11 filmes + 4 bônus sobre a luta e realidade das mulheres para assistir na Netflix

Para refletir se a igualdade é uma realidade ou utopia

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
5417d714f724c51d022f25db9d8a45f6

Há muitas especulações acerca do motivo pelo qual o dia 08 de Março fora escolhido como Dia da Mulher. Uma das mais aceitas é devido ao fato de que, em 1911, cerca de 130 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido em uma fábrica têxtil de Nova York. A história é implacável na narrativa desses fatos ao apontar que, no século 19, as mulheres chegavam a trabalhar em indústrias por 15 horas diárias, sendo que muitas eram acompanhadas dos próprios filhos, ainda crianças, no lido com o maquinário. Muitos foram os casos de mortes e mutilações.

Antes, durante e depois desse evento, ocorreram manifestações encabeçadas por mulheres que cobravam melhores condições de trabalho. As primeiras reivindicações foram conhecidas como “movimento sufragista” que cobrava direito ao voto feminino em eleições políticas. Desde então, outras pautas foram inseridas nesses manifestos, tais como: direito ao voto, direito ao trabalho, direito a ser independente (em alguns países a mulher é posse do marido), dentre outros.
Após esses fatos as mulheres têm conquistado diversos direitos em vários locais no mundo, o que nos traz a mulher atual que ainda tem um longo caminho a percorrer para poder sentir verdadeiramente o significado da palavra igualdade.

Diante disso, para o Dia das Mulheres, trouxemos uma coletânea especial de 11 filmes que estão disponíveis na Netflix + 4 bônus. Mais do que dizer parabéns às mulheres por serem quem são, queremos mostrar o que elas vivem e sentem. O conteúdo é por vezes forte, apimentado, triste e até mesmo bem humorado, mas sempre com a mesma proposta: demonstrar a realidade vivida por mulheres de hoje, em contraste com a mulher da história.
A proposta é refletir. Caso queiram indicar mais filmes, comentem em nossa publicação.

 

Segue a listinha:

1. Mary Shelley
Mary Wollstonecraft Godwin tinha só 16 anos quando quis viver um amor e se tornou Mary Shelley, a feminista ferrenha que escreveu “Frankesnstein”.

 

2. Hannah Gadsby
A comediante australiana Hannah Gadsby reinventa o stand-up, misturando piadas com revelações pessoais sobre gênero, sexualidade e problemas na infância. (Não existe trailer do filme em português, então, segue esse vídeo inspirador dela.). Caso queira assistir ao trailer do filme em inglês clique aqui.

 

3. A Arte de Amar
Durante o governo comunista na Polônia, uma ginecologista e sexóloga desafia os tabus da sociedade e luta para publicar seu livro revolucionário sobre amor e sexo. (Não existe trailer em português, mas na Netflix há a opção de legenda).

 

4. What Happened, Miss Simone?
Gravações inéditas. imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a lendária cantora e ativista Nina Simone.

 

5. Frida
A mulher. O ícone. As sobrancelhas. Por trás de suas pinturas lendárias, sua maior conquista: a vida. (Não existe trailer em português, mas na Netflix há a opção de legenda)

 

6. Eu Não Sou Um Homem Fácil
Um machista inveterado prova de seu próprio veneno ao acordar em um mundo dominado por mulheres, onde entra em conflito com uma poderosa escritora.

 

7. Elisa e Marcela
O amor intenso que uma tem pela outra é tudo que elas podiam querer. Mas na Espanha, em 1901, ele também era ilegal.

 

8. Felicidade Por Um Fio
Uma publicitária perfeccionista com problemas na vida amorosa embarca em uma jornada de autoconhecimento que começa no visual radicalmente novo.

 

9. Miss Representation
Veja como a imagem predominantemente depreciativa das mulheres na mídia contribuem para a baixa representatividade delas em posições de liderança.

 

10. Mulheres do Século 20
Em 1979, a boêmia Dorothea pede ajuda a duas jovens para interagir com seu filho adolescente e ajudá-lo a se tornar um homem.

 

11. O Livro de Henry
Um menino de 11 anos promete ajudar a nova vizinha, que pode estar em perigo, e registra todos os seus esforços em anotações e gravações.

 

Bônus

As Telefonistas (série)
Na Madri dos anos 20, quatro amigas vivem a revolução dos costumes ao entrar na força de trabalho e lidar com namoros e amizades longe de casa.

 

Anne With an E (série)
Baseada no livro “Anne de Green Gables”, uma impetuoso órfã é adotada por engano por um casal de irmãos solteirões do interior.

 

Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? (documentário)
A partir de fotos dos anos 70 que captaram o despertar do feminismo, o filme mergulha na vida das mulheres retratadas e explora a permanente necessidade de mudança.

 

The Mask You Live In – A Máscara em Que Você Vive (documentário)
Este documentário sobre a “crise dos meninos” nos EUA explica como criar uma geração de homens mais saudáveis e apresenta entrevistas com especialistas acadêmicos.
A trama faz o público refletir sobre as consequências que a frase “seja homem” causam.

 

Na capa, a imagem do filme “As Sufragistas” que, infelizmente, não está mais no catálogo da Netflix. Porém, vale muito a pena assistir.