10 bandas de rock goianas para você ouvir no Dia do Rock

Para provar que Goiás não vive só de sertanejo e também é terra do rock!

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
0afd30cfed9853b4723537f0a8aa667e

O dia 13 de julho é conhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. Apesar do nome, a data só é comemorada no nosso país, e faz referência ao Live Aid, um megaevento de música que aconteceu no mesmo dia em 1985. Na ocasião, Phil Collins, um baterista e produtor musical britânico que participou do evento, disse que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”, e assim se fez no Brasil. 

 

O Live Aid foi um enorme show que ocorreu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O evento tinha o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia, e entrou para a história por reunir grandes nomes da indústria musical. Entre os participantes estavam Led Zeppelin, Madonna, Queen, David Bowie, Mick Jagger, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Black Sabbath e muito mais.

 

O Dia Mundial do Rock passou a ser celebrado no Brasil em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas de rock, a 89 FM e a 97 FM, mencionaram a data em sua programação. A celebração foi apoiada pelos ouvintes e em poucos anos se popularizou em todo o país. 

 

Hoje, em comemoração à data, reunimos aqui 10 bandas de rock que colocam Goiânia no mapa desse gênero musical tão irreverente e amado. Confira:

 

1. Cambriana

O som dessa banda goiana transita entre o indie pop e o freak folk, e tem como influências desde Radiohead até Grizzly Bear, passando ainda por momentos de Brian Eno e Death Cab For Cutie.

 

2. Boogarins

Boogarins é uma banda de rock psicodélico e neopsicodelia formada no ano de 2012 em Goiânia. Já tocou em grandes festivais nacionais e internacionais, como o famoso Coachella em 2018, e suas músicas rodam o mundo, assim como os shows da banda.

 

3. Mr. Gyn

Uma das bandas mais conhecidas regionalmente e que já ganhou notoriedade nacional. Os principais sucessos são “Sonhando”, “Minha Juventude” e “A Minha Paz, Por Quê?”

 

4. Hellbenders

O grupo mistura elementos do punk, stoner e hard rock setentista, e cria uma identidade sonora própria com grooves rápidos e explosivos e riffs quebrados e melódicos.

 

5. Black Drawing Chalks

O quarteto de stoner rock de Goiânia tem exposição frequente na mídia, longas turnês e participação nos maiores festivais do Brasil, além de já ter recebido indicações a prêmios. Em 2009, o single “My Favorite Way” foi eleito a melhor música do ano pela Rolling Stone Brasil.

 

6. Pedra Letícia

A banda genuinamente goiana pode ser considerada um “Mamonas Assassinas” do Cerrado pelo humor nas músicas e letras irreverentes.

 

7. Chá de Gim

A mistura traz muito da música brasileira tradicional, como o samba e o forró, ao lado de rock e psicodelia, uma combinação que traz maior profundidade e impacto no som criado.

 

8. Girlie Hell

Uma banda só de mulheres, com vocais rasgados, riffs pesados e muita distorção, provando que as mulheres de Goiânia também sabem fazer rock.

 

9. Peixefante

A sonoridade da banda goiana mistura pop alternativo, rock psicodélico e synth pop.

 

10. Beavers

Influenciada pelo punk, hard core e stoner rock, a banda mistura um instrumental agressivo e ritmado com vocais alternados e envolventes.

 

Foto da capa: Reprodução (Boogarins)

Leia também:

14 lugares para ouvir rock’n’roll em Goiânia

10 bares para ouvir rock’n’roll em Goiânia

Produtora musical de Goiânia lança crowdfunding para viabilizar festival online

Os produtores mais importantes da cena rock de Goiânia

Descubra qual tipo de goiano você é