10 espécies de plantas tóxicas para evitar se tiver Pets em casa

Animais de estimação são lindos e plantas também, mas alguns não foram feitos um para o outro

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
fd3210e3275fe4cd9751c1fe325ee83b

Ter um bichinho de estimação e plantas, para muitos de nós, é praticamente uma necessidade para sentir a casa “viva”. Mas eles quase nunca são pares perfeitos: existem plantas tóxicas para os pets, que podem deixá-los muito mal de saúde.

Algumas das plantas ornamentais que cultivamos em casa podem parecer inofensivas, mas existem espécies que, quando ingeridas, se tornam tóxicas a animais e algumas vezes até mesmo a pessoas. Muitos bichinhos, principalmente gatos e cachorros, têm o costume de ingerir elementos da natureza, seja por curiosidade ou quando não estão se sentindo muito bem.

E pensando em você que é mãe (ou pai) de pet e plantas, o Curta Mais separou uma lista com 10 espécies de plantas para manter longe do seu bichinho de estimação, pois são altamente tóxicas para eles.

Confira:

 

 

Comigo-ninguém-pode

comigo

Todas suas partes são tóxicas. Ela causa irritação nas mucosas, na pele e, nos gatos, pode levar a problemas neurológicos e cardiocirculatórios. Ninguém pode com ela mesmo.

 

Samambaia

samambaia

As folhas são supertóxicas e podem levar até à morte dos animais domésticos. Os sintomas de que foram ingeridas são febre, suor com sangue e diarreia com sangue.

 

Hibisco

hibisco

O hibisco é muito procurado, pois se acredita que suas propriedades ajudam no emagrecimento e, por isso, são frequentemente utilizados para fazer chás. Mas, suas flores e folhas têm efeito tóxico aos animais e podem ser fatais. As características dos sintomas são, primeiramente, gastrointestinais, incluindo diarreia, vômito, perda de apetite e náusea.

 

Tulipa

tulipa

Apesar de muito populares, as tulipas também são tóxicas e seu bulbo é prejudicial principalmente para gatos. Alguns dos sintomas comuns após sua ingestão são vômitos, irritação gástrica e diarreia.

 

Lírio

lirio

Planta frequentemente usada como ornamento, principalmente por suas flores aromáticas. Todas as suas espécies são consideradas tóxicas, e a sua ingestão pode ocasionar irritação nos olhos, oral e de mucosas, pele seca e avermelhada, agitação psicomotora, dificuldade de engolir, alucinações e delírios e problemas respiratórios.

 

Hera

hera

Tóxica por inteira, o seu óleo “urushiol” irrita principalmente mucosas, causando coceira excessiva, irritação nos olhos, irritação oral, dificuldade de deglutinação e até mesmo de respiração. Por ser uma planta trepadeira, pode ser encontrada no formato de arbustos, misturada a outras vegetações.

 

Costela de Adão

costela

Apesar do seu fruto ser comestível, suas folhas quando ingeridas podem causar irritação e edema nas mucosas, asfixia, vômito, náuseas, queimação e, se em contato com os olhos, pode levar a lesão na córnea.

Copo-de-leite

copo

Considerada uma das plantas mais populares, é também tóxica, possui o mesmo princípio ativo da comigo-ninguém-pode. A planta causa irritação das mucosas, edema de lábio, língua e palato, náuseas e vômitos; já o contato com os olhos, gera edema, fotofobia e lacrimejamento.

Antúrio

anturio

Todas as partes do antúrio são tóxicas, geralmente nos enganamos quanto a suas flores que na verdade são os minúsculos pontinhos amarelos, protegidos pela folha modificada avermelhada. Os principais sintomas as da ingestão são inchaço na garganta, lábios e boca, salivação, edema de glote, paralisia da língua, asfixia, diarreia e vômito.

 

Coroa de Cristo

coroa

Comumente encontrada como proteção em cercas viva, sua toxina está presente no látex irritante que exala da planta. Ao entrar em contato com seu animal de estimação, a seiva leitosa poderá provocar reações inflamatórias (dor, vermelhidão e inchaço). Caso em contato com os olhos, poderá provocar até mesmo cegueira.

 

Fonte: Tua Casa; Claudia; PetLove

Imagens: Flores e Folhagens; Minhas Plantas; Jardineiros.net

 

Na palma da mão

 

Acesse linktr.ee/guiacurtamais e fique por dentro do que há de melhor em conteúdo. O Curta Mais é a multiplataforma mais completa e confiável de cultura, gastronomia, entretenimento, política e negócios de Goiás.