Inspire-se na jornada desse empreendedor e veja que, muitas vezes, os erros são o caminho para o amadurecimento e o sucesso.

 

18. Quase Deuses

Essa é uma história real que se passa na década de 1930, em Nashville, nos Estados Unidos.

Vivien Thomas é um jovem negro que é contratado como faxineiro em um laboratório de cirurgias experimentais.

Lá ele acaba trabalhando com o Dr. Alfred Blalock durante uma investigação médica sobre técnicas para cirurgia no coração.

Vivien, embora não tenha formação em medicina, tem um grande aprendizado ao lado de Blalock e demonstra talento na área.

Juntos eles realizam uma descoberta importante, mas, inicialmente, apenas Blalock é reconhecido.

A produção mostra como o talento, a capacidade de colaboração e o aprendizado constante são fundamentais na busca pelo sucesso.

 

19. Lion 

Aos cinco anos de idade, o indiano Saroo se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

Impossível não se emocionar e não se inspirar com essa história real de superação.

 

20. Bem-Vindo à Marly-Gomont

Também baseado em uma história real, o filme Bem-Vindo à Marly-Gomont, dirigido e co-escrito por Julien Rambaldi, conta a história de Seyolo Zantoko (Marc Zinga), que após se formar em Medicina na França, resolve trazer sua esposa (Aissa Maiga) e os dois filhos do Zaire (sua terra natal), e se muda com eles para uma pequena cidade do interior do país chamada Marly-Gomont, onde ele será o médico da localidade. 

O grande conflito narrativo do filme se apoia no fato de que Seyolo e família se mudam para uma cidade que nunca viu negros antes. Então, as situações as quais a família vive envolvem a superação de muitos obstáculos – todos relacionados ao preconceito e à intolerância. 

Entretanto, chama a atenção em Bem-Vindo à Marly-Gomont o fato de que todos esses acontecimentos são retratados com uma leveza e com muito senso de humor, o que faz com que cheguemos ao final dessa história totalmente envolvidos com essa jornada – que tem muito a nos ensinar, especialmente sobre resiliência, força interior e sobre perseverança!

 

21. O Homem que viu o Infinito

Uma verdadeira história de amizade que mudou a matemática para sempre. Em 1913, Ramanujan, um gênio da matemática autodidata da Índia viaja para a o Colégio Trinity, na Universidade de Cambridge, onde ele se aproxima do seu mentor, o excêntrico professor GH Hardy, e luta para mostrar ao mundo a brilhantia de sua mente.