10 lugares para você se sentir dentro do filme ‘A Lagoa Azul’ em Goiás

É possível dar de cara com um paraíso semelhante ao do filme sem sair do Brasil, e o melhor: em Goiás

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
6ef9d471dfb0b3c23067e1cac8336b06

Quase todo mundo já assistiu ao menos uma vez ao filme A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, nome original em inglês), com os atores Brooke Shields e Christopher Atkins. E além de assistir, a maioria dos telespectadores também se encantaram com as paisagens paradisíacas que embelezam as cenas. Há muitas versões e boatos desencontrados sobre os locais utilizados como cenário do filme. Contudo, a resposta certa é a ilha chamada Nanuya Levu, em Fiji, e Port Antonio, na Jamaica.

Mas, imagine poder dar de cara com um paraíso semelhante a esses sem sair do Brasil e sem sair de Goiás. É totalmente possível, basta conferir essas sugestões do Curta Mais:

1. Formosa

Eleita como a oitava melhor cidade turística do estado de Goiás pelos próprios turistas, a cidade de Formosa é um mundo a ser desbravado pelos espíritos aventureiros: grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas, e rampas de voo livre vão fazer você sentir um gostinho de adrenalina como nunca antes. Além disso, a cidade abriga sítios arqueológicos e recebe importantes festas religiosas ao longo do ano. Com economia baseada na agropecuária, a cidade de Formosa tem grande potencial turístico, e lá ainda é possível desfrutar de um atrativo de águas azuis, chamado Buraco das Andorinhas.

Buraco das Andorinhas

Buraco

Buraco das Andorinhas

Foto: Secretaria de Turismo de Formosa

Complexo de grutas de aproximadamente 250 metros de profundidade, o Buraco das Andorinhas é habitado por aves que lhe renderam o nome. No seu interior, corre um rio de água fresca e cristalina, que atrai mergulhadores. O Buraco das Andorinhas faz parte de uma reserva particular, localizada a 49km do centro de Formosa.

2. Cavalcante

O Complexo Águas Lindas e Canjica reúne inúmeras piscinas naturais perfeitas para um banho refrescante em suas águas azuis esverdeadas (ou verdes, azuladas) com poços que podem chegar a 10m de profundidade. Uma verdadeira lagoa azul! Dependendo a posição do sol na água, ela pode refletir tons de cores diferentes. 

8d4a1c5abc9eabc2db04bb11a7ba03f2.jpega340027e32b1740518f24c01df6c6091.jpeg

A trilha é longa. Pode chegar à 5,5 km e com nível de dificuldade moderado, mas fazê-la vale cada passo. Ela termina em uma cachoeira de 70 metros de altura (Cachoeira Canjica) de tirar o fôlego. 

f2339bf20caa02fac669f9363a484961.jpegcafa254a33370d7302c1fb6cc5624aa6.jpeg

Além disso tudo ainda tem o Poço das Pedras, os mirantes e cavernas. Tudo isso em um único complexo. 

Serviço

Complexo Águas Lindas

Onde: Fazenda Lages, Cavalcante, Chapada dos Veadeiros, Goiás.

Funcionamento: Todos os meses do ano, mas em épocas de chuva alguns locais ficam fechados.

Maiores Informações

@Silvana_Guia – 62 998313872 

@dougguiadachapada

CAT Cavalcante:(62) 3494-1507 

CAT Comunidade Kalunga:(62) 99802-4122

CAT Alto Paraíso (62) 3446-1159

 

3. Mara Rosa

Não, não é Photoshop. A cor natural do mais famoso ponto turístico da pequena e acolhedora Mara Rosa, cidade a 348 quilômetros de Goiânia e 354 quilômetros de Brasília, já é motivo suficiente para conhecer o lugar. Principal ponto turístico da região, o Lago Azul é boa opção de mergulho e banho atraindo muita gente principalmente nos finais de semana. A explicação para o azul intenso é a riqueza de magnésio que existe na composição da água. Por causa das características da água, muito alcalina, não existe vida aquática mas o mergulho é cheio de atrações com profundidades de 56 metros, caminho que na época os caminhões percorriam em busca do ouro extraído do solo. Durante a descida, os mergulhadores vão encontrandos surpresas como uma Kombi, bicicleta, um fusca e até um oratório que transforma o passeio em uma espécie de parque de diversões submerso. Ideal para mergulhadores iniciantes. 

O paredão de aproximadamente 40 metros, formado pela antiga mineradora reúne muitos aventureiros para a prática de rapel. É possível chegar de carro até o local que oferece espaço para estacionar. É recomendável levar a própria comida e não se esquecer da importância de preservar a natureza, ou seja, não jogar lixo no local.

lago

O azul intenso é perfeito para fotos, mergulho e até banho.

 

4. Mambaí

Mambaí é uma cidadezinha no interior de Goiás, quase na divisa com o estado da Bahia. Está a cerca de 315 km de Brasília e 500 km de Goiânia, situada na Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes do Rio Vermelho. Chamado originalmente de Riachão, o local era conhecido pela produção de látex de mangaba, fruta típica do Cerrado, que era extraído pelos pioneiros vindos da Bahia, onde a junção de mangaba e Bahia, resultou no nome atual, Mambaí. A cidade de pouco mais de 7 mil habitantes, fica em uma ramificação montanhosa da Serra Geral e no mesmo complexo rochoso de Terra Ronca, e é um tesouro desconhecido para a maioria dos goianos. A região ainda abriga mais de 200 cavernas, muitas grutas, cachoeiras, quedas livres ideais para a prática de trekking, rapel e tirolesa. 

Poço Azul

Uma dessas grandes atrações em Mambaí é o incrível Poço Azul, que com certeza lhe proporcionar momentos inesquecíveis neste paraíso em Goiás! Poço Azul é o conjunto de três piscinas naturais surreais, com água cristalina, cheia de peixinhos e com tonalidade que variam entre azul turquesa e verde esmeralda. A trilha até as piscinas é um atrativo a parte, caminha-se por entre cânions, na metade do trajeto atravessa por dentro do Rio Vermelho, e a trilha segue margeando o rio.

Partindo de Mambaí, são cerca 21 km percorridos de carro em asfalto em ótimo estado de conservação até o início da trilha, onde os veículos ficam estacionados. A trilha tem cerca de 3,5 km (ida), acesso médio a difícil, com trechos íngremes, passamos por algumas subidas e descidas um pouco puxadas, sendo maior parte do caminho em terreno plano.

Como o passeio é de longo trajeto é importante ir preparado, levar lanches leves e bastante água, no mínimo 2 litros. Os Poços Azuis são um verdadeiro cenário de filme, ideal pra relaxar, tomar longos banhos e renovar as energias, o esforço é recompensador!

Recomendações:
Use calçados apropriados;
Leve água, repelente, chapéu e filtro solar;
Leve lanches para poder ficar um tempo maior;
Uma pequena mochila é suficiente para o passeio. Evite pesos desnecessários;
Não deixe lixo no local, não faça fogueiras;
Respeite a natureza.

Como chegar em Mambaí:
Partindo de Goiânia, pela GO-060 até Brasília, na capital federal, segue-se pela BR-020 passando pela cidade de Formosa seguindo rumo a Alvorada do Norte/GO.

Após 6 km passados de Alvorada do Norte seguir à direita no trevo para Buritinópolis, pegando a GO-236 e seguir por mais 45 km até chegar a Mambaí.

Dicas, roteiros e outras informações:
Assim como na maioria dos atrativos da região, o Poço Azul é obrigatório a contratação de um guia, além de seguro, torna o passeio enriquecedor. Para agendar passeios e organizar todo o seu roteiro, na cidade de Mambaí existem duas agências que oferecem os passeios, guias e instrutores para os esportes de aventura.

Agência Mambaí Adventure
Site: http://www.mambaiadventure.com.br/
Telefone: (62)9 9978-5979

Cerrado Aventura, Mambaí
Site: https://cerradoaventuramambai.com.br/
Telefone: (62) 9 9853-1497

 

5. Lago de Vila Propício, em Três Lagos

Uma viagem inesquecível para a cidade de Três Lagos, Goiás, pode começar no lago de Vila Propício, localizada a 185 quilômetros de Goiânia. O lago é pequeno, mas suas águas transparentes permitem enxergar a mais de 7 metros de profundidade.

Distância: 190 km de Goiânia

Como chegar à Vila Propício: Acesso via BR-153, BR-060, GO-080 e GO-338

Telefones úteis:

Secretaria Municipal de Turismo: (62) 3320-0192

 

6. Alto Paraíso de Goiás

Poço da Vovó

As águas verde esmeralda do Poço da Vovó impressionam por sua beleza. Ela fica bem perto do centro da cidade de Alto Paraíso, em Loquinhas. A Loquinhas é uma reserva em área particular. O caminho, que passa pelos sete poços de água verde esmeralda, é todo com trilha de madeira suspensa e deck para acesso às quedas, tudo bem seguro e sinalizado (uma ótima opção para ir com as crianças).

 

7. Mimoso de Goiás

 

Localizada no município de Mimoso de Goiás, próximo a capital federal Brasília a nascente do Rio Bom Jesus esbanja beleza surpreendente, encantando turistas por todos os anos. Suas águas cristalinas são lares de pequenos peixes e plantas aquáticas o paraíso fica em uma fazenda particular conhecida como Fazenda da Vovó. 

A fazenda contém ótima estrutura para hospedagem e alimentação. Para se chegar lá de maneira segura e rápida a rodovia GO – 230 é a indicação ideal, neste trecho há um pequeno percurso de aproximadamente 20 quilômetros de estrada de terra já na chegada da nascente.

A nascente do Rio Bom Jesus é componente da bacia do Rio Paranaíba que corta o planalto central de Goiás. Com águas refrescantes, a temperatura média é de 23 graus. São permitidas pescas esportivas, acampamentos com quiosque e churrasqueira. A entrada de bebidas alcoólicas não são permitidas no ambiente.

 

8. Lagolândia, Pirenópolis-GO

Lagoa Azul
Cerca de 18 quilômetros do distrito de Lagolândia, em Pirenópolis, está a Lagoa Azul. Uma piscina natural de águas cristalinas, onde as boias feitas de câmaras de ar permitem o turista permanecer um bom tempo na água. No caminho, feito pela GO-338 estão várias fazendas tradicionais, comidas e histórias. Na Lagoa Azul é possível apenas se deslumbrar a beleza do gramado, curtir a piscina natural ou se aventurar pulando da cachoeira. 

9. Cocalzinho de Goiás

Cercado por fauna e flora ricas em beleza típica do cerrado, Cocalzinho foi criada às margens do Rio Corumbá. A cidade é cortada por vários córregos e rios, e na região são produzidos vinhos que impressionam os apreciadores da bebida. Lá existe uma das áreas mais preservadas da Serra dos Pirineus. Ainda tem opções de grutas, cachoeiras e a Caverna dos Ecos (que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina).

064d6ec0ae0f0ed38149b9693a3ea0a7.jpg

Foto: Agência Estadual de Turismo

3db1ee1afb5d977744ead70eafa2cf02.jpg

Foto: TripAdvisor – Suely Culturando

c0d14d39bdf608145241168da324b1f7.jpg

Foto: Viajário Blog – Alexandre Lobo

CAT Cocalzinho de Goiás: (62) 3339-1527

Distância: Goiânia – 129km | Brasília – 110km

10. Cristalina

Se você é amante da natureza, adora uma aventura e prefere roteiros de diversão rápidos para o final de semana, vai adorar a Lagoa dos Cristais.

lagoa

Foto: Adventure Park

A cidade que recebe o nome de Cristalina em homenagem a grande quantidade de cristais encontrados por lá, e antes reconhecida por ter como principal fonte de economia a extração de cristais por mineradoras, agora é conhecida pelo turismo local por conta de uma nova atração, a Lagoa dos Cristais.

canoagem

Foto: Fluid Aventuras

A Lagoa fica em área adjacente ao município de Cristalina, em Goiás, a 280 km de Goiânia e atrai turistas interessados em sua beleza paradisíaca e em esportes radicais, como mergulho, canoagem e Stand Up Paddle (SUP).

lagoa

Foto: Fluid Aventuras

A atração foi criada a partir de um garimpo desativado, que após alguns anos de abandono adquiriu pontos com mais de 30 mt de profundidade com águas cristalinas em um tom verde-azulado, que a poucos anos tornou-se um complexo de lazer, o Adventure Park

lagoa

Foto: Fluid Aventuras

Para ter acesso a Lagoa é preciso agendar horário com o empresa que admistra o local e tem permissão para turismo e práticas, a Fluid, e adquirir pacotes que incluem serviços, bem como as atividades esportivas credenciadas e coordenadas por guias treinados.

Foto capa: Marcos Aleotti/Curta Mais

Receba notícias do Curta Mais diretamente no seu WhatsApp (clique aqui)

SIGA O CURTA MAIS

Facebook | Instagram | Twitter | Google Notícias