1000 casas em 1 dia: um dos muitos legados de Iris Rezende

Em seu primeiro mandato como governador Iris promoveu um enorme mutirão para construir 1000 casas em um dia

Letícia Rocha
Por Letícia Rocha
03a70f7231b7364338ff5fe413daa5d3

Já em seu primeiro mandato como governador de Goiás, Iris foi o responsável por um grande projeto de moradia popular na década de 80. Na época, Goiânia sofreu um repentino aumento habitacional não planejado.

A cidade foi inicialmente planejada para apenas 50 mil pessoas. No entanto, em 1964 já tinha cerca de 260 mil habitantes. Uma das razões para esse boom populacional foi a construção de Brasília, que atraiu os moradores da zona rural para a área urbana.

 

Diante de várias ocupações irregulares, Iris Rezende tomou a frente para solucionar o problema. Foi assim que surgiu o Programa de Desenvolvimento Social Participativo (Prodespar) que tinha como objetivo fomentar a construção de habitações populares através de uma ação conjunta do poder público e da própria população, com os mutirões.

1000 casas em 1 dia

O primeiro projeto do programa era arrojado e desafiador: construir 1000 casas em 1 dia. Isso daria origem ao bairro Vila Mutirão, que seria posteriormente populado por famílias carentes que viviam em ocupações na cidade.

O projeto foi minuciosamente planejado. As casas seriam construídas com pré-moldados de concreto, o que aceleraria a construção. Para conseguir bater a meta em 1 dia, o mutirão contou com a participação de várias pessoas.

vila


Além dos funcionários públicos diretamente ligados ao governo, outras centenas de pessoas se mobilizaram para ajudar na construção, até mesmo os futuros moradores da região.


vila

E foi assim que no dia 16 de outubro de 1983, foram construídas 1000 moradias e a Vila Mutirão saiu do papel. A construção começou às 7h da manhã e às 18h todas as casas já estavam erguidas. Um projeto muito audacioso e que deu origem à Vila Mutirão.

mutirao