10 pratos típicos que comprovam que a comida goiana é a melhor do mundo

Se prepare para um festival de delicias

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
86ada719c9a88d22baf72c9577d7e238

A comida goiana é reconhecida em todo o mundo. E é sério isso! É aquela comida que sabor do amor da mãe, da vó. É aquele prato preparado com carinho, amor e afeto para agradar a família. Mesmo quando produzida em larga escala, a comida goiana continua tendo o tempero, o cheiro e o preparo bem caseiro e traz memórias afetivas a aqueles que saboreiam. 

 

A maior parte dos pratos tem como ingredientes principais milho, frango, porco e outros ingredientes que são facilmente encontrados em sítios e pequenas propriedades rurais. Temos certeza que você tem um prato goiano especial e que te faz defender essa culinária como a melhor do mundo.

 

Há, inclusive, Projetos de Lei (PL) que tramitam na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) que buscam transformar pratos da comida goiana em patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado de Goiás. Os dois PLs, de autoria do deputado estadual Coronel Adailton (Progressistas) ,  se referem a pratos específicos e de tradição no estado, como a pamonha, chica doida e marmelada.  A ideia do parlamentar é prestigiar e valorizar a gastronomia local, especialmente os pratos declaradamente goianos e que fazem parte da produção local.

 

Preparamos uma lista com 10 pratos tipicamente goianos que se você ainda não conhece, deve provar o mais rápido possível para entender porque essa culinária e tão valorizada.

 

Galinhada

galinhada

 É considerado por muitos como o prato preferido dos goianos. Muito se engana quem pensa que galinhada é um simples arroz com galinha. A galinhada pode  ser acompanhada  com milho,pequi, guariroba, açafrão, pimenta de cheiro e muita cebolinha verde. É uma combinação que agrada ao paladar, ao olfato e a visão. 

 

Empadão Goiano

empadao

É impossível ter visitado ou residido em Goiás e não ter experimentado o famoso e tradicional Empadão Goiano, que é  uma torta salgada típica da região. Composta por uma massa fina que pode ser  recheada com frango, queijo minas em cubos, azeitona e linguiça; carne de porco, guariroba e outras opções que foram sendo adaptadas ao longo do tempo. 

 

Pamonha

pamonha

É impossível falar em Goiás e não lembrar de pamonha. Na capital do estado, existem muitas pamonharias que trouxeram para a cidade grande a tradição antiga de reunir a família para fazer a pamonha.Elas podem ser doces, salgadas, a moda (geralmente com linguiça, queijo minas, muita cebolinha verde e pimenta), com frango e catupiry,  creme de pequi, de jiló etc. Nas pamonharias também é possivel encontrar bolo de pamonha, pamonha frita e pamonha assada. 

 

Peixe na Telha

 

Com tantos rios importantes cortando o estado, é óbvio que a culinária típica do estado de Goiás tinha que ter peixe no cardápio.  O famoso ‘Peixe na telha’ é tem tradicional e bastante apreciado eem todo o estado. Na receita tradicional é usado peixe de água doce, de couro e em postas, geralmente Pintado ou Surubim com molho de tomate, açafrão, leite de coco e creme de leite. Acompanha arroz branco e um pirão feito com o caldo da cabeça e da espinha do peixe. 

 

Arroz com Pequi

arroz

Goiano é apaixonado por arroz. E goiano também é apaixonado por pequi. Imagine então o arroz cozido com pequi? Este é certamente um dos pratos que não pode faltar em restaurantes de culinária tipicamente goiana. Certamente esse arroz será refogado no óleo e na gordura de porco. Pense na delícia. 

 

Chica Doida

Pamonharia

A Chica Doida é um prato que tem DNA goiano. Conta a história popular que o prato, feito a base de milho,  foi criado há mais de 50 anos por uma goiana chamada Petronilha Ferreira Cabral. Os contos populares dizem que ela estava  fazendo pamonha em casa quando, de repente, acabaram as palhas.  Para não perder a massa de pamonha ela resolveu misturar os ingredientes em um potinho e ai nasceu a Chica Doida. 

Panelinha 

 

Carne de Lata

 

A carne de lata além de bem deliciosa e bem tradicional é um prato que conta um pouco da história dos homens e mulheres que povoaram o estado de Goiás. Há muitos anos não havia eletricidade e muito menos geladeira na casa das pessoas. Quando um animal era morto para consumo era preciso criar mecanismos para preservar a qualidade dos alimentos para que fossem consumidos no futuro. A carne de lata, que é a carne de porco frita e guardada na lata com a gordura, é um exemplo dessa forma de preservar os alimentos. A carne já frita ficava submersa na gordura até ser retirada e aquecida para o consumo.  

 

Marmelada de Santa Luzia 

marmelada

Esse doce tipicamente goiano começou a ser produzido há mais de 100 anos no  Quilombo Mesquita, que fica na Cidade Ocidental (GO),  que  fazia parte do município de Santa Luzia, que hoje se chama Luziânia. A receita tem sido passada de pai para filho através das gerações. A fruta usada é uma variedade de marmelo Português (Cydonia oblonga Mill.) que se adaptou perfeitamente ao clima da área de Luziania. Os marmeleiros produzem frutas em Janeiro e Fevereiro, e os marmelos são pré-cozidos e armazenados em latas. A marmelada é produzida artesanalmente nas casas dos produtores durante todo o ano. A produção varia de acordo com os pedidos, mas as quantidades são mínimas já que o produto é vendido apenas localmente. A marmelada é produzida em tachos de cobre tradicionais.

 

O produto é embalado em caixas de madeira típica, feita pelos próprios produtores. A marmelada se preserva melhor quando em contato com a madeira, e uma fina camada se forma na parte superior. É consumida ao final das refeições como sobremesa, ou servida com queijos locais. Devido a uma produção semi-industrial de marmelada por empresas regionais, que importam variedades de marmelo de outras regiões (especialmente Santa Eusébia no estado de São Paulo), a produção artesanal da marmelada de Santa Luzia está diminuindo drasticamente.

Panelinha

panelinha

Outra receita muito tradicional em Goiás, e que é encontrada na maior parte  dos bares e restaurantes do estado, é a panelinha. O saboroso prato é uma espécie de risoto com vários tipos de carnes, queijos e muito tempero tradicional. Uma delícia sem fim.

 

X-tudo

xtudo

Goiano que é goiano gosta de um bom X-tudo, daquele do Pit Dog da rua. Pão, hambúrguer, salsicha, milho, bacon, tomate, alface, cebola, ovo frito e batata frita são os ingredientes deste prato típico que tem diversas variações.