15 coisas que as pessoas mais amam em Goiânia

Um pedaço do que a nossa cidade tem de melhor

Adelina Lima
Por Adelina Lima
4ab4a83db4826d56f82362f3a33d2fe2

A cidade de Goiânia tem os seus predicados únicos. Apesar de alguns “defeitinhos básicos”, como o trânsito, o clima seco em algumas épocas do ano, o aumento da criminalidade (qual lugar do Brasil não sofre com isso?) e outras pequenas coisas, o que destaca a capital de Goiás são as suas qualidades.

Por esse motivo, andamos pelas ruas em busca ideias sobre o que Goiânia tem de melhor e, claro, fizemos uma consulta rápida em nossas redes sociais, pedindo a opinião dos nossos leitores.

 

Confira agora a nossa lista com as 14 coisas que as pessoas mais amam em Goiânia

 

1 – Os belíssimos parques em toda a parte da cidade

 15aa3e89616c7a09f6ab0b4eb9c6f3c0.jpg

Ao todo, são 32 parques distribuídos por Goiânia segundo a prefeitura. Difícil dizer qual deles é o mais belo, pois é um mais lindo do que o outro. Tem os mais populares, como o Vaca Brava, o Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas e outros menos conhecidos, como o parque Bougainville e o Marcos Veiga Jardim.

Leia mais: 32 parques e bosques de Goiânia que provam que vivemos em uma verdadeira área verde

 

2 – Os Pit Dogs

 482ce87561e26bfa509723d712e94b00.jpg

Marca registrada de Goiânia, os Pit Dogs estão espalhados por todos os cantos de Goiânia e região metropolitana. Não dá para andar pela cidade, principalmente a noite, e não sentir o cheio do hambúrguer na chapa. Isso torna a capital um verdadeiro celeiro de bons sanduíches!

Os melhores pit dogs de Goiânia

13 pit dogs em Goiânia que colocam muito food truck no chinelo

 

3 – A gastronomia diversificada

 ce445f6cf0c9216115794d5ff4c946c8.jpg

O que mais tem em Goiânia são restaurantes e bares com uma abordagem gastronômica diferente e criativa. Há lugares com culinária internacional e também regional, agradando a todos os gostos dos que vivem por aqui.

Além disso, vale lembrar que a cozinha goiana é uma das melhores do país. Praticamente todo forasteiro que aqui chega, ressalta o quanto o tempero goiano é delicioso.

Os 10 melhores restaurantes de alta gastronomia de Goiânia

Restaurantes que servem o melhor da comida caseira em Goiânia

 

4 – O fato de tudo estar perto

 28c5a2181b9b793e744624d20426e97f.jpg

Em comparação com outras grandes capitais do país, Goiânia possui uma interessante peculiaridade: tudo é perto. Embora seja a sexta capital do país em espaço ocupado pela área urbana (segundo o IBGE), os moradores da cidade têm sempre a imprensão de que precisam se deslocar pouco para chegar a qualquer tipo de destino, salvo raríssimas exceções. O longe do goiano é mais perto do que muito perto de outros lugares.

 

5 – A noite goianiense entre bares e baladas

Goiânia tem simplesmente uma das melhores noites do Brasil. Não por acaso, muita gente de outras cidades corre para cá aproveitar os nossos bares, pubs, festas e baladas, principalmente a galera de Brasília. Tem rock bar, balada sertaneja, boates LBGT e opções que agradam a todos os gostos.

30 lugares para quem não sabe o que fazer a noite em Goiânia

Bares diferentes e descolados para conhecer em Goiânia e sair do óbvio

 

6 – Ter pamonharias em toda parte

 6d7da7aa459ef24085338f809cb6ebb2.jpg

Além de outros títulos, Goiânia pode também ser considerada como a cidade das pamonharias! Praticamente todo bairro, central ou de periferia, tem a sua deliciosa pamonha, escondendo uma delícia em cada cantinho.

As 20 melhores pamonharias de Goiânia

 

7 – Receptividade do Goiano

Embora nós goianos sejamos, em geral, conservadores, somos um povo hospitaleiro e acolhedor, recebendo de braços abertos todos os que aqui chegam. Diversos turistas relatam que não tiveram dificuldades em encontrar amigos e foram prontamente atendidos quando precisaram de ajuda ao buscar por endereços ou demandar favores.

 

8 – A diversidade musical

Terra do sertanejo? Também! Embora o estilo musical seja bastante conhecido e popular na cidade, outras abordagens também fazem muito sucesso por aqui. A cena do rock underground da cidade é muito ampla e talentos de MPB, do samba e de outros tipos despontam a todo momento.

 

9 – Pequi!

 9a60e14b89bc0fd27d22887c55dcd347.jpg

Tá bom, já sabemos que nem todo mundo AMA o pequi em Goiânia. Mas, querendo ou não, ele é uma de nossas marcas registradas em termos culinários, ao lado da guariroba e outros ingredientes. Por isso, o pequi jamais poderia ficar de fora dessa lista.

12 lugares em Goiânia para quem ama Pequi

 

10 – O Ipês maravilhosos espalhados pelas ruas
3fae696ff7107d53009dc71215bd3bef.jpg

A partir de julho, o festival dos ipês começa pela cidade, a começar pelo rosa, passando pelo amarelo e o branco, tornando a paisagem da cidade ainda mais bela.

Ipês fantásticos que colorem as ruas de Goiânia em 25 fotos de tirar o fôlego

Ipê amarelo deslumbrante está roubando a cena em Goiânia

 

12 – As feiras

 c5a63a166a1a1d152a1afd7fa9633dd5.jpg

Tem feira da lua, do sol, do chocolate com pequi, a feira hippie (que é a maior do país a céu aberto), enfim… O que não falta na cidade são os centros comerciais populares que encantam os seus consumidores.

 

13 – Arborização da cidade

 532a0a691cc6f15f244889e8606866c2.jpg

A cidade de Goiânia é a mais arborizada do Brasil e a segundo maior do mundo nesse quesito. E isso é muito importante apara melhores a qualidade do ar e melhor o clima local através do combate às Ilhas de Calor. Algumas ruas, como a Avenida Goiás e a Alameda Ricardo Paranhos tornam-se simplesmente magníficas graças ao paisagismo gerado nas áreas verdes de seus canteiros centrais.

 

14 – Ter muito lugar para comprar roupa boa e barata

Tem a Rua 44, Campinas, o Shopping Estação Goiânia, as feiras, o polo industrial de Aparecida, enfim. Goiânia atrai consumidores de várias partes do país quando o assunto é compra e venda de roupas. Confira os lugares onde você encontra lindas peças a preços baixos.

 

15 – A cena alternativa da cidade

Intensificada por espaços como o Martin Cererê e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, a cena cultural alternativa de Goiânia está a mil por hora, embora muita gente pense o contrário. Se, por exemplo, você acessar a agenda do Curta Mais, verá uma extensa grade de programação para os próximos dias, que reúne muitos eventos independentes!