14 momentos que todo estudante do Enem vai entender e se identificar

Um cronograma de estudos eficiente contempla momentos de leitura, atividade física, alimentação saudável e lazer

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
9d05ab7889370ac5307498c71c1a8bb2

Este é um conteúdo patrocinado pela PUC Goiás

Começar a estudar para o Enem é, para muitos, traçar um plano para uma maratona,  em que o processo de preparação é essencial para cruzar a linha de chegada. Afinal, a nota é individual e depende principalmente do desempenho de cada candidato. Então, para aliviar a tensão desse período, listamos 14 situações e momentos para representar os maratonistas que, em tempos de pandemia, seguem  estudando e se preparando para as provas do Enem. Uma parceria entre a equipe do Curta Mais e da PUC Goiás.

1. Organização e rotina? Temos!

Sim, a organização e a rotina são tidas como essenciais quando o assunto é estudar para o Enem. Por isso, nada daquela bagunça de anotações, rabiscos, listas, provas desordenadas e nem do famoso “amanhã eu estudo essa matéria”. O tempo está correndo e é melhor gastá-lo em revisões e novos aprendizados do que em entender por onde começar a estudar.

2. Q = M x L, também conhecida como Qui MoLeza!

Para driblar os blackouts na memória na hora da prova, use todas as suas armas pra não esquecer de nenhuma fórmula. Vale desenhar, fazer poesia, colocar apelidos ou até decorar mesmo. E se você é do time das famosas musiquinhas, segue o baile e solte o gogó! Só não se esqueça de cantar só pra você! Na hora do Enem, se o seu hit de sucesso chegar aos ouvidos do examinador da prova, tchau tchau!

3. “Mas você só fala de prova, menina!”

Estuda, dorme, come, estuda, estuda de novo e de novo. Sim, a rotina de preparação é intensa, isso não dá pra negar. Por isso, a gente entende o pessoal das conversas monotemáticas, os que só sabe falar de provas, estudos e notas. Mas tá tudo bem! Com um pouquinho de equilíbrio, outros assuntos surgem por aí, afinal, nem só de simulado vive o estudante do Enem.

4. Síndrome do portão fechado

Chegar atrasado é um pesadelo para os estudantes que irão fazer o Enem. Tem candidato que nem dorme direito pensando no dia da prova, além do medinho de virar meme por perder a hora. Pra dormir tranquilo, assim que souber o local onde fará as provas, aprenda e se informe sobre como chegar. Assim dá pra evitar imprevistos e o temido atraso no dia da prova.

5. Revisando o conteúdo programático do Enem

A necessidade de conseguir um bom resultado na nota do Enem pode gerar a temida ansiedade, diante de tanto conteúdo e matérias a serem estudadas.  Assunto sério, a ansiedade excessiva pode atrapalhar e muito na hora da prova. Para não chegar a esse ponto, o ideal é manter a calma, não exagerar nas horas seguidas de estudos e fazer exercícios de respiração. O famoso “inspira, expirar”, repetindo várias vezes, ajuda a desacelerar a mente, reequilibra a frequência cardíaca e dá um mortal nos pensamentos ansiosos. Xô, baixo astral!

6. Pro café da manhã: ler e treinar a redação

A leitura é o que segura toda a preparação para o Enem, além da temida prova de redação. E pra caprichar, não vale só saber os temas atuais, é preciso escrever muito, ler muito, revisar muito e fazer tudo de novo, todo dia. E se cansar, para e respira. E repete tudo de novo.

7. Você não precisa saber de tudo, né? Ou quase.

 

Uma das maneiras mais práticas de estudar atualidades é acompanhar a internet. Sabe aquele tempo “à toa” navegando? Use-o ao seu favor! Zapear portais de notícias e redes sociais não só faz bem para que você respire um pouco entre a rotina de estudo, como também é muito bom para se inteirar das atualidades e assuntos que estão bombando. Afinal, tudo pode cair na prova. Só não se empolgue, ok? Dez minutos não são duas horas.

8Foco, força e fé

 

Em tempos de pandemia e impossibilidade de assistir aulas presenciais, manter a concentração em casa é um desafio extra para os estudantes. A TV, os passarinhos, as pessoas, o barulho da chuva, tudo pode interferir na sua concentração. Por isso, procure minimizar a perda de foco. Tem gente que gosta de estudar ouvindo música, outras pessoas funcionam muito bem em ambientes sem ruídos, como bibliotecas. Então encontre seu lugar de paz e boa sorte!

9. A prova dura 5 horas não 5 dias

Bolacha, salgadinho, bombom, balinha, refrigerante… Você está indo fazer prova ou ver um filme no cinema? No dia do Enem, pegue leve na escolha do seu arsenal de comes e bebes! A prova tem duração limitada, então use o tempo a seu favor e leve um lanche prático. Sim, um. Comer e tomar água em excesso pode te atrapalhar na concentração e até trazer desconfortos abdominais. A famosa frase “menos é mais” cai como uma luva no dia da prova, lembre-se disso!

10  Quando eu demoro horas na equação e o resultado está errado.

Na hora de estudar matemática, física e matérias “exatas”, é preciso atenção redobrada. Quem nunca fez aquela resolução linda, cheia de equações e fórmulas e, no fim de tudo, chegou àquele resultado que não tem nada a ver com nada? Quando isso acontecer, calma! Revise, reveja todos os pontos e, se não conseguir identificar o erro, recomece a resolução. Caso a empacada ocorra na hora do Enem, respire e passe pra próxima questão. O exame tem tempo marcado e você não pode ficar cinco horas em um só item, combinado?

11. Meu lazer depois de estudar 2543516554 horas seguidas

Os candidatos do Enem acabam restringindo a vida social para focar e estudar para as provas. Afinal, uma boa nota no exame permite ao candidato novas possibilidades, como o ingresso direto nas maiores universidades do país. Mas, para estar bem no dia das provas, vale tirar um tempinho para cuidar de si e relaxar. Pare um pouco, respire fundo e escolha seu momento “refresh”!

12. Fazer o Enem ou ser fitness?

Como em toda maratona estudantil, é preciso separar um tempinho para se exercitar e cuidar da alimentação, para manter o corpo funcionando bem. Seu bem-estar físico e mental vão influenciar no seu desempenho também no dia da prova. Mas olha lá, não precisa exagerar nas dietas e nem nos pesos. O foco da malhação é no cérebro e não só nos bíceps, ok?

13. Chegou o dia!

Sim, calma! Se falta menos de 24 horas para as provas do Enem, é hora de manter a calma, lembrar de tudo o que você já estudou e dar uma pausa. Nada de estudar nas últimas horas ou comer como se não houvesse amanhã, porque haverá! Faça uma alimentação mais leve, nada de entrar naquela digestão pesada e sonolenta durante a prova. E se o desespero bater na sua porta, converse com um amigo ou familiar e durma cedo.

14. Estudante, calma! Saiu a nota? Não saia correndo e abraçando todo mundo.

Depois de tanta dedicação e esforço, enfim chegou aquele momento de ver a sua nota? Vai com tudo! Mas não se esqueça de um detalhe importante: nada de sair por aí correndo na rua e abraçando todo mundo! Saúde em primeiro lugar, até porque você vai precisar dela pra fazer sua inscrição e começar sua nova vida universitária! Combinado?

 

Se você está suando na maratona para o Enem e se identificou com mais de 5 imagens, pode ficar tranquilo, é oficial: você está no caminho certo! 🙂

 

Tome fôlego nos momentos finais de preparação e mantenha o ritmo. Ah! E se você quiser aproveitar a vibe boa de estudos, faça também o vestibular da PUC Goiás. A PUC Goiás completou 61 anos em 2020 e é considerada uma das melhores universidades do Centro-Oeste segundo o guia do estudante da editora abril, com diploma reconhecido internacionalmente. E você pode usar a sua nota do Enem para ingressar em um dos 43 cursos oferecidos no vestibular. Quer saber mais? Clique aqui

Corra, Forrest! Corra e boa prova!

 

Foto: Divulgação/PUC-GO