10 livros para crianças que ajudam a desenvolver o hábito de leitura

Separamos uma lista bacana para que os pequenos se interessem cada vez mais pela leitura

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
b33957da9fcf5debca3159c498d8520c

Para um bom desenvolvimento cognitivo, emocional e até psicológico, é fundamental que o hábito da leitura seja motivado desde a nossa infância. A literatura é um universo que traz criatividade, conhecimento e consciência às crianças. Histórias lúdicas podem inspirá-las a viver o dia a dia com um olhar crítico e até mesmo mais empático.

Sabemos que a nossa percepção de mundo se inicia a partir da nossa infância e evolui de acordo com o nosso amadurecimento pessoal e intelectual. É nesse ínterim que o ato de ler torna-se um dos fatores primordiais em nossas vidas, pois nos leva a pensar e a analisar a realidade em que vivemos e o ser que somos.

Entretanto, muitos pais ficam em dúvida sobre como transformar o contato com os livros em um costume agradável, e não em uma imposição entediante. Para te ajudar na missão e escolher livros lúdicos, educativos e que atraem a atenção da criançada, listamos abaixo 10 para você conhecer.

Confira:

 

O Pequeno Príncipe

Um clássico sempre é um clássico! Escrito ainda nos anos 40, o livro é do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho que habita um asteroide no espaço. A história é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças. O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta.

o

 

 

Não é uma Caixa, Mamãe

A imaginação infantil é algo rico – faz com que as crianças se desenvolvam de maneira lúdica. No livro “Não é uma caixa, mamãe!”, as 40 páginas são totalmente ilustradas e apresentam uma história que leva as crianças para conhecer desde o universo e seus planetas até o fundo do mar. A pequena Mila explora e se surpreende com os diferentes ambientes possíveis dentro da caixa de papelão.

Uma das propostas da narrativa é mostrar aos adultos como as crianças têm capacidade para criar e imaginar histórias com objetos simples. A história é recomendada para crianças a partir de cinco anos e traz, ainda, a importância de incentivar tais habilidades nos pequenos frente ao ceticismo dos adultos.

caixa

 

 

O Monstro que Adorava Ler

Um inusitado encontro que muda a vida e o humor do monstro assustador que vira um contumaz leitor. O acontecimento se dá depois que o protagonista se depara com um estranho objeto, um livro, à beira da floresta encantada onde vive. A obra com edição de 36 páginas destaca de maneira leve o poder da leitura e a magia da escrita, não só para os monstros.

monstro

 

Como Eu cheguei Aqui?

Indicado para crianças de cinco à oito anos, o livro traça a história desde o Big Bang até o seu nascimento. Com simplicidade e muitas ilustrações, o autor apresenta a formação das estrelas, do sistema solar, do planeta Terra, dos primeiros seres vivos até chegar ao mundo de hoje. No correr da leitura, o leitor, que também é personagem, descobre que todos os seres humanos têm a mesma origem e precisam cuidar uns dos outros.

como

 

 

Uma Professora muito Maluquinha

Este é um livro que vai fazer as crianças se apaixonarem pelo ensino e educação. A personagem principal, uma professora que ama a escola e tem métodos fora do comum, dá aos seus alunos a oportunidade de aprender com alegria e muita diversão. Indicado para crianças a partir de oito anos.

maluquinha

 

O Mistério do Coelho Pensante

O livro traz a história de Joãozinho, um coelho que vivia preso em uma gaiola, mas que tomou coragem e decidiu fugir para conhecer novos lugares, ter diferentes experiências e provar comidas únicas. Elaborado por ninguém menos que uma das maiores escritoras da língua portuguesa, Clarice Lispector, essa trama brinca com o imaginário infantil e traz discussões muito importantes, entre os desenhos e a narração, sobre a vida animal — fazendo com que os pequenos aprendam a respeitar e a valorizar a natureza.

coelho

 

 

Timóteo Não quer Dormir

O pequeno Timóteo tem tanta energia para brincar que dormir não parece ser a ideia mais legal. Na obra, a hora do sono é apresentada para as crianças de maneira bastante lúdica.

timotio

 

Marcelo, Marmelo, Martelo

Marcelo é o protagonista da história contada por Ruth Rocha lançada em 1976. Assim como toda criança curiosa, ele faz uma série de perguntas aos pais. O título do livro faz menção à uma das maiores dúvidas de Marcelo: por que as coisas têm determinados nomes? Inconformado com o nome dos objetos ao seu redor, Marcelo decide dar novos nomes aquilo que ele acha que não combina com o nome que originalmente têm. A autora investiga no livro a persistente curiosidade das crianças e o gesto que elas têm de questionar o que já é pré-estabelecido.

marcelo

 

Vaca Branca, Mancha Preta

Trabalhar as diferenças e combater estereótipos no imaginário dos pequenos é a proposta do título “Vaca branca, mancha preta”. Voltada para crianças a partir de cinco anos, apresenta a história de uma vaquinha que se vê diferente das demais. Na narrativa, a vaca mais vaidosa de uma fazenda se dá conta que tem o corpo cheio de manchas pretas. A partir disso, as crianças acompanham como a personagem se descobre diferente no meio em que está e o processo de autoconhecimento pelo qual a vaquinha passa.

vaca

 

Papo de Sapato

É no meio do lixão que os sapatos velhos e sem uso são encontrados, desde as botas antigas de um general, que já testemunharam duras batalhas, até a sapatilha de uma grande bailarina e as chuteiras de um famoso atacante. Todos os velhos sapatos agora na mesma condição de abandono, no lixão, trocam memórias sobre as experiências que tiveram com os seus donos.

 

A criação de Pedro Bandeira nos faz pensar na sociedade de consumo que muitas vezes estimula a compra e depois o descarte e também convida o pequeno leitor a refletir acerca da justiça social.

papo

 

Sinopses: Catraca Livre; Casa Vogue; Cultura Genial e Amazon

 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.