10 coisas incríveis para fazer em Pirenópolis que vão além de cachoeiras e Rua do Lazer

Fizemos essa lista para você que quer algo a mais das águas frias das cachoeiras, confira:

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
380483bb08ad3e23752b6b9a732a0b0f

Estamos no outono, estação do ano que deixa nossas cidades goianas bem quentes ao longo do dia e um friozinho à noite. Ao mesmo tempo, deixa as águas das quedas naturais bem mais geladas que o normal, justo agora que não chove tanto.  Parece um problema, mas não desanime porque temos um roteiro especial até para esses dias, especialmente na charmosa Pirenópolis. 

Enquanto as tardes estão quentes, procuramos lugares para nos refrescar, seja em piscina ou rios, um destino turístico típico de Pirenópolis. Mas o que fazer em Pirenópolis além das cachoeiras? A gente te fala.

1.    Fazenda Babilônia

coisas

Fundada em 1800 essa fazenda é muito rica em cultura e arte. Tombada como Patrimônio Nacional, a Fazenda Babilônia foi construída por escravos e até os dias de hoje conserva sua história e estrutura. No local o turista pode conhecer sobre a fazenda e desfrutar de um farto café da manhã colonial, completo, com iguarias e comida caseira, “um resgate antropológico da culinária goiana”.

Site: Fazenda Babilônia

Instagram: @fazendababiloniapiri

2.    Venda do Bento Museu e Restaurante

lugar

Restaurante que traz cultura e sofisticação, com uma comida tradicional assinada por um chef. A Venda do Bento é um túnel do tempo que vai te levar diretamente para décadas atrás em uma imersão na cultura rural.  A decoração do restaurante conta com um museu com artigos de fazendeiros antigos e comércios da região e ainda tem um espaço com animais, como pavões e aves.

Site: Venda do Bento

Instagram: @vendadobento

3.    Santuário de Vida Silvestre VagaFogo

santuario

A Fazenda VagaFogo traz aventura, gastronomia e contato com a natureza. A Reserva Ecológica serve para quem quer um banho de cachoeira e para quem quer se aventurar nas trilhas. O local contém muitas riquezas e biodiversidade, há também um café colonial completo, com comidas feitas na fazenda, desde geleias a pãos de queijo.

Site: Santuário de Vida Silvestre VagaFogo

Instagram: @fazendavagafogo

4.    Cidade de Pedra

lugar

Saindo um pouco das fazendas de Pirenópolis, vamos conhecer agora a Cidade de Pedra, para isso é imprescindível um guia. A Cidade de Pedra é composta por formações rochosas que formam cânions, labirintos e até formas de animais e objetos. Esse passeio é perfeito para quem quer entrar em contato com a natureza fora das cachoeiras.

Site: Prefeitura de Pirenópolis

5.    Passeio de Quadriciclo

passeio

Em Pirenópolis há várias agências de turismo, que oferecem passeios guiados, como trilhas no cerrado, pontos turísticos e muito mais. Há uma agência em especial, a Quadritur Pirineus, que oferece ao turista passeios de quadriciclo por toda a cidade. O motorista pode tanto ir para as cachoeiras, conhecer a Cidade de Pedra ou os mirantes que há na cidade. A locação é 100 reais por hora.

Site: Quadritur Pirineus

Instagram: @quadriturpirineus

6.    Passeio de Bike

passeio

Mais uma opção de aventura, essa vale tanto para quem quer fazer trilhas até as cachoeiras, quanto para quem quer só navegar no cerrado goiano. A Cipó EcoTur Ecoturismo é uma agência que disponibiliza bicicletas para os turistas, com experiências exclusivas e passeios guiados. Esse passeio vai te conectar a natureza com segurança.

Site: Cipó EcoTur

Instagram: @cipoecotur

7.    Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

passeio

Para quem estiver no centro histórico essa é uma ótima opção, sem aventura e com muita arte e história. A Igreja fica aberta para visitação, o turista que escolher ir lá encontrará vestígios da igreja antiga, antes de pegar fogo em 2002. A espécie de museu mostra para o turista o sino antigo, alguns artigos religiosos e muita arte. Vale a pena.

Site: Prefeitura de Pirenópolis

Instagram: @matrizdorosariopiri

8.    Cervejaria Casarão

passeio

Fato é, as cervejarias artesanais estão fazendo um sucesso na cidade. Antes da pandemia, Pirenópolis contava com um evento especial para elas e hoje possui até sua própria cerveja, a Santa Dica. A Cervejaria Casarão, em especial, fica mais afastada da cidade em um ambiente belo, cheio de natureza, em uma estrutura antiga. No local, você pode provar várias cervejas e comer alguns petiscos.

Site: Cervejaria Casarão

Instagram: @cervejariacasarao

9.    Por do Sol na Rua Aurora

passeio

A Rua Aurora fica no centro histórico da cidade, próximo a Rua do Lazer, é uma das partes mais belas da cidade. A rua traz um toque europeu para Pirenópolis, suas calçadas largas com gramado, permite aos bares e cafeterias colocarem as cadeiras e mesa para fora, fazendo o cenário perfeito: aquele lanche ou cerveja em um belo fim de tarde. A rua é recheada de árvores e palmeiras, dá para tirar muitas fotos e aproveitar a paisagem.

10. Turismo Gastronômico

passeio

Se engana quem pensa que Pirenopolis não tem muita opção de restaurante, dos mais sofisticados aos mais simples, a cidade tem um cardápio extenso. A começar pela Rua do Lazer, localizada no centro histórico, que possui diversos bares, pizzarias, comida japonesa e jantares dos melhores chefs. Além disso, a cidade conta com cafeterias, bem localizadas, sorveterias e os melhores sanduíches gourmet da região. 

Bônus. Passeio de Balão 

passeio

Que tal conhecer Pirenópolis a 1.000 metros do chão em uma visão panorâmica? Trata-se de um voo em balonismo, que traz uma experiência incrível, como na Turquia. O passeio pode durar até uma hora e te leva a conhecer os 4 cantos da cidade. Inclusive, assinante Premium do Clube Curta Mais tem R $100,00 de desconto. 

Site: Voe de Balão em Piri

Instagram: @voedebalaoempiri

Fotos: Reproduzidas da Internet