10 frutas da estação para ter mais saúde e economizar

Para incluir na dieta e manter uma alimentação saudável

Stella Gontijo Xavier
Por Stella Gontijo Xavier
79a36244edcdc2c76688b8d7ecc1aa1d

Frutas são alimentos essenciais na dieta diária de qualquer pessoa, pois além de saborosas, conservam nutrientes que fazem maravilhas para a nossa saúde. Além de garantir saúde, o aumento na oferta durante a safra das frutas, também permite a compra dessas delícias com precinhos mais justos. Então, porque não aliar as duas coisas? Pensando nisso, o Curta Mais elencou as 10 frutas da temporada outono inverno para você fazer a feira. 

 Confira!

 

Abacate 

 

O abacate é fonte de zinco, selênio e vitamina E, que combate os radicais livres. Rico em gordura boa que aumenta o colesterol bom e ajuda a combater o ruim. Pode ser consumido como sobremesa ou parte da salada. Ótimo para fazer vitaminas e ingrediente essencial do guacamole. 

 

Caqui

A fruta que tem aspecto parecido com o tomate, possui um sabor leve e adocicado, tem um nível glicêmico muito alto e rico em licopeno. Apesar de ser uma fruta doce, é pouco calórica e fonte de ferro, cálcio e vitaminas E e C e mais fibras. Ótimo para quem está precisando regular o intestino.

 

Goiaba

A goiaba é uma fruta deliciosa, que dispõe como um dos principais nutrientes o licopeno, acompanhado de várias vitaminas, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Uma fruta de baixo valor calórico e auxilia na prevenção de câncer de próstata. Alguns adoram o suco, outros preferem a goiabada e ainda tem quem goste da geléia, há uma variedade de como pode ser consumida.

 

Limão

Limão é uma fruta que conta com alto teor de vitamina C, antioxidantes, um ótimo termogênico e ajuda na quebra do acúmulo de gordura. Também considerado poderoso no combate aos radicais livres. Uma limonada, uma torta de limão cai sempre bem.

 

Tangerina Ponkan

Rica em vitaminas, minerais, flavonoides, fibras, potássio, magnésio, pectina entre outros, os principais componentes da tangerina ponkan melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e boca. Previne e atenua os sintomas da gripe e do resfriado, podendo ainda ajudar a aliviar o estresse. Aproveite essa fruta até o bagaço, pois o mesmo é excelente fonte de fibras.

Coco (seco)

Rico em gorduras e fibras, o coco proporciona saciedade, é uma fruta indicada para reeducação alimentar voltada para emagrecimento. Trata-se de uma opção ainda para quem tem compulsão alimentar, é uma fruta coringa para lanches, uma vez dispensa refrigeração e é bastante fácil de carregar para ser consumida ao longo do dia.

 

Figo

O figo contém vitamina C e ficina, enzima que auxilia na digestão de proteína e gorduras, seu consumo também contribui para combater os efeitos oxidantes dos radicais livres no organismo. A vitamina C ajuda na absorção do ferro presente nos alimentos vegetais, sendo recomendada para idosos, visto que após os 60 anos há maior dificuldade de absorção do nutriente. 

 

Graviola

A graviola é rica em vitamina C e fotoquímicos, indicada principalmente para atletas por seu poder anti-inflamatório. Nesta época de safra, a graviola tem o preço mais acessível. Vale a pena aproveitar essa vantagem e o fato de que pode ser congelada com facilidade para ser utilizada em sucos e sobremesas.

 

Kiwi

746a066ed11fa9f5277da995d5394480.jpg

Além dos efeitos positivos da vitamina C sobre o corpo e o sistema imunológico, o kiwi conta ainda com baixo índice glicêmico. Assim, é uma opção para pessoas com resistência à insulina e diabetes. A fruta possui preço acessível e é uma boa opção de lanche prático. 

 

Banana

A queridinha de muitos é rica em carboidrato, amido resistente e vitaminas do complexo B. Uma excelente fonte de carboidrato para quem pratica atividades físicas e esportes. Por ser versátil, vai bem em preparos doces e salgados, e proporciona saciedade em qualquer hora do dia. 

 

Agora que você já conhece os benefícios das frutas da estação, não tem mais desculpas para não manter uma alimentação saudável. Qual a sua preferida?