10 filmes de ficção científica da Netflix que vão te levar para outra realidade

Que tal já mergulhar em filmes de ficção que valem cada segundo?

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
cf8ff8a72a0505c4699dee0a6ed2f5f2

Muitas das realizações científicas que já temos hoje, foram antes, reproduzidas no cinema como ideias futurísticos. Podemos até brincar que o cinema “profetiza” as próximas descobertas da humanidade. È divertido assistir e imaginar quando realmente essas realidades vão de fato acontecer. A Revista Bula compilou uma lista de filmes que “antecipam” o futuro. Será que estaremos nesses patamares? confira:

1.    Nova Ordem Espacial

Planeta Terra, 2092. A humanidade tenta resistir num mundo inóspito e quase mortífero, em que o ar é rarefeito e o solo praticamente infértil. Água, muito pouca. Quem tem dinheiro sobrevive com alguma facilidade num território administrado pelo megaempresário James Sullivan. Aos demais, os pobres sobram duas alternativas: a miséria absoluta num ambiente imundo ou trabalhar por uma ninharia nas bases espaciais ou como varredores do espaço, responsáveis por recolher as toneladas de detritos lançados por naves e satélites.

2.    Oxigênio

Uma mulher acorda em uma cápsula criogênica, sem ter a menor ideia do que está fazendo naquele lugar. Para sobreviver ela precisa buscar no que resta de sua memória um jeito de se libertar antes que o oxigênio acabe. A história principia como um thriller de ficção científica, mas logo se mostra uma alegoria ricamente construída pelo diretor Alexandre Aja e a roteirista Christie LeBlanc de como está sendo a vida de muita gente ao longo da pandemia de covid-19.

3.    The Soul

Em “The Soul”, o assassinato de um grande empresário dá azo a uma investigação minuciosa por parte do promotor Liang Wenchao e sua esposa, a agente A Bao. Aos poucos, eles vão decifrando os muitos mistérios do caso, como o de que todos os que estavam próximos ao morto apresentavam razões muito sólidas para acabar com ele. A partir de então, percebem que estão em grande perigo se não descobrirem logo a identidade do criminoso.

4.    Amor e Monstros

Aqui, 95% da população mundial foi eliminada por centopeias gigantes, caracóis titânicos e lesmas quilométricas, originados devido a uma mutação genética depois que um asteroide explode na superfície terrestre. O que sobrou da humanidade tem de se conformar em viver enclausurada em bunkers, a salvo, mas completamente oprimida também.

5.    O Céu da Meia-Noite

Augustine, cientista à beira da morte decide permanecer no mundo enquanto os demais terráqueos migram para outros pontos da galáxia, a fim de fugir do risco de contaminação radiativa. Ele se depara com duas surpresas: uma criança abandonada no Ártico e a descoberta de uma equipe de astronautas que regressa de Éter, a lua de Júpiter. 

6.    I Am Mother

Assim como em “2001 — Uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick, e “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang, “I Am Mother” usa a ficção científica para escancarar problemas de classe e conflitos íntimos da natureza humana. Mãe, um dispositivo inteligente, é responsável pela criação de uma adolescente, Filha, designada para recolonizar a Terra depois que catástrofes dizimaram a população mundial.

7.    Upgrade

Grey e sua esposa sofrem um ataque aparentemente gratuito. Ele fica tetraplégico e a mulher acaba morrendo. De luto, perdido, sem saber o que pensar e completamente imóvel a partir do pescoço, ele concorda em se tornar cobaia de uma terapia experimental que implica em instalar um microchip capaz de devolver-lhe os movimentos.

8.    The Discovery

A possibilidade concreta de prolongamento da vida após a morte, aspiração maior de indivíduos patologicamente insatisfeitos e frustrados, é comprovada pelo cientista Thomas Harber (Robert Redford) e leva muita gente a cometer suicídio. Ele não se acha o responsável nem parece sentir remorso pelos milhões de mortos e quer divulgar ainda mais sua grande descoberta.

9.    Vida

Um futuro promissor parece se vislumbrar para o organismo alienígena Calvin, protagonista do longa. Calvin é composto por formações celulares altamente complexas que desempenham as funções simultâneas de olho, músculo e cérebro. Entretanto, o estágio evolutivo final de Calvin desaponta por ser o clichê do que se assiste em filmes de terror com seres extraterrestres: tentáculos de um lado, uma secreção meio pegajosa e uma cabeça que lembra a de um inseto.

10. A Chegada

Extraterrestres descem a diversos pontos da Terra sem dizer exatamente o que pretendem, mas com propósitos nada altruístas. É aí que entra a linguista Louise Banks (Amy Adams), desafiada a decifrar as mensagens muito sutis dos alienígenas.