29/03/2020 09:50
Notícias / Conteúdo

10 atrações gastronômicas imperdíveis do Festival Italiano de Nova Veneza

Júlia
por Júlia Marreto

O Festival Italiano de Nova Veneza, que chega a sua 14ª edição, conta as horas para o seu start - que será dado na próxima quinta-feira, 7 de junho, e segue até o dia 10 deste mês. Na programação gastronômica estão muitos sabores e aromas que remetem ao país que tem no Brasil o maior número de imigrantes em todo o mundo.


Do requintado e saboroso café italiano às mais variadas e típicas massas com aquele tempero e molho da nonna, por quatro dias a capital da cozinha italiana será no coração do Brasil, em Nova Veneza, a 44 quilômetros de Goiânia.


Para que os visitantes não se percam no meio de tantas delícias que o evento oferece, preparamos um guia com dez sugestões de pratos que prometem fazer sucesso no evento que é um dos 15 festivais que fazem parte do Circuito Gastronômico Goiás 2018.

 

1. Café Italiano

A cafeteria italiana que será montada no Festival de Nova Veneza levará aos visitantes saborosos tipos de café italianos, brasileiros e cafés artesanais. O estande irá também apresentar aos visitantes itens de confeitaria para acompanhar os cafés, como bolos de banana com canela, bolo de maçã com nozes, palha italiana, cookies e brownnies.

 

2. Polenta

A receita, tradicional do norte da Itália, é simples e leva poucos ingredientes. É feita basicamente de fubá, óleo, água, sal e temperos. No Festival Italiano de Nova Veneza há duas versões: frita e a cozida com molho. É o prato mais pedido no festival.

 

3. Porpeta

As bolinhas de carne, no Brasil chamadas de almôndegas, também são um prato típico na Itália, onde são chamadas de porpetas ou polpettas. No Festival Italiano de Nova Veneza elas serão uma atração à parte, preparadas e servidas tal como era feito pelos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil há mais de 100 anos.

 

4. Creme de Zuca

Ingrediente tradicional na Itália, a zucca - ou abobora cabotia em bom português - é usado em muitas receitas italianas. Ele é a base de um dos molhos que acompanham as massas da Cantina da Nona, a cozinha oficial do Festival de Nova Veneza. Inspirado no prato Penne Alla Mantovana, um clássico da Província de Mantova, região centro-norte da Itália, o Creme de Zucca chega ao evento com adaptação goiana. Na versão original, o prato é composto por abóbora bacon e vinho branco. Para versão do Festival o creme de leite foi acrescentado.

 

5. Paleta à Fiorentina

O prato de carne suína que será servido no Festival Italiano de Nova Veneza tem, além da carne, o molho bastante ligado à tradição italiana. Composto por azeite, pimenta calabresa, salsa, raspas de limão , suco de limão e azeitonas pretas, o molho tem origem, como o nome já diz, na cidade italiana de Florença. É um prato bastante simples. Consiste basicamente em assar a carne da paleta do porco no forno de sal e usar o molho para sobrepor na hora de servir. No Festival Italiano de Nova Veneza haverá a opção de batatas assadas como acompanhamento.

 

6. Macarronada à bolonhesa

Um dos símbolos da culinária italiana, a famosa macarronada italiana há muito foi incorporada ao cardápio dos brasileiros. Com o molho feito basicamente de tomate e carne moída, o macarrão à bolonhesa é um dos campeões de pedidos das edições anteriores do Festival Italiano.

 

7. Lasanha

A Lasanha é outra tradição italiana que caiu no gosto dos brasileiros há muito tempo. Na Itália, o prato teria surgido no século 16, na cidade de Bolonha. Mas essa origem italiana é questionada por alguns, em especial pelos britânicos, que alegam haver registros de uma receita semelhante, já servida na corte de Rei Ricardo II no século 14. Mas independente da controvérsia de sua origem, o prato é bastante apreciado e de fato foram os italianos que o popularizaram no mundo todo, por isso é outra atração que não poderá faltar no Festival de Nova Veneza, podendo ser encontrada nos sabores bolonhesa e frango.

 

8. Nhoque

Ao longo da história da Itália, a penúria dos períodos de guerra deixou ao menos uma herança positiva: diante da escassez de alguns alimentos, as mammas e nonnas exercitaram sua criatividade e criaram receitas que se tornaram clássicos da culinária daquele país. O famoso nhoque, uma massa feita de batatas e cozida na água, é um exemplo. Historiadores estimam que a primeira versão do prato tenha surgido no século 17. Hoje, várias regiões da Itália servem seu nhoque cada uma a seu estilo. No Festival Italiano de Nova Veneza a iguaria será servida com o molho ao sugo, bolonhesa ou branco.

 

9. Pastel

E numa festival que celebra a miscigenação gastronômica, a mistura de sabores típicos de Brasil e Itália não poderia faltar. Por isso nesta edição do evento, o popularíssimo pastel frito foi inserido no cardápio do festival este ano com o sabor pizza, levando molho de tomate, orégano, manjericão, presunto e queijo no recheio, para manter o pezinho na tradição italiana.

 

10.Molho Goiás é Bom demais

E mistura Goiás/Itália vai estar presente no “Molho Goiás é Bom Demais”, uma exclusividade do Festival feita com pequi, frango desfiado e açafrão e acompanhando o macarrão tipo penne. O molho é exemplo da adaptação da culinária goiana com a italiana. O famoso molho foi criado em Nova Veneza ainda na primeira edição do evento gastronômico. A ideia era juntar as culturas de Goiás e da Itália num saboroso prato.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Divórcios batem recorde após fim da quarentena em casa na China

70% dos divórcios são pedidos por mulheres


+ Notícias

Gusttavo Lima apresenta show ao vivo 'Buteco em Casa' com muito modão neste sábado

O cantor promete agitar a noite com 2 a 3 horas de muito modão


+ Notícias

Justiça proíbe governo federal de veicular campanha 'O Brasil não pode parar'. Entenda!

Governo diz que produziu vídeo 'em caráter experimental' e nega a existência de uma campanha


+ Notícias

Hotel de Goiânia acende luzes como mensagem de otimismo e 'Fé' durante pandemia

As luzes foram acesas a noite, no Setor Oeste de Goiânia


+ Notícias

Apresentador de TV se confunde e quase toma álcool em gel ao vivo

Datena se confundiu entre a garrafa de álcool e de água e quase tomou o produto


+ Notícias

Anitta transmite aula de francês, culinária e personal trainer ao vivo no Instagram

A poderosa tem mantido seus seguidores informados e ocupados, além de disseminar o movimento 'fica em casa'


+ Notícias

Cia Voir de teatro libera clássicos infantis para assistir online em casa

"João e o Pé de Feijão" e "Alice - O Musical" são alguns dos títulos disponíveis


+ Notícias

Ronaldo Caiado critica isolamento parcial como estratégia de combate ao coronavírus

Para o governador, que é médico, o isolamento total é a melhor opção agora


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.