10 praias maravilhosas do Sudeste brasileiro para o goiano ir de carro e aproveitar o final de ano

litoral dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ofertam lugares que vão desde a badalação até o local deserto e sossegado.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
688f35c75264fc34785f5a4111500a6c

Não é atoa que o Brasil recebe o título de paraíso tropical. São mais de 2 mil lindas praias catalogadas que se destacam pela imensa exuberância natural e que recebem milhares de turistas todo ano. O Sudeste brasileiro tem muitas opções para quem deseja passar alguns dias de descanso de frente para o mar.  O litoral dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ofertam lugares que vão desde a badalação até o local deserto e sossegado. 

Pensando em quem procura uma praia na região Sudeste do Brasil para passar as férias, listamos 10 praias de tirar o folêgo e que temos certeza que você irá adorar conhecer. 

Confira: 

Castelhanos – Ilhabela – 1.081,3 km de Goiânia 

Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos fica a 1.081,3 km de Goiânia, capital de Goiás, O local  é um dos principais roteiros turísticos da Ilha e também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 15km que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste, por meio da exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela.

A praia de areias claras tem  cerca de 1,5km de extensão e mar aberto com ondas onde é possível a prática do surf. Suas fotos mais famosas são de sua baía de águas azul claras formando um coração, que pode ser avistado de um mirante onde se chega por uma pequena trilha no canto da praia.

Os habitantes da região são uma antiga comunidade caiçara, muitos trabalham no atendimento aos turistas nos diversos quiosques com serviço de bar, restaurante e estrutura de praia. 

De lá é possível fazer diversos caminhos para as demais praias de Ilhabela, como a Praia Mansa e a Praia Vermelha. Também é possível visitar a Cachoeira do Gato, uma das maiores quedas da ilha, que pode ser vista do mar. Vale também a visita ao Mirante do Canto do Gato, no mesmo caminho da cachoeira, para conferir uma bela vista panorâmica da baía de Castelhanos.  

Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo – 1.460,4 km de Goiânia

 

Conhecida como o “Caribe Brasileiro”, o  Arraial do Cabo fica a 1.460,4 km de Goiânia, capital de Goiás.  As Prainhas do Pontal do Atalaia possuem esse nome, por serem duas praias. Na verdade são duas faixas de areia que se unem na maré baixa e se separam na maré alta. 

É uma das mais deliciosas praias para curtir na cidade e dificilmente estará cheia. Diferente da Praia do Farol, as Prainhas são abertas constantemente ao público e o acesso pode ser de carro ou a pé.

A escadaria de madeira que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia é um dos mais famosos cliques de Arraial do Cabo. Impossível não ficar paralisado ao chegar ao topo da escada e ver o mar colorido ao fundo. As Prainhas do Pontal do Atalaia dividem a mesma baía com a Praia do Farol. As duas estão localizadas uma de frente para a outra, sendo que a Praia do Farol está em uma ilha e as Prainhas no continente. E a beleza das Prainhas do Pontal do Atalaia não deixa a desejar à vizinha. O mar é padrão piscininha e a areia é fina e muito branca. 

Praia Azeda – Armação dos Búzios – 1.465,6 km de Goiânia

 

Com águas calmas e transparentes, a  Praia da Azeda, que fica a 1.465,6 km de Goiânia,  é acessível por uma charmosa rua de paralelepípedos no final da Praia dos Ossos. O trajeto segue até o topo de um pequeno morro onde há uma escadaria de madeira que fornece acesso à praia. 

A escadaria que leva à Praia da Azeda está entre os mais belos visuais de Búzios. A Praia é pequena, charmosa e com mar calmo e colorido. A Praia da Azeda está entre as mais procuradas pelos turistas. Como a faixa de areia é muito estreita, ela acaba se tornando uma das mais cheias de Búzios. Em dias de calor, será difícil disputar um espaço entre os visitantes.

Ao final da praia no canto direito, um caminho curto e de fácil acesso perto das pedras leva à pequena Praia da Azedinha, que de tão pequenina, pode ser explorada em cerca de 40 passos. 

Eleitas entre as praias mais bonitas do Brasil, as praias de Azeda e Azedinha são contornadas por imensos paredões rochosos cobertas por uma vegetação abundante. O cenário surpreendente tornou-se Área de Proteção Ambiental e todos os quiosques e bares foram retirados da areia. Hoje existem apenas barcos improvisados que servem bebidas e alugam cadeiras e guarda-sóis e alguns vendedores ambulantes.

Ipanema – Rio de Janeiro – 1.311,9 km de Goiânia

A praia de Ipanema, que está a 1.311,9 km de Goiânia,  é famosa entre os turistas nacionais e internacionais.  Fica ao lado de Copacabana, mas o clima é bem diferente. Movimentada, mas muito mais tranquila, com paisagens atraentes, areia clara, mar calmo e belas paisagens montanhescas! Ipanema conta com um maravilhoso pôr do sol e lugares estratégicos para assisti-lo. 

Com quase três quilômetros de extensão é uma das mais belas praias do Rio de Janeiro.O movimento nas areias e, principalmente no calçadão, continua mesmo depois que o sol se despede ao fundo emblemático Morro Dois Irmãos, ritual tradicionalmente acompanhado de palmas e fotografias. 

Praia dos Padres – Guarapari – Espírito Santo – 1.429,1 km de Goiânia

A Praia dos Padres fica em Guarapari,  fica a 1.429,1 km de Goiânia e é considerada a mais bonita do Espírito Santo. Ela está em uma pequena enseada de águas transparentes, com mar calmo e espremida entre as praias de Meaípe e Bacutia, em Nova Guarapari.

Tranquila e remota, seu acesso é realizado por meio de uma plataforma de madeira bem tranquila de atravessar. A descida para a Praia dos Padres é feita por uma escadaria de tocos de madeira e nessa hora avista-se um quintal gramado, com inclinações acentuadas e muitas árvores, o que dá uma linda vista já na entrada e que encanta ao vermos pela primeira vez.  

Chegando ao nível do mar, vai ter a areia da praia com duas divisões: uma área com muita sombra, feita pelas castanheiras do local, e a parte mais próxima da água, com uma boa faixa de areia ensolarada.

O mar, com poucas ondas e águas cristalinas, é perfeito para mergulhar e depois descansar debaixo das sombras formadas pelas castanheiras que ficam pela orla. Muitas pedras enfeitam o entorno da praia, e de cima delas é onde o visitante poderá clicar as melhores fotos do lugar. Por se tratar de um local praticamente intocado pelo homem, não há muita estrutura de bares ou restaurantes.

Além disso, nessa praia também há uma trilha que garante a vista de diversos mirantes naturais, perfeitos para serem cenários de fotos incríveis.  Com uma bela paisagem, conquista seus visitantes, que não resistem a um delicioso mergulho.

Praia do Forno – Arraial do Cabo – 1.455,7 km de Goiânia

A Praia do Forno em Arraial do Cabo é amplamente considerada uma das mais belas do litoral do estado do Rio de Janeiro. Há 1.455,7 km de Goiânia, ela tem uma  enseada de águas cristalinas inserida em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa acessível apenas através de trilha ou de barco.  

 Lopes Mendes – Ilha Grande – 1260 Km de Goiânia

Lopes Mendes é considerada uma das praias mais bonitas de todo o litoral brasileiro. Ela fica em  Ilha Grande Localizada na costa oceânica, de frente para o Sul, com aproximadamente 3 km de areia branca, muito fina e firme, é tida, já a muitas décadas, como a mais famosa de toda a Ilha Grande. 

O mar de Lopes Mendes parece sempre agitado, propicio para ao surf, por isso é a praia onde este esporte é o mais praticado.  É uma praia extensa com areia branca e mar verde, cercadas por montanhas e mata. O Mar de pouca profundidade e a transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades.

Crédito: site Juntos a Bordo 

Itacoatiara – Niterói – 1.327,8 km de Goiânia

Itacoatiara, na região oceânica de Niterói, no Rio de Janeiro, é uma região que merece uma visita. A praia, que fica a 1.327,8 km de Goiânia,  está situada dentro da área de preservação da Serra da Tiririca, tem paisagem marcada por águas cristalinas e vegetação abundante entre uma moldura de morros. O lugar é pico de surfistas e também é bastante procurado, principalmente pelos jovens, para a prática de bodyboard.

Apesar das pequenas dimensões, atrativos não faltam nessa praia. Separado de Itaipupelo Morro das Andorinhas, Itacoatiara oferece trilhas e escaladas a picos rochosos que chegam a alcançar mais de 400 metros de altitude. Itacoatiara é destino de mergulho, pois existem diversos pontos favoráveis para a prática amadora e até profissional. O local possui uma boa variedade de espécies de peixes de diversos tamanhos e uma infinidade de tocas, o que possibilita que o visitante mergulhe e nade entre eles.

Praia do Forte – Cabo Frio – 1.446,9 km de Goiânia

A cidade de Cabo Frio, que fica a 1.446,9 km de Goiânia  tem muitas praias: Praia das Conchas, Praia do Peró e Praia do Foguete são apenas algumas. Mas a preferida dos turistas é a Praia do Forte, a principal e mais movimentada.

Com 7,5 quilômetros de extensão, águas transparentes, geladas e cristalinas da praia se unem à areia branca e fina, que gruda facilmente no corpo. A praia se localiza no Centro de Cabo Frio e é de fácil acesso. E também é uma ótima praia para crianças, assim como para adultos e surfistas.

Praia Ferradura – Armação dos Búzios – 1.463,2 km de Goiânia

A Armação dos Búzios fica a 1.463,2 km de Goiânia. É uma cidade  badalada e conhecida pelas belezas naturais. A praia da Ferradura é  a favorita das famílias que viajam por lá.  Ela é uma das mais próximas do centro, uma das praias mais recomendadas para a garotada, especialmente por ter mar muito calmo e profundidade rasa. Além disso, há várias atividades disponíveis para entreter as crianças. 

Foto da Capa: Marcos Yamin/divulgaçao prefeitura