10 filmes baseados na literatura brasileira para você assistir antes ou depois de ler

Para você matar a saudade dos clássicos da literatura brasileira

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
0951622ab3034357ce1c0d40e31198e5

Tem dias que queremos reviver grandes clássicos da literatura brasileira, que estudamos na escola. Obras renomadas e que até levou a arte brasileira para além das fronteiras. Tais livros trouxeram grande crítica social e expuseram a realidade do país, de séculos atrás, que até hoje podemos comparar.

Pensando nisso, elaboramos para você uma lista com 10 clássicos da literatura brasileira, para você assistir sem ter que ler os livros. Confira:

1.    O Auto da Compadecida

Escrita por Ariano Suassuna, essa comédia se passa no nordeste brasileiro e traz as peripécias e golpes de João Grilo e Chicó. O filme retrata bem a pobreza da região, além de ter um cunho religioso e as figuras marcantes daquela época, como os cangaceiros e coronéis. O filme está disponível no Telecine.

2.    Macunaíma

Também disponível no Telecine, essa comédia e fantasia lançada em 1969, foi escrita pelo autor clássico Mário de Andrade. Tanto o livro quanto o filme trazem um anti-herói brasileiro, preguiçoso e sem caráter. Macunaíma é um índio que muda para a cidade grande e só faz coisas erradas.

3.    Vidas Secas

Uma das grandes estrelas do consagrado autor Graciliano Ramos, Vidas Secas ganhou um filme em 1963 e está disponível no Telecine. A obra traz uma família pobre do nordeste brasileiro que luta diariamente contra a fome e a sede.

4.    A Hora da Estrela

Um dos livros mais famosos da Clarice Lispector, teve seu filme em 1985. A trama traz uma protagonista jovem indiferente às emoções da vida, mas tudo muda quando ela começa a namorar Olímpico de Jesus. Disponível no YouTube.

5.    Noites do Sertão

Baseado na novela Buriti, de Guimarães Rosa, Noites do Sertão foi lançado em 1984 e está disponível no YouTube. A história traz uma jovem que foi abandonada pelo marido, que descobre um mundo quando foi morar com suas cunhadas e o sogro viúvo.

6.    O Cortiço

Baseado no clássico romance de Aluísio de Azevedo e estreado em 1978, esse filme traz os dramas vividos por moradores de um cortiço no Rio de Janeiro. A história tem como protagonista a Rita Baiana, moça extrovertida e livre, que se apaixona pelo português, Jeronimo, recém chegado no local. Disponível no YouTube.

7.    Policarpo Quaresma, Herói do Brasil

Esse filme é baseado no livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma. A obra traz um sonhador, nacionalista, que atua no Congresso e quer que o idioma tupi-guarani seja o oficial no Brasil, mas ele foi visto pela sociedade como louco e acabou indo parar no hospício.

8.    O Tempo e O Vento

Esse filme lançado em 2013 é baseado na obra de Erico Verissimo. Ele é um romance que traz duas famílias que vivem em guerra, no sul do Brasil. O conflito durou 150 anos e acompanhou todas as transformações do país. O filme está disponível na Netflix.

9.    Memórias Póstumas

Filme baseado da grande obra de Machado de Assis, Memórias Póstumas foi lançado em 2001 e traz um protagonista defunto. Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas decide narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. Disponível no Prime Video.

10. Capitães da Areia

Escrita por Jorge Amado, Capitães da Areia ganhou um filme em 2011. A obra retrata a vida de jovens abandonados, que vivem nas ruas de Salvador. A trama traz uma forte crítica social com a realidade dos adolescentes, que fazem assaltos e fogem da polícia. Disponível nos Canais da Globo.