18 filmes e séries sobre advocacia para se inspirar e aflorar seu senso de justiça

Para celebrar o dia do advogado, sugerimos uma pausa relaxante no dia para fazer uma boa maratona de filmes e séries

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
ff3411932ea147d749270e1945007481

Sabia que dia 11 de Agosto é comemorado o Dia da Advocacia?! Para celebrar o profissional tão importante e que luta por uma sociedade mais democrática e igualitária, separamos algumas séries e filmes sobre o tema para você se inspirar e, quem sabe, aflorar ainda mais o seu senso de justiça. 

E para os advogados e advogadas, que tal relaxar um pouco hoje?! Sabemos que nem só de tribunais, processos, reuniões e contratos, vive o profissional de Direito. Espairecer é preciso! 

Confira abaixo a lista que separamos para vocês:

 

 

Séries

 

 

How to Get Away With Murder (Netflix)

 

Possivelmente uma das séries sobre advocacia mais famosa da atualidade, How to Get Away With Murder, ou “Como se livrar de um Assassinato’’, se passa em uma renomada universidade na Filadélfia, onde a advogada e professora criminal Annalise Keating leciona. A personagem escolhe cinco de seus alunos para um intenso programa de estágio, para que eles possam contribuir ativamente nos casos reais da advogada. A série é estrelada pela atriz vencedora de Oscar, Viola Davis e produzido por Shonda Rimes (Grey’s Anatomy).

 

Suits (Netflix)

Suits é a série jurídica mais recomendada e comentada dos últimos tempos. Mike Ross (Patrick J. Adams) é um garoto que abandonou a faculdade de direito mas, brilhante como é, consegue uma entrevista com o respeitado Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos melhores advogados de Manhattan. Quando percebe o talento nato e a memória fotográfica do garoto, Harvey o contrata e, juntos, eles formam uma dupla imbatível. Mesmo sendo um gênio, Mike ainda tem muito a aprender sobre o Direito. E mesmo sendo um advogado tão competente, Harvey irá aprender com sua nova dupla a ver seus clientes de outra maneira. 

 

Olhos que Condenam (Netflix)


Baseado em fatos reais, a minissérie mostra a triste de história de cinco jovens negros do Harlem que foram injustamente acusados de estuprarem uma mulher no Central Park. Julgados em 1990, eles só foram inocentados em 2014, depois que 

evidências de DNA comprovaram que o grupo não estava conectado ao brutal crime.

 

 

 

The Good Wife (Prime Video e Paramount+)

 

The Good Wife é uma série dramática que tem como protagonista Alicia Florrick, uma esposa e mãe que assume responsabilidade total sobre sua família e volta ao mercado do trabalho depois do escândalo de sexo e corrupção em que seu marido se envolveu e o levou para a cadeia. Deixando de lado a traição e a humilhação pública causada por seu marido, Peter, Alicia recomeça sua vida e volta a trabalhar como advogada.

 

 


Em Defesa de Jacob (Apple TV)

 

A minissérie conta a história de Jacob Barber, um adolescente acusado de ter assassinado um de seus colegas de escola que fazia bullying com ele, Ben Rifkin, e que precisa da ajuda do pai para advogar em sua defesa. A tarefa, que já seria difícil para um desconhecido, uma vez que existem provas contundentes contra o garoto, se torna ainda mais desafiadora por envolver um sentimento fraternal.

 

 

American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson (Star+)

 

O ex-jogador de futebol americano e ator O.J. Simpson é acusado de ter assassinado a facadas sua segunda ex-mulher, a modelo Nicole Brown, e o amigo dela Ronald Goldman. Começa então a luta de Simpson para provar no julgamento que é inocente. A minissérie é baseada em fatos reais.

 

 

 

Justiça (GloboPlay)


Aclamada pela crítica, “Justiça” é uma produção nacional exibida pela TV Globo em 2016 e indicada ao Emmy Internacional daquele ano na categoria de Melhor Série Dramática. Adriana Esteves concorreu ao prêmio de Melhor Atriz. Ambientada no Recife, a história acompanha personagens que buscam justiça e cujas vidas acabam se entrelaçando.

 

 

Billions (Netflix)

 

Os protagonistas desta série são Chuck Rhoades, um agressivo procurador de justiça com planos de se tornar governador de Nova York, e Bobby Axelrod, um dos homens mais ricos e poderosos de Wall Street. Ambos se detestam. O empresário vive cometendo diversas irregularidades a seu favor — e o procurador anseia por um deslize de seu rival para “pegá-lo” e condená-lo pelos seus crimes contra o sistema financeiro.

 

 

 

Better Call Saul (Netflix)

Série derivada do sucesso Breaking Bad, é ambientada seis anos antes de Saul Goodman conhecer Walter White. Quando o conhecemos, o homem que se tornará Saul Goodman é conhecido como Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas procurando o próprio destino e, mais imediatamente, tentando acertar sua vida financeira. Trabalhando ora junto a ele e ora contra, está Mike Erhmantraut. A série acompanha a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o homem que coloca “criminosos” dentro da “lei”.

 

O Poder e a Lei – Série (Prime Vídeo)

 

O drama acompanha a vida de Mick Haller, que comanda uma firma de advocacia no banco de trás de seu carro, trabalhando em pequenos e grandes casos em Los Angeles. Ele se depara com um grande mistério para resolver logo que incia seu negócio. Ao mesmo tempo ele quer se reaproximar de suas duas ex-esposas: Lorna (Becki Newton) e Maggie (Neve Campbell).

 

 

Filmes

 

 

O Juíz (HBOMax e Prime Video)

 

Hank Palmer, um advogado bem-sucedido e arrogante, retorna à sua pequena cidade natal para o velório da mãe. Ele descobre que seu pai, o respeitado juiz local Joseph Palmer, está sendo acusado de ter assassinado um antigo réu, que acabou de sair da prisão após cumprir 20 anos na cadeia. Apesar de toda a frieza que há entre eles, Hank assume o caso e passa a defender o pai. Os dois precisam curar certas feridas e aceitar a dependência que Joseph, portador de Alzheimer, tem do filho.

 

 

 

Roman J. Israel, Esq. (Prime Vídeo e Apple+)

 

Roman Israel é um advogado de defesa idealista que decide mudar de firma após a morte do seu mentor e chefe. Ele passa por uma crise moral ao precisar defender Langston Bailey, um homem acusado de homicídio.

 

 

Luta por Justiça (HBOMax e Prime Vídeo)

 

O advogado Bryan Stevenson assume o caso de Walter McMillian, que foi condenado a morte por assassinato, apesar das evidências que comprovam sua inocência. Stevenson encontra racismo e manobras legais enquanto luta pela vida de McMillian.

 

 

 

A Condenação (Prime Video)

 

Betty Anne e Kenny são irmãos muito unidos desde a infância. Já adultos, Kenny passa a ser perseguido pela polícia local por já ter ficha suja. Desta forma, sempre que há algum crime acontecendo na cidade ele é detido para averiguações, mesmo que não haja o menor indício de sua participação. A situação se complica quando ele é preso ao ser acusado de ter cometido o assassinato de uma jovem. O caso vai a tribunal e, com vários depoimentos contra si, Kenny é condenado à prisão perpétua. Betty Anne sempre acreditou em sua inocência e jamais se conformou com a sentença, buscando meios de recorrer. Sem dinheiro para pagar um advogado de renome, ela decide voltar a estudar para se formar em Direito. O projeto leva anos até ser concluído, de forma que possa assumir ela mesma a defesa do irmão em uma tentativa de recorrer da pena.

 

 

 

 

Os 7 de Chicago (Netflix)

 

A produção baseada em fatos reais, conta a história de sete réus: Abbie Hoffman, Tom Hayden, David Dellinger, Jerry Rubin, Lee Weiner, John Froines e Rennie Davis,  que foram acusados pelo governo americano de conspiração, incitação à revolta e outros delitos. O confronto violento contra a polícia ocorreu no ano de 1968, quando diferentes grupos contrários à Guerra do Vietnã se encontraram em Chicago, Illinois para o que deveria ser um protesto pacífico, mas que acabou resultando em um dos julgamentos mais famosos da história.

 

O Preço da Verdade (Telecine e Prime Video)

 

Um advogado ambiental acaba de se tornar sócio de uma grande firma de advogados que defende grandes corporações em questões ambientais. No entanto, ele descobre um esquema de poluição que está colocando a vida de milhares de pessoas em risco, e por isso, coloca sua carreira em risco para expor a empresa responsável. Baseado em uma história real.

 

Michael Clayton (Conduta de Risco) (Telecine e Prime Video)

 

Michael Clayton trabalha numa das maiores firmas de advocacia de Nova York, tendo por função limpar os nomes e os erros de seus clientes. Tendo trabalhado anteriormente como promotor de justiça e vindo de uma família de policiais, Clayton é o responsável por realizar o serviço sujo da firma Kenner, Bach & Ledeen, que tem Marty Bach como um de seus fundadores. Apesar de estar cansado e infeliz com o trabalho, Clayton não tem como deixar o emprego, já que o vício no jogo, seu divórcio e o fracasso em um negócio arriscado o deixaram repleto de dívidas. Quando Arthur Evans, o principal advogado da empresa, sofre um colapso e tenta sabotar todos os casos da U/North, uma empresa que é cliente da Kenner, Bach & Ledeen, Clayton é enviado para solucionar o problema. É quando ele nota a pessoa em que se tornou.

 

O Poder e a Lei – Filme (Prime Vídeo)

 

Mick Haller é um advogado criminalista carismático que conduz seus negócios dentro de seu carro. Mick passa a maior parte de seu tempo defendendo criminosos mesquinhos e oportunistas, por isso é uma surpresa quando consegue um caso de grande importância: defender um playboy de Beverly Hills acusado de tentativa de homicídio. No entanto, o que Mick inicialmente pensa ser um caso que será facilmente resolvido e lhe renderá um bom dinheiro, se transforma em algo sinistro e sua vida corre risco.