12 filmes clássicos escondidos no Netflix

"O Poderoso Chefão", "Platoon", "Scarface", entre outras pérolas do cinema

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

O recesso de fim de ano e as férias são boa pedida para os cinéfilos de plantão. O Netflix é prato cheio para a sessão pipoca e oferce títulos de variados gêneros, entre eles verdadeiros clássicos do cinema como a trilogia “O Poderoso Chefão”, “Platoon”, “Scarface”, entre tantos outros. Listamos doze pérolas da sétima arte escondidas no serviço de streaming para você não perder tempo procurando, confira:

poderoso chefao

– Trilogia O Poderoso Chefão
Quando Don Corleone (Marlon Brando), o patriarca de uma família de mafiosos, sobrevive a um atentado, seu filho mais novo, Michael (Al Pacino), entra em cena para cuidar dos negócios e dos assassinos. Assistir aos três filmes da série dirigida por Francis Ford Coppola vai te tomar cerca de nove horas, mas te renderá meses de frases de efeito e gestos intimidadores. Essa é uma oferta que você não pode recusar.

taxi_driver1

– Taxi Driver
Neste conto urbano sobre decadência e insanidade, um taxista transtornado (Robert De Niro) cuida de uma prostituta infantil e trama contra o candidato à presidência dos EUA. O filme rendeu a primeira indicação de De Niro ao Oscar e o melhor corte de cabelo de sua carreira.

pulp fiction

– Pulp Fiction
Um assassino apaixonado por hambúrgueres (John Travolta), seu filosófico parceiro (Samuel L. Jackson), a namorada de um gângster (Uma Thurman) e um boxeador se juntaram para dar o Oscar de melhor filme para o diretor Quentin Tarantino.

platoon

– Platoon
A perspectiva de um ingênuo soldado (Charlie Sheen) na Guerra do Vietnã começa a mudar quando ele vê seus compatriotas cometendo assassinatos e estupros. Esse clássico de guerra rendeu quatros Oscar para a equipe dirigida por Oliver Stone.

Caes de Aluguel

– Cães de Aluguel
No filme de estreia de Quentin Tarantino, o fracasso de um roubo expõe a existência de um informante na gangue. Aqui o diretor apresenta ao mundo duas marcas registradas de suas obras: diálogos longos e magnéticos e baldes de sangue jorrando na câmera.

scarface

– Scarface
Um imigrante cubano (Al Pacino) rapidamente vira o chefão do tráfico de cocaína na Flórida, mas vê seu império cair quando passa a abusar do uso de sua própria mercadoria. Scarface é o bandido que assombra os sonhos de Pablo Escobar. “Say hello to my little friend!”

Butch-Cassidy-and-the-Sundance-Kid-DI

– Butch Cassidy
Uma charmosa dupla de assaltantes (Paul Newman e Robert Redford) decide que a Bolívia é o melhor destino para fugir da garras da lei. Uma clássico filme sobre cowboys aventureiros.

linda mulher

– Uma Linda Mulher
Um empresário milionário (Richard Gere) contrata uma prostituta de Hollywood (Julia Roberts) para acompanhá-lo em uma viagem de negócios. Entre banhos de loja e regalias de um hotel de luxo, ele acaba se apaixonando. O longa dispensa apresentações, pois todos nós temos a vontade de esfregar um bolo de notas de cem dólares na cara dos vendedores que nos tratam mal só por causa da cara de pé-rapado.

desconstruindo harry

– Desconstruindo Harry
Um romancista alienado (Woody Allen) se complica ao publicar histórias verídicas de conhecidos, ofendendo, irritando e afastando todos à sua volta. O diretor ainda assina outros títulos clássicos do catálogo, como: Celebridades, Simplesmente Alice e Tiros na Broadway.

mockingbird-film

– O Sol é Para Todos

Este clássico conta a história de Atticus Finch (o vencedor do Oscar Gregory Peck), um íntegro advogado da cidade de Maycomb, no Alabama. Viúvo, ele cuida de seus dois filhos, Jem e Scout, que vivem uma infância feliz e descomplicada. Porém, a rotina idílica de sua família é abalada quando Finch é o único advogado na região que aceita defender o negro Tom Robinson, acusado de estuprar uma mulher branca. Enfrentando o racismo típico da região, Finch se mantém firme, enquanto ensina uma lição de vida a seus filhos – e aos habitantes de Maycomb. Além disso, a cena climática do longa, passada num tribunal, na qual Finch faz uma defesa apaixonada e comovente contra o preconceito, o racismo e a intolerância.

Inherit-the-Wind-1960-bw-still-IW-81-5-99

– O Vento Será Tua Herança

Este drama fala sobre um professor de uma escola americana do interior, levado a julgamento por ensinar o darwinismo para seus alunos, o que era proibido pelas leis do Tennessee na época. Batalhando nos tribunais pelo futuro do professor estavam dois renomados advogados: o estudioso da Bíblia e adversário do darwinismo Matthew Brady (Fredric March) na acusação e o controverso (e inimigo de longa data de Brady) Henry Drummond, num confronto que irá opor fé e ciência.

amistad

– Amistad

Uma das únicas incursões de Steven Spielberg, o mago por trás de obras como Tubarão, Contatos Imediatos de Terceiro Grau,Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida e E.T.: O Extraterrestre, nos filmes de tribunal foi com Amistad, um drama passado no período da escravidão nos EUA. Na trama baseada em fatos reais, um grupo de escravos a bordo se rebela e consegue tomar posse do navio negreiro La Amistad, que os levava para a América. Porém, sem saber como voltar para a África, acabam sendo enganados por dois tripulantes, que os conduzem até a costa de Connecticut, onde acabam presos e julgados pelo assassinato da tripulação. O caso toma proporções enormes, envolvendo até o presidente Martin Van Buren (Nigel Hawthorne) e a Rainha Isabella II da Espanha (Anna Paquin). Porém, é a atuação do ex-presidente americano John Quincy Adams que será decisiva para o destino dos escravos. No elenco, astros do calibre de Morgan Freeman, Matthew McConaughey e Anthony Hopkins, indicado ao Oscar por sua atuação como John Adams.