10 filmes representativos na Netflix para comemorar o mês do orgulho LGBTQIA+

Para comemorar o mês do orgulho confira alguns filmes que fazem sucesso na Netflix.

Leoncio Silva
Por Leoncio Silva
96e440b497d0ba589bba46e82ee831ec

Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+, comemorado com ações de afirmação e orgulho da cultura da comunidade por todo o mundo, o mês foi escolhido devido às diversas manifestações que ocorreram em junho de 1969 nos Estados Unidos. No dia 28 de junho é comemorado também o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em homenagem a Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando gays, transexuais e drag queens protestaram contra uma ação violenta e preconceituosa de policiais de Nova York que queriam fechar um bar que reunia a comunidade.

 

Todos os anos, as paradas LGBTQIA+ tomam as ruas do Brasil e do mundo, mas devido a pandemia os eventos estão suspensos, pensando nisso, o Curta Mais listou dez filmes representativos para comemorar o mês do orgulho LGBTQIA+.

1. O segredo de Brokeback Mountain

Vencedor do Oscar, o filme conta a história de Jack e Ennie que são contratados para cuidar das ovelhas de uma fazenda, no verão de 1963, e acabam tendo uma grande paixão. A classificação etária é de 14 anos.

2. Elisa Y Marcela

 

A história de Elisa y Marcela se passa na Espanha em 1901, quando se apaixonam perdidamente e trocam cartas com juras de amor. Para driblar o preconceito na época, Elisa falsifica documentos e se passa por um homem para poder casar com Marcela, tendo a primeira união homossexual da Europa. A classificação etária é de 16 anos.

 

3. Hoje eu quero voltar sozinho

No filme, Leonardo é um garoto com deficiência visual e gay, com uma mãe superprotetora. Com a chegada de Gabriel, novo aluno da escola, Leonardo começa a vivenciar os sintomas de sua primeira paixão e entender mais sobre si e sua sexualidade. A classificação etária é de 12 anos.

 

4. Seu nome gravado em mim

O filme se passa em Taiwan, no ano de 1987, logo após a libertação das leis marciais e o começo de um país em direção à liberdade. É nesse contexto, que A-Han e Birdy, dois adolescentes, se aproximam nos ensaios da banda da escola e vivem uma tórrida história de amor. A classificação etária é de 16 anos.

 

5. Holding the man

 

O filme conta a história de amor de mais de 15 anos de Tim e John da adolescência a vida adulta. O filme retrata a intolerância e o preconceito na década de 70 na Austrália, além de falar dos primeiros casos de HIV que ainda não tinha medicação com eficácia para o controle da doença. A classificação etária é de 18 anos.

 

6. The perfection

Conta a história de uma violoncelista de sucesso no passado mas que acabou deixando sua carreira de lado por conta da doença da mãe e traz uma trama romantica entre Charlotte e Lizzie. A classificação etária é de 16 anos.


7.
Tatuagem

 

O filme conta a história do jovem militar Fininha, na Recife de 1978, em plena ditadura militar, que se encanta pelo grupo teatral Chão de Estrelas comandado por Clécio, com quem vive um romance. A classificação etária é de 16 anos.

 

8. Você nem imagina

O filme conta a história da adolescente Ellie que se apaixona por Aster, após escrever cartas de amor no lugar de seu namorado, que a paga por isso. O clichê de comédia romântica tem classificação etária de 12 anos.

 


9. A garota Dinamarquesa

Na década de 1920,  Lili Elbe é uma mulher trans e quer assumir sua identidade feminina. O enredo é inspirado nos diários de Lili Elbe uma das primeiras mulheres trans a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual.  



 

10. Alex Strangelove

Alex é um aluno exemplar na escola, mas antes de formar quer perder sua virgindade com a namorada. Mas nessa caminhada os planos mudam ao conhecer Elliot, garoto por quem ele se apaixona e inicia um processo de descoberta da sua sexualidade. A classificação etária é de 16 anos.

 

Foto: Diulgação/ Imagem do filme Seu Nome Gravado em Mim